Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

PROTEÇÃO DE ILÍCITOS

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Setores do Governo Temer, junto a políticos detentores de mandato e com influência no Congresso Nacional, estão visivelmente sentidos com a situação de empresas envolvidas com corrupção e que respondem por crimes na Operação Lava Jato. Já conversam, nos bastidores, para que se encontre uma solução jurídica capaz de tirá-las da situação grave em que se encontram.

Como há um número significante de senadores e deputados suspeitos e denunciados por prática de ilícitos, além de ministros que servem ao próprio presidente, as conversas são favoráveis ao fim da Operação Lava Jato. Se atos e ações de procuradores e juízes não forem cautelosas e eficientes, a tendência de quem tem receio de ser pego por eles é atuar para extinguir essa Operação, que ainda tem apoio da sociedade.

No seu discurso de ontem, sobre as denúncias de procuradores que atuam na Lava Jato, o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) deitou e rolou. E teve apoio até de quem lhe faz oposição severa. E o que mais pegou, naturalmente, foi a pirotecnia que se fez para citá-lo como o “comandante máximo dos crimes de corrupção na Petrobrás”, como o fez o procurador da República Deltan Dallagnol, expondo um exagero que não foi bem aceito por segmentos do próprio judiciário.

Já se disse que o ex-presidente Lula é um ‘camelô da política’. Faz isso com a maestria de um ator competente. Sabe rir e chorar na hora certa para tocar o coração das pessoas, notadamente as mais pobres. Joga bem com as palavras e, com extrema facilidade, se faz de vítima até mesmo quando diz que “o Supremo está acovardado”.

Lula também é eficiente na capacidade de mudar o placar do jogo a seu favor.

O risco de equívocos e erros ao formular denúncias, é mostrar a todos que desejam sair impunes de algum crime praticado, excessos e fragilidades. Ora, se querem pegar Lula, por que não ocupantes influentes do Poder? Atos do tipo praticados por procuradores, podem sim fortalecer a ideia da criação de leis que terminem por proteger corruptos.

VERMELHO

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ontem, em discurso, que o PT não deixasse de usar vermelho. No momento beijou a camisa petista que vestia.

A coligação de Edvaldo Nogueira vai mudar de cor?

EMOCIONADO

Lula fez um discurso emocionado em que trouxe de volta a sua vida de operário e a fome que passou, antes de chegar a presidente.

Chorou por pelo menos três vezes.

COINCIDÊNCIA

Por coincidência ou não, Eliane Aquino, candidata a vice pelo PT, apareceu no programa, ontem, vestida com uma blusa de vermelha.

Talvez tenha seguido o conselho de Lula.

EMOCIONA

O tesoureiro nacional do PT, ex-deputado por Sergipe Marcio Macedo, acompanhou sereno o pronunciamento de Lula feito ontem no auditório de um hotel paulista.

Emocionou-se com o choro de Lula e sorriu quando Lula também o fez.

DEBATE

O debate previsto para dia 29, em todas as Capitais do País, pela Rede Globo, não deve acontecer em Aracaju em razão de normas da emissora.

Do debate só deve participar aqueles que têm chances reais da emissora.

O PROBLEMA

O grande problema é que a coordenação política dos sete candidatos se reuniu e decidiu que só aceita o debate com a presença de todos.

A Rede Globo não aceitou a proposta.

PEGA MAL

A prisão de vereadores de Aracaju ocorrida hoje e a suspensão dos mandatos pega mal em momento de campanha eleitoral, na luta pela reeleição.

Pode se tornar difícil manter-se no mandato.

SURPRESOS

Os vereadores foram detidos em razão de provável participação de suposta transação em que envolvia o ex-vereador Alcivan Menezes.

A verdade é que a simples citação prejudica a reeleição.

IBOPE

A pesquisa do Ibope divulgada ontem pela TV-Sergipe mostra que Edvaldo Nogueira estacionou nos 36% e Valadares Filho subiu seis pontos e ficou com 26%.

João Alves Filho também deu uma subida para 11%.

O JOGO

Há uma dança dos números em cada pesquisa, que confunde o eleitor, geralmente a favor ou contra a um ou outro candidato que esteja em condições de eleger-se.

Diante do malabarismo é difícil definir uma tendência do eleitorado.

MAIS UMA

Já na próxima segunda-feira sairá uma nova pesquisa do Dataform e a essa altura uma diferença gritante desacredita qualquer avaliação.

É esperar os números para constar a flutuação maldosa.

DE HELENO

O prefeito de Canindé, Heleno Silva (PRB), lamentou a morte do personagem ‘Santo’ da novela Velho Chico. A área não era aconselhável para banho.

O motorista que os levou alertou sobre o perigo.

AVISOU

O presidente da Adepol, Paulo Marcio, já oficializou à Secretaria da Segurança que os delegados entram em greve na segunda-feira.

Ontem à noite, Paulo Márcio teve reunião com o secretário João Gama, da Seplag.

POLICIAIS

Segundo informação de um delegado (em off), a Polícia Civil também está parando e trabalha de forma lenta: “a passos de cágado aleijado”, brincou.

– Sem os delegados ficará mais complicado, disse.

DESGASTE

Conselheiros lamentaram ontem o desgaste do TCE, com a decisão da Justiça em suspender liminar que tornaria sem efeito licitação ganha pela Cavo em Aracaju.

A liminar foi decisão monocrática do presidente Clovis Barbosa.

LAMENTAM

Os conselheiros também enxergam um ‘golpe’ nos Tribunais de Contas, com a decisão do Supremo de tirar-lhes o poder de rejeitar contas dos municípios.

Agora, as Câmaras que geralmente os prefeitos têm maioria, é que o fazem.

REUNIÃO

O governador Jackson Barreto (PMDB) teve reunião com alguns secretários que foi até tarde da noite, para cuidar da reorganização das finanças.

Não se fala em privatização, mas em parcerias.

ATIVOS

A equipe econômica do Governo, em parte, não vê outra forma de ‘fazer dinheiro’ que não seja com a venda de ativos que já não servem ao Estado.

As primeiras decisões podem sair ainda hoje.

Notas

Leilões – O Tribunal de Contas do Estado fará inspeções extraordinárias em todos os leilões de bens públicos que ocorrerem no Estado de Sergipe até o dia 31 de dezembro de 2016. Assim ficou decidido na sessão plenária de ontem, quando o colegiado acatou propositura do conselheiro-presidente Clóvis Barbosa.

0x0

Fantástico – Toda a equipe do ‘Fantástico’ já chegou a Aracaju e segue para Canindé, onde fará reportagem completa sobre a morte do ator Domingos Montagner. O pessoal vai contar desde as gravações até como se deu o acidente, com depoimentos de artistas, até como se chegou ao corpo do artista.

0x0

Inquérito – O ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de inquérito para investigar a queixa de abuso sexual apresentada pela jornalista Patrícia Lellis, de 22 anos, contra o deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP). Feliciano não tem cara de quem mexe com isso.

0x0

Disputa – Em sua primeira defesa após ser apontado pelo MPF como “comandante máximo” do petrolão, petista enfatiza tom político em pronunciamento e sinaliza disposição para disputar eleições em 2018: “Não tenho vocação para dar tiro na cabeça, como Getúlio, nem para deixar o país, como Jango”.

0x0

Cautela – O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse que é preciso cautela antes de comentar as denúncias feita pelos procuradores da Operação Lava Jato contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). FHC preferiu silenciar sobre as denúncias: “Fico apenas como espectador, não tenho opinião sobre o assunto”.
0x0

Ilícitas – Roberto Romano, professor de ética política na Unicamp, disse que na ânsia de alcançar Lula, os procuradores podem fragilizar a Operação Lava Jato como um todo. O analista entende que a denúncia contra o ex-presidente pode acelerar a votação de leis no Congresso que favorecem práticas ilícitas.

Conversando

‘Santo’ – Morte do ator Domingos Montagner, o ‘Santo’ da novela ‘Velho Chico’, agitou Sergipe ontem à tarde, com uma avalanche de notícias desencontradas.

Previsão – O personagem dizia na ficção que a única pessoa que derrubava ele era o Velho Chico e aconteceu na vida real.

Erro – A Globo continua divulgando que o ator Domingos Montagner morreu em um rio no Estado de Alagoas e sequer citou o São Francisco.

Conserta – À noite, a Rede Globo consertou o erro da matéria anterior e anunciou que o ator está desaparecido em Sergipe, no rio São Francisco.

Sem dinheiro – Jailton Santana, candidato a vice na chapa de João Alves Filho, diz que Edvaldo Nogueira não deixou recursos para construção de maternidade.

Projeto – Comandante da Polícia Militar destaca projeto do Governo que garantirá a progressão da carreira para os policiais.

Despesas – Presidente da Adepol, Paulo Márcio Ramo, cobra que poderes Legislativo e Judiciário assumam despesas com seus aposentados.

Greve – Paulo Márcio Ramo, presidente da Adepol, confirma que categoria entrará em greve por tempo indeterminado. Alerta que delegados podem não trabalhar na eleição.

Sobre ator – Todo o noticiário de ontem em Sergipe girou sobre o desaparecimento do ator Domingos Montagner nas águas do São Francisco.

Leia também