Aracaju, 18 de abril de 2024
Search

A TENDÊNCIA DO PLEITO

DIÓGENES BRAYNERplenário@faxaju.com.br

Seguindo os números das pesquisas, a menos de duas semanas para a realização das eleições (exatos 12 dias), há sinalização para segundo turno. Edvaldo Nogueira (PCdoB) acha que dá para eleger-se no primeiro. Valadares Filho (PSB) tem certeza de que estará em uma nova disputa no segundo. Quem pensa que João Alves Filho (DEM) já tirou as chuteiras, está bem enganado.

João nunca se impressionou com avaliações e mantém firme a campanha até o resultado final. Ele também admite que esteja no segundo turno. Não sabe com quem.

Considerando a possibilidade das pesquisas se aproximarem da apuração final do pleito, a tendência é de segundo turno, caso as eleições fossem hoje. Uma análises sem muita profundidade, em razão de uma projeção sem dados reais, Edvaldo Nogueira precisaria de quase oito pontos percentuais para eleger-se já com o resultado de 02 de outubro. Para isso precisaria que, até o dia da eleição, as pesquisas apresentassem crescimento apenas dele.

Isso não vai acontecer. Valadares Filho já avançou e a tendência do prefeito João Alves Filho é crescer. Os candidatos de partidos nanicos tendem a aumentar alguns pontos e mesmo com a redução dos indecisos e até de nulos e brancos, tudo só daria certo para um primeiro turno se a escolha fosse única para o candidato do PCdoB. Certamente não será. O que se leva a crer na decisão em uma segunda eleição, quando se zera tudo.

Percebe-se que o discurso dos dois candidatos que polarizam são direcionados um a outro. O prefeito João Alves Filho está sendo poupado, como estratégia de conquista para composição em provável segundo turno. Mas há um problema: DEM, PSDB PCdoB e PT não se misturam jamais e a possibilidade, caso o quadro seja esse, é de um reencontro o PSB, PSC, com os quais o DEM e PSDB se afina aqui e em Brasília.

Embora o eleitorado possa migrar para qualquer um dos dois candidatos.

EMPRÉSTIMO

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, não atende aos governadores de 14 Estados do Norte/Nordeste que ameaçam decretar estado de calamidade financeira.

A justificativa é que não tem dinheiro.

BOA SAÍDA

Ofereceu uma aparente ‘boa saída’: aval da Fazenda para os Estados tomem novos empréstimos e os governadores pode levantar até R$ 20 bi ainda este ano.

Serve para Estados que ainda têm margem para esses empréstimos.

TRANSPARÊNCIA

Representante a CUT em Sergipe cobra mais transparência do Governo de Sergipe e do judiciário no uso de recursos e fala em manifestação pública.

Ué! A CUT não é PT, que tem apoio do governador a prefeito de Aracaju?

EDVALDO

Edvaldo Nogueira, candidato do PCdoB a prefeito de Aracaju, vê o crescimento em sua candidatura, com indicação para vitória no primeiro turno.

Acha que o apoio do eleitor é impressionante.

VALADARES

Já Valadares Filho, candidato do PSB à Prefeitura, não vê outro cenário senão segundo turno: “é um fato, porque há um aumento significativo da candidatura”.

Dentro de mais 15 dias se chega a essa previsão.

JOÃO ALVES

O prefeito João Alves Filho (DEM) não se abala com pesquisas e nem se mostra abatido com os números. Está em campanha e continuará assim até o final.

Seus aliados também o vêem no segundo turno.

DEBATES

Está decidido que o prefeito João Alves Filho não participará de debates, porque o seu pessoal de marketing acha que ele será uma espécie de ‘vidraça’.

É que todos miram nele, porque querem seu lugar.

CRISE

Os candidatos que disputam Prefeituras em Sergipe devem entender que em janeiro, fevereiro e março a situação econômica ainda é de muita dificuldade.

Talvez não tenham dinheiro para pagar ao funcionalismo.

PROMESSAS

Fazer um rosário de promessas sem uma avaliação de como estará a Prefeitura em 2017 podem se tornar em grandes mentiras que não terão como justificar.

É que, animados com o pleito, acham que terão dinheiro fácil no primeiro trimestre.

NAS IGREJAS

As homilias dos padres nas missas, em Aracaju, pedem que a sociedade saiba escolher o melhor candidato. Pedem que não se corrompa e nem vote em corrupto.

– A corrupção não pode prosperar, apelam.

DECIDIDO

Batido o martelo: a TV-Sergipe fará o debate apenas com os Valadares Filho e Edvaldo Nogueira. Será dia 29. João Alves já comunicou que não participaria.

Já a TV-Atalaia não fará debate dos candidatos a prefeito de Aracaju.

VEREADORES

Dos oito vereadores que foram afastados por decisão da justiça, apenas seis disputam a reeleição, porque Tijoi Barreto não é candidato e Jailton Santana vai de vice.

Os seis restantes sofrerão consequências junto ao eleitorado.

INFLUÊNCIA

Segundo um prestigiado advogado da área política, esse afastamento é motivo para que o eleitor desista de votar em algum deles para a reeleição.

– Os dois que foram presos dificilmente se reelegem.

APARTHEID

O sargento Vieira, que disputa vaga na Câmara Municipal, disse ontem que o Governo tem que tratar os policiais com integrante da Secretaria de Segurança Pública.

– A tropa não vai aceitar mais este apartheid, disse.

RECUSADO

Segundo Vieira, durante a reunião de ontem à noite no ginásio Constâncio Vieira, a proposta do Governo foi rejeitada: “ela vinha cheia de pegadinhas”, disse.

Acrescentou que os comandantes da PM e Corpo de Bombeiros são respeitados.

PALESTRA

O deputado federal Laércio Oliveira (SD) proferiu palestra ontem na Fiesp – São Paulo – sobre as “perspectivas para a Indústria”.

Hoje participa em Brasília de sessão sobre destaques da LDO.

DEBATE

No debate de ontem, na TV-Cidade, Edvaldo Nogueira alfinetou: “em momentos decisivos, Valadares Filho muda de posição, isso é típico da velha política”.

E mais: “Valadares Filho não conhece Aracaju”.

TEM MAIS

Valadares Filho lembrou que “em 2012, pesquisa do Ibope mostrou que Edvaldo tinha 70% de rejeição. Hoje, tenta ‘maquear’ essa realidade, mentindo que foi bom prefeito”.

– Edvaldo e João tiveram sua chance, mas não aproveitaram, disse.

Notas

Doações – Deputados e senadores articulam no Congresso a volta do financiamento empresarial de campanha. A ideia é aproveitar a dificuldade de arrecadação nesta eleição, quando empresas estão proibidas de doar a candidatos, para trazer a discussão à tona e tentar aprovar ainda este ano a volta da doação de empresas.

0x0

Vergonhoso – O presidente do TSE e ministro do SF, Gilmar Mendes, qualificou ontem de “vergonhosa” a decisão do ministro Ricardo Lewandowski de fatiar a votação do julgamento da presidente afastada Dilma Rousseff que resultou na aprovação no Senado pela manutenção dos direitos políticos da petista.

0x0

Hábeas – O desembargador João Pedro Gebran Neto negou habeas corpus protocolado pela defesa do presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, para impedir abertura de ação penal. Na decisão, o magistrado entendeu que não é possível conceder liminar contra eventual decisão do juiz Sérgio Moro contra o acusado.

0x0

Greve – Sexta feira, os bancários recusaram mais uma proposta da Federação Nacional de Bancos (Fenaban) e decidiram continuar a greve nacional, iniciada dia 6 e que completou ontem 14 dias,  com mais de 12 mil agências e 52 centros administrativos fechados, já na terceira semana de paralisação.

0x0

Caixa-2 – O líder da Rede, deputado Alessandro Mollon, alertou para possíveis alterações no Projeto de Lei 1210/07 que, segundo ele, permitiriam a anistia à prática de caixa dois em campanhas eleitorais. “Corre um boato de que uma emenda aglutinativa está sendo preparada para permitir a anistia de caixa dois”.

0x0

Quadrado – “Eu não sei se tem provas, não quero entrar nisso, mas acho que cada qual no seu quadrado normativo”, disse o ex-ministro Carlos Ayres Brito, do STF, ao ser perguntado sobre como via as acusações de que a denúncia do MPF não trazia provas contra Lula e de que foi feita de forma espetacular.

Conversando

Pitanga – Clovis Barbosa manda um abraço e ‘minha solidariedade a essa menina que passou por um grande sofrimento: Camila Pitanga’.

Globo – Ju Gomes: ‘A Globo quer um culpado para se esquivar de uma imagem ruim. Joga toda responsabilidade no colo do Governo de SE e todos engolem’.

Caos – Sargento Edgard diz que coronel Iunes e Associações foram os responsáveis por esse caos. Fui o único que ficou contra o projeto de 2014.

Incompetente – Ademar Queiroz constata: ‘se você acha que custa caro contratar um profissional é porque não faz ideia de quanto custa um incompetente’.

Desânimo – Tanto candidatos a vereador quanto a prefeito reconhecem que as eleições deste ano não empolgaram aos eleitores.

Limite – Samarone diz que para proteger pedestres, a ONU recomenda o limite de 50 km/h nas ruas das cidades. Faz sentido estender a redução a vias expressas?

Extras – Narcizo Machado acompanha manifestação do Sindilimp que impede trabalho na Cavo. Sindicalista cobra pagamento de horas extras.

Licitação – Pastor Antônio Santos garante que licitação do transporte público sairia no 1º ano da gestão de Valadares Filho (PSB). É tudo que a Torre quer.

Militares – O radialista Gilmar Carvalho diz que militares sempre foram muito mal representados no parlamento.

 

Leia também