Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

TV SERGIPE EMITE NOTA SOBRE REGRAS DO DEBATE DO DIA 29

O debate com os candidatos à prefeitura de Aracaju da TV Sergipe será transmitido ao vivo na próxima quinta-feira, 29 de setembro, após a novela Velho Chico. Para a realização do debate, a emissora seguiu orientações definidas pela Rede Globo para todas as afiliadas, seguindo o disposto na lei 9.504/97, alterado recentemente pela lei 13.165/2015, que define como candidatos aptos aqueles filiados a partidos políticos com representação superior a nove parlamentares na Câmara dos Deputados e que tenham requerido o registro de candidatura na Justiça, bem como podem ser convidados também os candidatos que possuam cinco ou mais pontos na última pesquisa Ibope antes do debate.

Desta forma, os candidatos considerados aptos à participação na capital sergipana foram Edvaldo Nogueira (PC do B), Valadares Filho (PSB) e João Alves (DEM), mas apenas o último não assinou o documento com as regras do debate. E em outras emissoras afiliadas à Rede Globo o cenário é semelhante, a exemplo da TV Gazeta, em Maceió (AL), e da TV Bahia, em Salvador (BA), onde apenas 4 dos 7 candidatos participarão do debate. Um outro caso curioso acontece na EPTV, em Campinas (SP), onde apenas 4 dos 9 candidatos estão aptos ao debate eleitoral.

Outro exemplo é a TV Mirante, do Maranhão. Lá, 4 candidatos estão aptos, mas outros 5 ficarão de fora. Chama atenção também o exemplo da TV Morena, de Campo Grande (MS). Dos 14 candidatos, apenas 7 estão aptos e estarão no debate. Já a TV Diário, de Mogi das Cruzes (SP), assim como a TV Sergipe, fará o debate com 2 candidatos. Prova de que as regras da Globo, todas dentro da lei, foram as mesmas para todas as afiliadas.

Fonte assessoria

 

Leia também