Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

O JOGO ESQUENTA

DIÓGENES BRAYNER – plenario@faxaju.com.br

A campanha dos candidatos a prefeito de Aracaju esquenta entre eles. Não através de cada um pessoalmente, mas por integrantes das coligações. João Alves Filho, que tenta a reeleição, dá um novo impulso ao seu programa, fazendo propostas e mostrando o que realizou, mas sem atacar ninguém. Sequer usa as redes sociais.

Aliados dos outros dois candidatos, Valadares Filho e Edvaldo Nogueira, usam a valer grupos da internet e espalham áudios, vídeos e até declarações feitas há alguns anos, para desfazer o que um e outro dizem em seus programas de televisão. Nesse bolo entram todos e a criatividade abunda (êpa!).

Em um dos áudios, publicado todas as manhãs, ouve-se o governador Jackson Barreto acordando e dando ‘bronca’ em Edvaldo Nogueira, concluindo com o refrão: “Edvaldo também não ajuda”. A voz é de um rapaz que faz imitações de vários políticos – fazia inclusive de Marcelo Déda – mas que se aperfeiçoou na fala de JB. Não se pode negar que é engraçado, mas não agrada ao candidato do PCdoB. E nem poderia…

Ontem, Marcella Barreto, filha de Déda, escreveu um desabafo e pediu diretamente a Valadares Filho que parasse de utilizar ‘panfletos apócrifos’. Sabe que ‘Tonhão’, como Marcella o chama, não distribui esse tipo de divulgação, mas termina sendo culpado pelo que fazem até mesmo pessoas que simplesmente o apóiam.

De qualquer forma o clima desceu o nível de todos os lados. Resta saber se isso tem o apoio do eleitorado.

CORAJOSA

Empresários acham que Jackson Barreto (PMDB) mostra coragem. Referiam-se ao projeto de lei que soluciona a questão dos salários dos aposentados e servidores.

– Jackson tomou uma atitude mesmo correndo risco futuro, disse um deles.

MELHORA

A maioria dos empresários, principalmente do setor comercial, estavam preocupados com o atraso de salários, porque reduzia o poder de compra do servidor.

E o comércio sentiu isso na pele em razão da queda nas vendas.

OPOSIÇÃO

Setores da oposição criticam o projeto de lei aprovado pela Assembleia que transfere recursos para o Funprev para pagar salários dos aposentados em dia.

Admite que se trata de ato eleitoreiro e irresponsável.

ASSEMBLEIA

Os deputados da bancada de oposição, à exceção de Maria Mendonça, votaram pela aprovação do projeto. Não pelo Governo, mas pelos servidores.

O ‘quanto pior melhor’ não é da boa política.

JOÃO ALVES

O pessoal ligado ao prefeito João Alves Filho (DEM) sente que a campanha melhorou e caso ele cresça cinco ponto na próxima pesquisa, ‘estará no segundo turno’.

João tem feito uma campanha sem ataques a adversários.

POR QUÊ?

Mas o prefeito João Alves também vem sendo poupado de críticas por seus principais adversários. É que Edvaldo e Valadares se imaginam certos no segundo turno.

E querem trabalhar o apoio do bloco liderado pelo prefeito.

DETALHE

Aliados diretos de Edvaldo Nogueira (PCdoB) alimentam a expectativa de que ele sairá eleito já no primeiro turno. Estão animados com o crescimento do seu nome.

Isso pode ser avaliado na divulgação já da próxima avaliação.

NA CABEÇA

Ninguém tira da cabeça do bloco que apoia Valadares Filho (PSB) que essa eleição não tenha segundo turno. Diz que a aceitação da candidatura cresce muito.

Todos acham que a próxima pesquisa mostrará isso.

VEREADOR

Candidatos a vereador em Aracaju, de todos os partidos, estão fazendo campanha só para eles, independente do candidato a prefeito de suas coligações.

Sem interessar-se pela opção para a Prefeitura.

DENÚNCIA

O deputado estadual Gustinho Ribeiro acha que Ministério Público, Polícia Federal e demais instituições devem atuar no município de Lagarto.

– Compradores de votos estão espalhados pela cidade praticando crimes.

CARREATA

O PPS realiza domingo uma carreata dos seus vereadores com João Alves Filho, que disputa a reeleição. Terminará na praia de Atalaia.

O partido quer levar 400 veículos.

REPRESENTAM

Três advogados públicos de Laranjeiras protocolaram junto à Procuradoria de Justiça três representações contra o prefeito da cidade, Juca Bala.

Todas por improbidade administrativa.

TRATORES

Uma dessas representa contra Bala refere-se à presença de caçambas e tratores da empresa Torre, ‘provavelmente executando serviços na Fazenda 15’.

A fazenda seria de propriedade ou arrendada pelo prefeito.

VALADARES

Segundo o senador Valadares, o setor jurídico da coligação avisa que inserções difamatórias contra Valadares Filho feitas por Edvaldo dão multa de R$ 60 mil.

– Esse jogo caro e sujo só pode ser desespero da campanha do comuna, postou.

DESABAFO

Marcella Barreto publica mensagem no Facebook, lembrando que conheceu Valadares Filho quando ele ‘era do nosso lado’ e disse que ‘panfletos anônimos é desespero’.

– Não baixe o nível. Deixe minha família em paz, pediu.

COM LULA

O secretário nacional de Finanças do PT, Marcio Macedo, acompanha o ex-presidente Lula em Recife (PE). Segundo ele, Lula foi recebido por uma multidão.

– Lula é meu amigo, mexeu com ele, mexeu comigo, postou.

DESISTE

Um dos oito vereadores afastados da Câmara Municipal de Aracaju (pediu off) não vai mais disputar a reeleição, porque sente dificuldade junto ao eleitorado.

O processo das verbas indenizatórias o condenou junto ao povo.

PORTO DA FOLHA

A noite foi de espera, ontem, em Porto da Folha, à espera da decisão sobre suspensão da Vaquejada, decretada pelo juiz da comarca, Cláudio Pacheco.

A decisão era aguardada para qualquer momento no plantão da Justiça.

PROBLEMA

O problema sobre o impedimento da Vaquejada é que o palco já está armado, ambulantes montaram barracas, pessoas alugaram casas e serão prejudicadas.

A Vaquejada é uma tradição e conta com financiamento privado.

Notas

Doações – O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, afirmou que “tudo indica” que as doações de cerca de 16 mil beneficiários do Bolsa Família para candidatos às eleições municipais configuram fraude e crime eleitoral. O candidato só será responsabilizado se ficar comprovado que ele estimulou a doação.

0x0

Ensino – Português e matemática serão os dois únicos componentes curriculares obrigatórios nos três anos do ensino médio, de acordo com o novo modelo para a etapa anunciado ontem pelo governo. A definição está em medida provisória (MP) assinada pelo presidente Michel Temer e que será apreciada pelo Congresso.

0x0

Desfaçatez – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou de “desfaçatez” o comunicado feito pelo juiz federal Sérgio Moro de que nenhum membro da força-tarefa da Operação Lava Jato sabia que a esposa do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega enfrentaria uma cirurgia na manhã de ontem.

0x0

Desgaste – O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, afirmou que a Polícia Federal não agiu irregularmente no cumprimento do pedido de prisão do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, ocorrida ontem em São Paulo, e acrescentou que o episódio não gera nenhum desgaste para a Operação Lava Jato.

0x0

Reforma – Segundo a senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), um grupo de senadores e deputados federais já está se reunindo e dialogando em busca de uma proposta concisa de reforma eleitoral que poderá ser apresentada ainda em 2016. Parlamentares de diversos partidos participam do grupo, como PSB e PMDB.

0x0

Sanar crise – O presidente do Senado, Renan Calheiros, admite que sanar a crise política é tão importante quanto remediar a crise econômica, e que a sociedade tem se pronunciado a favor da reforma política. Para o presidente, a quantidade de partidos políticos prejudica o país e dificulta a composição de uma maioria parlamentar.

Conversando

Sem diferença – Frase de dois repentistas em música que improvisam juntos: “Não tem diferença entre o político e o eleitor”.

Greve – Os bancários estão dispostos a levar essa greve por tempo indeterminado. O fim da paralisação só depende dos banqueiros.

Seu voto – Out door da OAB: ‘Não é a política que faz candidato virar ladrão. É o seu voto que faz o ladrão virar político’.

Contagem – Começa realmente a contagem regressiva para as eleições municipais e a disputa fica acirra e elege o tom da baixaria nas redes sociais.

Desistem – Alguns candidatos a vereador, que já perceberam que não têm chances de se elegerem, já começam a desistir da disputa.

Violência – O quê aconteceu? A violência reduziu, não está sendo divulgada ou a Polícia começou a atuar? Aparentemente a situação está sob controle.

Defende – Ana Lúcia (PT) lembra que sempre defendeu trabalhadores de todas as áreas, mas salienta que representa e sempre representará professores.

Exclusivo – Venâncio Fonseca (PP) diz que Ana Lúcia é quem legisla em causa própria, pois tem um mandato exclusivo em favor da classe dos professores.

União – Zezinho Guimarães acha importante a união da classe política e salienta que governador sozinho não consegue muita coisa.

Leia também