Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

As pesquisas serão mais constantes a partir de agora. Segunda-feira está certa a exibição de uma outra através do Dataform. Os candidatos, principalmente o ex-prefeito Edvaldo

Nogueira (PCdoB) e Valadares Filho (PSB), nutrem suas campanhas também através dos resultados. Acham que os números mostram tendências reais do que o eleitorado pensa nesse momento.

Já o prefeito João Alves Filho (DEM), que tem aparecido na terceira posição em todas as avaliações, não demonstra a menor preocupação com essa tentativa de ‘antecipação do resultado do pleito’. Mesmo assim, cuidou do programa de TV que vai ao ar até o dia 29. Tornou-o mais ágil e menos enfadonho do que vinha sendo apresentado antes. Lógico que o objetivo é empurrar o candidato para frente.

Os resultados oferecidos pelos institutos de pesquisas eleitorais em todo o País, não são feitos sem pagamento. A Rede Globo contrata o Ibope para avaliações em todas as Capitais, mas as afiliadas pagam. Ninguém sabe critérios da própria Rede Globo para publicação nas capitais cujos candidatos interessam à emissora. Por certo os tem, assim como em todo o País as preferências estão na empresa que contrata.

O jogo político não é praticado por puros e pacatos. Não há virgens nessa tramóia. E até não pode ter. A política é para espertos, sem que isso signifique ser desonesto. Mas não se pode negar que esse cenário de corrupção, desacredita a todos. Assim, as pesquisas são confiáveis até não ser publicada. Quando chega ao eleitor podem estar manuseadas para atende interesses de quem contrata.

Não se direciona sobre quem altera ou não resultados, mas dá para lembrar que são poucos os institutos que chegam ao final com acertos. O cenário de agora em Aracaju coincide com a voz das ruas. Mas não se tem absoluta certeza do percentual, nem de quem está em crescente.

É no mínimo insensatez comemorar como absolutamente certo os resultados dessas avaliações, onde 800 pessoas respondem por 200 mil, mesmo que se respeite a elaboração científica das consultas.

NOTA A LULA

Todos os candidatos petistas a prefeito em todo o país terão que ler em seus programas eleitorais nota de apoio ao ex-presidente Lula.

Como candidata a vice, Eliane Aquino (PT) pode não ser obrigada a cumprir.

USO DO VERMELHO

O ex-presidente Lula exigiu que ‘cada petista deste país tem que começar a andar de camisa vermelha. Esse partido tem que ter orgulho’.

Lula sentiu que os petistas estavam com vergonha do vermelho.

AGAMENON

O vereador Agamenon Sobral denuncia que Aragão do Bugio colocou dinheiro “no bolso” da verba para reforma da associação para defender determinada candidatura.

A acusação é grave e tem que ser apurada.

DEBATE

O critério da Rede Globo para os debates através das afiliadas em todo País, é que só participam candidatos com representação no Congresso Nacional.

Ou que tenham no mínimo 5% nas pesquisas.

IMPASSE

A TV-Sergipe realiza o debate dia 29, mas os sete candidatos se reuniram e disseram que só iriam se todos participassem, mesmo os que não atendem aos critérios.

Ontem, entretanto, já houve um recuo nessa posição.

CÂMARA

Há uma previsão, quase unânime entre os próprios vereadores, de que haverá uma renovação de 40% na Câmara Municipal de Aracaju.

Nesses cálculos, 10 vereadores não se reelegem.

DICA DIFÍCIL

O processo contra vereadores na questão das verbas indenizatória, que afastou oito deles de participação na Câmara, foi muito mal para todos.

Será muito difícil convencer ao eleitor que não perderam o mandato.

LUCIANO

O acórdão do STE sobre a liminar que devolveu o mandato a Luciano Bispo (PMDB) já está pronto para ser publicado no Diário Oficial da Justiça.

Logo após publicação Luciano reassume.

PAGAMENTO

O Governo fará esforço grande para pagar salários do mês de agosto até o dia 20 e iniciar o pagamento do mês de setembro dentro do mês.

As medidas para adquirir recursos para isso não são reveladas.

ASSEMBLEIA

Já na próxima semana serão enviados à Assembleia Legislativa projetos que atendem reivindicações dos policiais militares e do Sindifisco.

Jackson se reuniu ontem com presidentes do Simpol e do Sindifisco.

MACAMBIRA

O candidato do PT a prefeito de Macambira, Luciano Machado, denuncia que um grupo de encapuzados, usando moto e um carro, o persegue em suas caminhadas.

Um áudio, supostamente de um desses encapuzados, envolve o atual prefeito.

FORÇA

A juíza eleitoral da 24ª Região, Daniela Almeida, teria pedido Força Federal para os municípios de Campo do Brito e Macambira.

Mas não foi atendida.

SUSPENDE

Chega a informação que, depois de exaustivas conversas com setores do Governo, a Adepol teria suspendido a greve programada para segunda-feira.

Neste sábado pela manhã os entendimentos continuam.

AVANÇOS

A Mesa de Negociação foi instalada na Seplag e já avançou na questão do pagamento das horas extras já feitas e ainda não pagas pelo Governo.

A negociação é de parcelamento dessas horas extras e regularização.

RECORRE

A coligação liderada pelo prefeito João Alves Filho (DEM) recorreu da decisão que pede o cancelamento de sua candidatura à reeleição.

Já foi encaminhado ao TRE, assinada pelo candidato a vice Jailton Santana.

IMAGINA?

Após de recorrer da decisão, Jailton Santana disse: “se querem tirar a candidatura de João com ele em terceiro lugar nas pesquisas, imagina se tivesse em primeiro?”

Razão do pedido: no uniforme de um gari tinha a logomarca da Prefeitura.

ITABAIANA

A disputa pela Prefeitura de Itabaiana sempre foi acirrada e hoje se mede a posição do candidato pela quantidade de fogos que explodem nas campanhas.

O número de Girândolas que ‘papoca’ de todos os lados é grande.

Notas

Finor – O Banco do Nordeste realiza, dia 22, Leilão Especial de Títulos da Carteira do Fundo de Investimentos do Nordeste (Finor). Nesta 273ª edição, serão ofertados mais de 36,2 milhões de ações, perfazendo um volume de R$ 18,2 milhões. Os leilões do Finor são operacionalizados desde 1977 pelo Banco do Nordeste.

0x0

Com Moro – A denúncia formulada pela força-tarefa da Lava Jato contra o ex-presidente Lula já se encontra com o juiz Sérgio Moro. A assessoria de imprensa da Justiça Federal paranaense informa que a decisão do magistrado deve ser divulgada na segunda-feira. Se acatar a denúncia dos procuradores,

0x0

Refluxo – O oceanógrafo Gabriel Le Campion explicou que o local do acidente com Domingos Montagner, é conhecido por formar redemoinhos. “É um rio que vem erodindo rochas, e isso faz com que buracos apareçam e provoquem correntes fortes na parte inferior das águas. Isso pode provocar muito refluxo e puxar uma pessoa”.

0x0

Câncer – Segundo a coluna Radar, Domingos Montagner participou de uma campanha de combate ao câncer infantil pouco antes de morrer. Gravado há uma semana, o vídeo faz parte da campanha “Setembro Dourado”, da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer.

0x0

Farol Baixo – A Justiça Federal em Brasília negou ontem recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) e decidiu manter a suspensão da Lei 13.290/2016, conhecida como “Lei do Farol Baixo”, que obrigava condutores de todo o país a acender o farol do veículo durante o dia em todas as rodovias.

0x0

Nega pedido – Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) negou ontem pedido de liminar dos advogados do ex-presidente Lula contra a atuação dos procuradores da Operação Lava Jato. O conselho entendeu que, antes proferir decisão, os procuradores devem prestar esclarecimentos que entenderem necessários.

Conversando

Vejam – Sargento Edgar: caros defensores de “dimenor” bandido, se eles não matarem, roubarem, assaltarem, estuprarem ou cometerem outros crimes, nunca serão presos.

Velório – O velório do ator Domingos Montagner ocorreu por toda a noite de ontem no Teatro Fernando Torres, em São Paulo.

Caixinha – Eliane Aquino diz que Cada um tem que sair de sua caixinha. Saúde, educação e assistência têm que ser parceiras, irmãs.

Prisões – Advogado diz que pedidos de prisões de vereadores envolvidos Indenizar-se foram completamente desnecessários.

Povo sofre – Jorge Ribeiro diz que candidato que estatizar tudo, colocar companheiros e fazer greve com frequencia, o povo sofre.

Unimed – Gilmar Carvalho diz que usuários da Unimed (SE) podem ficar sem atendimento nos dois maiores hospitais particulares do Estado.

Pistoleiro – Por falar em Gilmar Carvalho ele avisou que ninguém mais vai usá-lo politicamente “não sou pistoleiro intelectual”. [‘Ninguém mais’, como assim?]

Gratuito – Elino Salbino, candidato a vice na chapa liderada por Vera Lúcia (PSTU), defende transporte público gratuito e estatizado pela Prefeitura de Aracaju.

Chocado – Sergipe ficou chocado com a morte de ator Domingos Montagner. Durante o percurso até o aeroporto, fãs aplaudiram e jogaram flores.

Leia também