Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

PESQUISA: APENAS UMA TENDÊNCIA

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Cada pesquisa divulgada cria euforia ao grupo que está ganhando e certa agonia para os candidatos que estão perdendo. Particularmente sou cético às pesquisas e tenho dúvidas quanto à questão científica. Sempre preferi os números que saem das urnas. Claro que elas influenciam ao eleitorado, principalmente aquele que não gosta de votar em quem está perdendo.

Entretanto, nada é mais maleável ao malabarismos dos números quanto às avaliações eleitorais.

Numa análise superficial, as últimas pesquisas divulgadas mostram um quadro de vitória do candidato Edvaldo Nogueira (PCdoB) neste momento. Há quem discorde das diferenças, mas todos admitem que Edvaldo e Eliane estão à frente. Não adianta todo o palavrório para reverter tendências e números, mesmo que o resultado em 02 de outubro seja outro.

Mas deixa acontecer para ver…

A pesquisa trás um detalhe: Edvaldo, Valadares e João Alves cresceram dentro do limite de erro (media de três pontos em relação às pesquisas anteriores). E uma conclusão: tem segundo turno sim senhor. Daí em diante, zera tudo e ganha quem tiver maior habilidades para compor com adversários do pleito inicial.

Não dá para cantar vitória e nem chorar derrota. Dados de uma pesquisa não são fixos e nunca uma mesma pessoa é consultada duas vezes. Entretanto, mais duas avaliações serão publicadas. Uma do Ibope, até sexta-feira, e outra do Dataform na segunda-feira. Se a tendência continuar, pode fotografar o resultado final do pleito.

Para lembrar: o Instituto Paraná foi o mesmo que divulgou pesquisa com Aécio Neves, em que o senador ganharia de Dilma com 54% nas eleições de 2014.

PESQUISA

Quem ainda estiver antenado com a pesquisa da Atalaia, segure o fôlego que entre quinta e sexta-feira a TV-Sergipe divulga uma outra avaliação do Ibope.

A pesquisa já foi registrada no TRE, dia 09.

REUNIÃO

João Alves Filho, candidato do DEM à reeleição, passou todo o dia de ontem reunido com o marketing para analisar o programa de TV e outras atividades de campanha.

Decidiram mostrar obras e esquentar a campanha.

MAIS ÂNIMO

Valadares Filho, candidato do PSB a prefeito, tem pesquisas internas que mostram um cenário diferente e acredita que estará no segundo turno.

– A recepção a Valadares é contagiante, disse um dos responsáveis pela campanha.

REALIDADE

O deputado federal Luis Mitidieri (PSD) vibrou com o resultado de pesquisa divulgada ontem, em que o seu candidato, Edvaldo Nogueira, aparece bem à frente.

Acha que ‘a vitória no primeiro turno já é uma realidade’.

  1. EMERSON

A candidatura de Dr. Emerson (Rede) a prefeito de Aracaju, ganha os votos dos que rejeitam Edvaldo, Valadares e João Alves.

As pesquisas revelam bem essa tendência.

RISÍVEL

O engraçado das pesquisas são as análises das pessoas estreitamente ligadas a cada um dos candidatos e principalmente dos assessores sempre enxergando o impossível.

Nas redes, os comentários enlouquecem.

SEGURANÇA

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, diz que pretende fazer reuniões individuais com cada governador.

Está preocupada com segurança pública nos estados.

PROBLEMA

A justiça realmente precisa atuar na questão da segurança em todo o País por várias razões: uma delas a reposição rápida de delinquentes na sociedade.

Tem bandido solto por falta de presídio.

NÃO ATENDEU

O presidente Michel Temer não atendeu os governadores do Nordeste. Eles foram atendidos pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

Há um sentimento de angústia entre governadores.

PREOCUPADO

O governador Jackson Barreto está muito preocupado com a situação do Estado, porque as coisas estão ficando piores do que antes.

O momento é muito ruim para o Estado.

SOLIDÁRIO

Conversa entre deputados na Câmara Federal: Sergipe foi o Estado que esteve mais próximo ao deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB).

Dois oito deputados três ficaram com Cunha.

LIÇÕES

Político influente no pleito atual prevê que as eleições deste ano podem dar muitas lições para que se consigam modelos mais sérios para as campanhas.

As dificuldades financeiras de agora mostra necessidade para isso.

ATÉ A ALMA

O prefeito de Canindé do São Francisco, Heleno Silva (PRB), disse que não é candidato à reeleição porque não quis vender a sua alma.

– Eu não negocio a minha alma, disse.

VENDER A ALMA

Heleno Silva diz que um prefeito quando vai para a reeleição ‘ele vende a alma e até mesmo a Prefeitura aos partidos políticos’.

Heleno vai disputar o pleito de 2018 e pensa em mandato majoritário.

ANÁLISE

São risíveis as análises de pesquisas feitas por assessores de candidatos a prefeitos. Tentam convencer que os percentuais são bons, mesmo quando estão perdendo.

Ninguém contrata pesquisa para perder, a não ser as de consumo interno.

LUCIANO

A decisão do TSE sobre a recuperação do mandato de Luciano Bispo (PMDB) estava ontem na mesa do presidente Gilmar Mendes para assinatura e envio ao TRE-SE.

É possível que ainda hoje a Assembleia seja comunicada.

DEBATE

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) iniciou ontem debates com candidatos a prefeito de Aracaju, para conhecer projetos para o setor, que está em baixa.

O primeiro foi Edvaldo Nogueira (PCdoB).

DENÚNCIA

Chega informação de que há um derrame de dinheiro na cidade de Campo do Brito por um dos candidatos que quer manter o domínio da cidade.

O caso já teria sido denunciado ao Ministério Publico Eleitoral.

Notas

Veneno – Nas redes foi publicada informação de que o secretário de Comunicação, Sales Neto, teria passado a tarde de ontem na TV-Atalaia e que a pesquisa viria envenenada. Em razão disso “Edvaldo teria 36% e Valadares com 21% para dá a impressão que Edvaldo ganha no primeiro turno. Alguém confirma?”

0x0

Desmente – Através do twitter Sales Neto disse a informação que ele estivera na TV-Atalaia era ‘mentira’. E mais: “quero informar que estou em Brasília desde segunda-feira pela manhã”, onde acompanhou o governador Jackson Barreto na posse da presidente do TSE, reunião dos governadores e em audiência ontem.

0x0

Calamidade – Governos do Norte, Nordeste e Centro-Oeste querem antecipação de 7 bilhões de reais pelo ressarcimento de perdas com o Fundo de Participação dos Estados FPE e ameaçam decretar calamidade financeira caso não sejam atendidos. Ontem eles estiveram reunidos com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

0x0

Vai falar – Ex-presidente da empreiteira OAS, Léo Pinheiro, investigado na Operação Lava Jato, disse ontem que está disposto falar “tudo o que sabe”. Pinheiro voltou a prestar depoimento ao juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba. Na primeira vez, ele permaneceu em silêncio diante de Moro.

0x0

Mantém greve – Em reunião ontem à tarde, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) não apresentou proposta, e o Comando Nacional dos Bancários decidiu manter a greve da categoria. Segundo o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, amanhã haverá nova reunião a partir das 16 horas.

0x0

Imparcial – O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), rebateu mais uma vez as acusações do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que teve o mandato cassado. Em rápida entrevista, Maia disse que procurou agir com imparcialidade e que a cassação de Cunha era uma decisão que “tinha que ser tomada”

Conversando

Combate – Edvaldo Nogueira diz que “o problema do preconceito é uma coisa que precisamos ter firmeza e consciência no combate”.

Risco – Eliane Aquino: “o Brasil passou por uma abertura significativa com a promoção de políticas públicas afirmativas, mas corremos o risco de retrocessos.”

Redução – A multa não é mais aplicada sobre os faróis apagados nas rodovias, mas no 1º mês já houve uma redução de 36% no número de acidentes nas rodovias federais.

Repúdio – Jorge Araújo diz que expõe sempre no Twitter o seu repúdio à flexibilização do Estatuto do Desarmamento e consequentemente a facilitação da compra de armas.

Corrupção – Emília Corrêa ensina que quando um agente público solicita dinheiro ou outra vantagem para fazer algo ou deixar de fazer, trata-se de corrupção passiva.

Suicídio – A deputada Ana Lúcia (PT) adverte que suicídio é um tabu e por isso precisa ser debatido abertamente, como forma de prevenção.

Redes – A campanha eleitoral está vazia nas ruas, mas nas redes sociais cada assessor diz toda e qualquer barbaridade, dando tom de verdade.

Mobilidade – Valadares Filho teve conversa ontem com a ONG Ciclo Urbano sobre a mobilidade urbana em Aracaju.

Bullying – A ministra Cármen Lúcia cita bullying relacionado a reajustes salariais em reunião com governadores, ontem pela manhã.

Leia também