Aracaju, 28 de março de 2024

AS ÚLTIMAS PESQUISAS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Fui informado por um colega ilustre que seria processado por um dos institutos de pesquisas de Sergipe. Preocupa-me. Não o processo, que na nossa vida profissional termina fazendo parte do cotidiano, mas por quem provavelmente esteja por trás dele, com o qual me dou bem e admiro. Não sei bem a razão, mas talvez porque tenha exposto a minha descrença nos resultados que as pesquisas oferecem publicamente.

Costumo dizer que quem paga pesquisa não a autoriza caso esteja abaixo do adversário. Qualquer um se comporta assim. Também sustento que as empresas de avaliação de candidaturas têm que faturar e nenhuma delas realiza um trabalho de consulta pública sem cobrar um único centavo. Lógico que quem paga não põe a cara, pois todo o trâmite é feito sem envolver o grupo interessado, sempre aparecendo a figura de ‘laranjas’.

Lógico que isso não quer dizer que todo candidato que esteja à frente foi porque pagou, mas com certeza o provável contratante está em condições de vencer o pleito em seu município, dentro da proporcionalidade de crescimento. Ontem recebi denúncia consistente de que em cidade de grande porte do interior, o parente de um candidato que está bem na avaliação teria pago exatos R$ 350 mil para mantê-lo na melhor posição.

Assim como, em São Cristóvão, na sexta-feira, o juiz Manoel Costa Neto proibiu a divulgação de uma pesquisa com ‘suspeita clara de manipulação’. Não seria eu tão ignorante que duvidasse do cunho científico das pesquisas qualitativas e quantitativas, quando para consumo interno. Meu ceticismo são para as avaliações publicadas e que podem influenciar o eleitorado.

Essa próxima semana será de divulgação de várias pesquisas em Aracaju. Os números devem ser próximos, porque acontecem no mesmo momento. Dá para fazer uma análise, claro, mesmo sabendo que a luta é para ganhar no primeiro turno ou concretizar uma segunda eleição.

ATENÇÃO!

A Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), subsidiária da Petrobras está fechando em Sergipe, o que causa muita preocupação ao Estado e à região.

Já foi confirmada a demissão de servidores terceirizados.

PREOCUPA

Consultado sobre essa questão da Fafen, o deputado Luis Mitidieri (PSD) lamentou e disse que isso é muito grave para a economia de Sergipe.

Apela pela unidade dos políticos, caso se confirme o fechamento.

REUNIÃO

Empresários da indústria, em reunião na Federação da Indústria de Sergipe (Fies) trataram sobre projeto do Governo que trata sobre o ICMS.

Alguns mostraram preocupação.

PESQUISA

Esta última semana de campanha serão divulgadas várias pesquisas em Aracaju e última será a do Ibope no próximo sábado.

Já na segunda-feira o Dataform e o Paraná publicam suas avaliações.

OUTRA

Também está agendada uma publicação do Instituto Única. Daí pode até se chegar a uma análise mais real, através dos números de todas elas.

Como todas estão sendo feitas no mesmo momento, não pode haver diferenças.

ROBSON

O deputado estadual Robson Viana (PEN) está presente na campanha do prefeito João Alves Filho e garante que ele vem melhorando junto ao eleitorado.

Essa é uma visão geral de lideranças que o acompanham.

EMERSON

Dentro da coligação que apoia Valadares Filho (PSB) a prefeito há que aconselhe João Alves Filho a se preocupar com o candidato da Rede, Dr. Emerson.

– Há uma proximidade e João Alves tem que monitorar.

EDUARDO

O senador Eduardo Amorim informou ontem pelos números de uma pesquisa interna, Valadares Filho empatado com Edvaldo. Acredita que ele se eleja no primeiro turno.

Para Eduardo é visível a rejeição do Governo.

SEM PREÇO

Eduardo concorda que ‘voto não tem preço, tem consequência’. Admite que quem escolhe mal também tem um mau retorno na administração.

– O eleitor não pode errar duas vezes, disse.

MITIDIERI

Deputado Luis Mitidieri não tem dúvida que o candidato do PCdoB, Edvaldo Nogueira, ganha o pleito no primeiro turno, pela sua experiência e aceitação popular.

– Mas, se houver segundo turno está tudo bem, Edvaldo se elege.

VAI AS RUAS

Segundo Mitidieri, a campanha em Aracaju se mantém fria, mas sente que ‘o povo diz que não gosta de política, mas na reta final vai às ruas’.

– Algumas cidades do eleitor acompanha seus candidatos.

JERÔNIMO

O candidato a prefeito de Lagarto pelo PMDB, Jerônimo Reis, fez uma carreata que, segundo ele, teve uma extensão de 13 km. Em seus cálculos, ‘dois mil carros’.

Quem ganhar em Lagarto será por ‘um nariz’.

MUITO FRIA

Alguns líderes políticos concordam que o clima em todo Estado é de que não se está às vésperas de um eleição municipal.

Tem candidato a prefeito do interior que está com dificuldade de fazer comício.

ANDRÉ MOURA

O líder do Governo Federal, deputado André Moura (PSC), disse que houve falta de grana para fazer a campanha, o que deixou os candidatos em dificuldade.

– A crise e proibição de doação por empresa privada, são dois dos vários motivos.

RECEIO

Para André, algumas pessoas que doaram nas eleições passadas estão respondendo a processo e isso provoca receio até mesmo a quem sempre doou.

– Tudo é criminalizado na campanha política, lamentou.

MACHADO

O vice-prefeito José Carlos Machado recebe lideranças políticas de todo Estado e ouve reclamação de todos quanto a falta de dinheiro para a campanha.

Para Machado, isso obriga o Congresso a pensar em reforma política profunda.

EDUCAÇÃO

A deputada Ana Lúcia diz que a Medida Provisória do ensino representa um verdadeiro perigo para a educação pública, disfarçada de reforma educacional.

A MP realmente está provocando polêmica.

JAIR ARAÚJO

O secretário municipal das Finanças, Jair Araújo, teve grave problema de saúde e está internado na UTI do hospital São Lucas.

Sentiu-se mal no carro chegou ao hospital com complicações.

Notas

Recado – O deputado Luciano Bispo (PMDB) mandou ontem, pelo Facebook, um recado: “a quem interessar possa: o meu retorno à Assembléia Legislativa é certo e garantido. Não vamos dar ouvidos a fofocas sem fundamento, fruto do desespero!” O recado teve endereço certo: seus adversários políticos.

0x0

Recesso – A Assembleia Legislativa está em uma espécie de ‘recesso branco’. Em razão das eleições, os deputados só retorna às sessões no dia 03 de outubro, já com os resultados das eleições municipais. Segundo o presidente da Alese, Luis Garibaldi, essas sessões serão repostas no decorrer do mês.

0x0

Reforma – Em Maceió, ontem, durante o Colégio de Presidentes da OAB, Henri Clay, que preside a entidade em Sergipe, propôs nesta o ajuizamento de Ação Direta de Inconstitucionalidade, por parte da OAB Nacional, contra a Medida Provisória que prevê a reforma do ensino médio, lançada pelo Governo Federal.

0x0

Mais médico – Uma vitória do povo brasileiro, do Sistema Único de Saúde (SUS) e de todos que defendem que a população brasileira tenha um serviço público de saúde de qualidade. Foi assim que o deputado federal João Daniel (PT/SE) classificou a prorrogação do Programa Mais Médicos, criado no Governo Dilma.

0x0

Drogas – Os municípios podem ter em breve um reforço no combate às drogas ilícitas. É o que prevê o PLS 304/2016, apresentado pelo senador José Agripino (DEM-RN), que obriga a União repassar às prefeituras municipais pelo menos 70% dos recursos do Fundo Nacional Antidrogas (Funad).

0x0

Reforma – O senador Wellington Fagundes (PR) acha que, após as eleições, o Congresso deve iniciar os debates de reformas essenciais para o país, como a política, a trabalhista, a previdenciária e a tributária. No caso da reforma política, diz que as mudanças devem promover a atuação política dos anseios da sociedade.

Conversando

Redes – Segundo Ademar Queiroz, o ser humano gosta de viver em comunidade e esse conceito ficou ainda mais amplo com o uso das redes sociais.

Doações – Candidatos estão conseguindo doações expressivas de pessoas que não têm condições financeiras. O TSE está de olho nesses excessos.

Pesquisa – O Instituto Única registrou ontem [sexta-feira] no TRE pesquisa eleitoral que vai ouvir mil pessoas e será publicada dia 29 no “Jornal do Dia”.

Mais uma – Quem também iniciou pesquisa, na sexta-feira, foi o Dataform, com registro no TRE na quarta-feira. A divulgação está prevista para segunda-feira.

Atentem – A próxima semana é definitiva para os candidatos a prefeito e vereador. As mudanças dependem do voto de cada eleitor consciente.

Greve – Representante do Sindilimp fala sobre péssimas condições de trabalho na Cavo e diz que greve será iniciada neste sábado.

Torre – Beth Costa posta nas redes: Dá-lhe Torre! Eles eram péssimos na coleta de Lixo, mas viraram gênios do marketing.

Funprev – Sales Neto, secretário da Comunicação, explica benefícios trazidos pela utilização de recursos do Funprev. Lamenta má vontade de setores da sociedade.

Iluminação – A Energisa avisa que a responsabilidade e manutenção da iluminação pública passou a ser das prefeituras por determinação da Aneel.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também