Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

SERGIPE REGISTRA REDUÇÃO DE QUASE 60% ASSALTOS A ÔNIBUS

 

De acordo com dados apresentados pela Coordenadoria de Estatísticas e Análise Criminal (Ceacrim) da Secretaria da Segurança Pública, o número de roubos a veículos que realizam o transporte intermunicipal de passageiros diminuiu. A queda foi de 58,82% nos meses de janeiro a agosto de 2014, em comparação com o mesmo período de 2016. Um dos fatores para essa redução é a parceria entre a Cooperativa de Transportes de Transporte de Sergipe (Coopertalse) e a SSP.

Em 2014 foram registradas 34 ocorrências envolvendo roubos a micro-ônibus da Coopertalse no Estado, enquanto neste ano foram prestados 14 boletins de ocorrência. O mês de julho de 2016, por exemplo, não houve algum registro, enquanto os meses anterior e subsequente (junho e agosto) registraram apenas uma ocorrência, respectivamente. Em 2015, a redução no mesmo período chegou a quase 40%, comparando os 23 registros daquele ano, com os 14 de 2016.

O último mês de agosto passou por uma redução significativa nos índices, registrando uma queda de 75% na incidência do tipo criminal, quando em 2014 foram registradas quatro ocorrências contra apenas uma, em 2016. A iniciativa da cooperativa com a instalação de câmeras de alta definição tem auxiliado nas investigações e na identificação de criminosos refletindo diertamente na redução dos índices.

“A parceria levou mais segurança à sociedade e a todos que utilizam o transporte coletivo intermunicipal. Os índices de elucidação subiram vertiginosamente por conta da melhor qualidade das imagens que auxiliam tanto na identificação, como na diminuição do tempo-resposta para prisão dos envolvidos”, explana o delegado geral Alessandro Vieira.

O presidente da Coopertalse, Valdenis Ferreira, endossa a parceria auxiliando na divulgação dos canais de denúncia existentes na SSP. Foram confeccionados 150 mil panfletos, 300 adesivos e 30 busdoors para serem colocados estrategicamente em veículos que fazem o transporte intermunicipal de passeiros, divulgando tanto o número telefônico 181, como o aplicativo Disque Denúncia SE, que pode ser baixado na playstore de qualquer dispositivo com o sistema operacional Android.

“A sociedade tem sido parceira ao auxiliar os operadores de segurança pública a indentificar e prender aqueles que agem fora da lei, utilizando o disque denúncia, conclui Vieira.

Fonte: SSP/SE

Leia também