Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

O ELEITOR COM POUCO ÂNIMO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

A campanha para as eleições municipais, a 11 dias das eleições, chegou ao auge em termos de temperatura. Em Aracaju manteve-se morna. Bem morna. Ainda se sinta uma euforia nos bairros e em alguns pontos da periferia. As carreatas são recebidas com certa animação por pessoas simples dessas áreas, que ouvem projetos e demonstram que cederão seus votos.

Impressiona é que a população não demonstra convicção na escolha. O candidato que passar mobiliza ruas e é recebido por eleitores com um animo que contagia. Seja quem for, será bem tratado. Embora se perceba algumas preferências, através de simples colagem de fotos do candidato que já foi escolhido. Tudo sem qualquer paixão. Diferente do que se via em pleitos anteriores.

Esse pouco ânimo do eleitorado leva os candidatos a evitarem carreatas em bairros classe média. Não vão aos Jardins, 13 de Julho, São José, Grageru e áreas da Atalaia, porque certamente não terá moradores nas portas para recebê-los. É que nesses bairros o eleitorado não vota pelo que promete os candidatos, mas pelo percepção de seriedade em suas promessas ou propostas, algumas delas repetitivas em todas as eleições.

Até as carreatas [ou passeatas] à beira mar da praia de Atalaia ainda não foram feitas, o que deixa clara a dúvida quanto à receptividade. A partir de agora é manter ou melhorar posição e se preparar para iminente segundo turno.

Projeto de lei

Foi aprovado, ontem, o pedido de urgência urgentíssima, pela Alese, do projeto de lei do Governo que propõe utilização de até 90% de recursos do Funprev para pagamento de aposentados. Com isso, o Governo deixa de repassar R$ 100 milhões mensais para a folha dos inativos. A urgência urgentíssima evita pedidos de vistas de parlamentares.

Hoje o projeto de lei vai para as Comissões de Justiça e Finanças, e em seguida para votação em plenário.

PARA A PLATÉIA

O Governo Federal joga para a platéia ao dizer que avaliza empréstimos de R$ 20 bi para Estados do Norte e Nordeste, nesse momento de dificuldade.

As exigências terminam não favorecendo aos Estados.

EXPLICA

O comandante da Polícia Militar, coronel Marcony Cabral, vai explicar didaticamente o projeto do Governo sobre Progressão do Tempo de Serviço para militares.

Uma grande parte dos policiais pode não ter lido o projeto.

Subsídio

Uma fonte bem avisa do Governo lembrou que subsídio não é aumento de salário, mais garantia de direitos do servidor do Estado.

O projeto, inclusive, incorpora ao salário o soldo superior.

Esclarece

Segundo fonte da Alese, o Artigo 42, parágrafo 3, da Constituição Estadual da direito ao legislativo de suspender ações contra deputados, depois de informada pela Justiça.

Tanto Augusto Bezerra, quanto Paulinho da Varzinhas eram diplomados.

Daí então

O Ministério Público e a Justiça não podem opinar e nem intervir porque a decisão está na Constituição e foi tomada por um Poder legitimamente constituído.

A fonte admite que não há mais o que discutir.

 ‘Saruê’

Eliane Aquino diz que “a época da política dos coronéis ‘Saruê’ em Aracaju acabou! Não podemos mais aceitar política feita dessa forma”.

‘Saruê’ é quem manda em um cidade fictícia da novela ‘Velho Chico’.

Baixaria

Eliane Aquino acusa seus adversários de insistirem “num jogo sujo e de baixaria, mas eu e Edvaldo não iremos responder da mesma forma”.

– Não estamos nessa campanha por conveniência, diz.

Esquenta

Nessa reta final de campanha – faltam 11 dias – os dois candidatos que polarizam a campanha começam a esquentar o clima de disputa acirrada.

Os dois ‘se insultam’ de forma fina e educada.

Câmara

A Câmara Municipal de Aracaju vai funcionar com 14 deputados porque o presidente da Casa, Vinícius Porto (DEM), não queira, mas porque a lei não permite.

Suplente só assume em caso de morte, renúncia, perda do mandato e licença.

PROJETOS

O afastamento de um terço fica complicado para aprovação de projetos que careçam de dois terços do plenário. Fica muito difícil essa unanimidade.

De qualquer forma,  afastamento de um terço dos vereadores é vergonhoso.

VERMELHO

A deputada Ana Lucia (PT) disse em entrevista que há necessidade de mudar os rumos do seu partido. Informa que eleições internas do partido podem ser antecipadas.

Deixou claro que seu grupo não tem vergonha de usar vermelho.

EM SERGIPE

O ex-presidente Lula pediu, em seu discurso de críticas aos Procuradores, que petistas não deixassem de usar o vermelho. No ato, beijou a camisa do PT que vestia.

Nada contra, mas em Aracaju o PT “desavermelhou”.

ACORDO

Uma fonte petista bem avisada ‘sopra’ que a retirada do vermelho foi decidida em reunião da coligação, para acomodar partidos que se opunha a cor.

A cor padrão ficou uma mistura de vermelho e rosa.

LIBERDADE

É preciso investigar porque o juiz de Canindé soltou uma quadrilha que agia no sertão, alegando que seus integrantes não representavam perigo à sociedade.

Atitudes do tipo desanimam a atuação dos policiais.

MONTE ALEGRE

As eleições de Monte Alegre estão ficando violenta. Ontem o locutor oficial da candidata Nena de Luciano (PRB) foi insultado por algumas pessoas em restaurante.

Grupo intitulado “10” deixa a entender que foram adversários de Nena.

DERRAME

Circula informação – inclusive já saiu por aqui – de que na campanha para prefeito de Campo do Brito há um derrame de dinheiro por parte de um dos candidatos.

A compra de voto tem sido escancarada.

EM ARACAJU

Também de Aracaju chega a informação de que um candidato a vereador está gastando como se fosse candidato a prefeito.

Atua na compra sorrateira de votos.

PROCESSO

Toque pessoal: fiquei triste ao saber que estou sendo processado pelo Dataform. Nos meus escritos nada que desabone a atividade do instituto. Pelo menos que eu perceba.

E mais: logo pelo amigo Bomfim, que admiro pela coragem e determinação.

Notas

Velho Chico – O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Clóvis Barbosa, sugere através das redes sociais “que a morte trágica de Domingos Montagner comova os políticos da necessidade de revitalizar o baixo rio São Francisco”. Clóvis tem razão. Que se desperte a obrigação de recuperar o Velho Chico.

0x0

Fórum – Valadares Filho, candidato a prefeito pelo PSB, falou ontem para integrantes do Fórum Empresarial de Sergipe para apresentar seu Plano de Governo. Disse que o centro de Aracaju foi abandonado pela gestão atual. “Meu governo será presente, criando um departamento específico para reorganizá-lo”.

0x0

Sugestões – Valadares falou herdará problemas, “mas teremos uma equipe econômica eficiente. Buscaremos parcerias com a iniciativa privada e universidades”. Falou ainda que ouve “as sugestões dos empresários e reafirmo meu posicionamento: minha gestão será compartilhada. Através do diálogo renovaremos Aracaju”.

0x0

Não ajuda – Num momento em que os Estados brasileiros passam por dificuldades financeiras, o deputado federal João Daniel (PT) lamentou que a negociação que está sendo feita entre o governo federal e os governadores não ajude em nada ao Estado de Sergipe, bem como os demais das regiões Nordeste e Norte.

0x0

Produtores – A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) destacou ontem a aprovação do Projeto de Lei de conversão da Medida Provisória (MP) 733/2016 que estipula novas regras para renegociação de dívidas de produtores rurais. “Esses produtores vivem momentos de extrema dificuldade, com a perda de safras”.

0x0

Triste – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que está “triste” com a aceitação pelo juiz Sérgio Moro da denúncia contra ele apresentada pela força-tarefa da Operação Lava Jato, mas disse que confia na Justiça e vai “continuar lutando” para que o Brasil “conquiste a democracia”.

Conversando

Cores – Higor Ferreira diz que na falta de trabalho prestado e de preparo, o jeito é apelar e polemizar com as cores mesmo.

Caixa-2 – Presidente da comissão anticorrupção disse que tentar votar anistia a caixa 2 foi tentativa de golpe

Valadares Filho – “Desde 2012 o lema da minha campanha é a renovação. E essa é a hora. A partir de 1° de Janeiro, os serviços públicos funcionarão adequadamente”.

Edvaldo Nogueira – “Quero profissionais de saúde capacitados para atender mulheres vítimas de violência sexual/doméstica”.

Atentos – Eliane Aquino pede: “vamos acompanhar e ficar atentos! É preciso distinguir promessas vazias de propostas reais!”

Fones – A mudança mais radical do novo iPhone [o sete] foi a ausência da entrada de 3,5 mm para fones de ouvido.

Enganado – Sargento Edgard diz que projeto aprovado tempos atrás na Assembleia prejudicou o Estado e os policiais militares: “o governador foi enganado”.

Profetas – George Magalhaes diz que Capitão Samuel já vestiu farda da Polícia Militar e alerta a tropa para “falsos profetas”.

Assessoria – Valdir Santos lamenta que assessoria dos parlamentares não seja paga diretamente pela própria Câmara Municipal;

Leia também