Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Governador recebe estudante selecionada como Jovem Parlamentar (Foto ascom)

________________________________________0

Giulia Oliveira Pardo alcançou a maior nota entre todos os participantes do Brasil que concorriam ao Parlamento Jovem Brasileiro, iniciativa da Câmara Federal

Com uma grande ideia, uma pequena menina se destacou para um país inteiro. A estudante do 3º ano do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, Giulia Oliveira Pardo, de 18 anos, alcançou a maior nota entre todos os participantes do Brasil que concorriam ao Parlamento Jovem Brasileiro, iniciativa da Câmara Federal. Na manhã desta sexta-feira, 23, o governador Jackson Barreto a recebeu em seu gabinete para conhecê-la pessoalmente, bem como ao projeto selecionado, que tem como objetivo maior salvar vidas.

Com a nota mais alta (96) entre todos os demais escolhidos no Brasil, o projeto propõe dar maior celeridade aos consertos e manutenções de máquinas destinadas a exames do Sistema Único de Saúde (SUS). Com o feito, ela se tornou a primeira estudante da rede estadual de ensino selecionada para representar o estado de Sergipe e os estudantes sergipanos no Programa Parlamento Jovem Brasileiro.

Sua ideia será apresentada nas Comissões Parlamentares da Câmara dos Deputados, em Brasília, no dia 26 de setembro. Anteriormente, já havia sido selecionado pela Comissão Técnica Legislativa da Câmara como o representante de Sergipe entre os quatro concorrentes locais.

O governador Jackson Barreto declarou-se emocionado com o trabalho realizado e com a sensibilidade da estudante em estar com a mente voltada para um assunto tão sério.

“Como gestor eu passo dificuldades nessas questões. Pela burocracia no serviço público, na área da saúde, enfrentamos dificuldades nesta questão, mas não podemos passar por cima da lei, pois seremos processados por improbidade administrativa. O seu projeto abre um horizonte muito grande, vamos ver se os deputados compreendem a gravidade do problema que você levantou. Você vai descriminalizar as ações emergenciais da área da saúde com o seu projeto. Eu só lamento não estar na Câmara para dar o apoio que o seu projeto merece”, disse o governador, querendo saber se a estudante vivenciou algum problema na família que a estimulou a elaborar o projeto.

A estudante contou que a inspiração veio de sua mãe, que trabalha na ouvidoria do serviço de saúde municipal e contava sobre os muitos usuários reclamando dos equipamentos quebrados. “Ela chegava em casa frustrada por não conseguir resolver. O objetivo do meu projeto é tentar prevenir para que essa máquina não quebre e se quebrar, que cause menos danos possíveis para a população”, explicou a jovem, acrescentando sua satisfação após a conversa com o governador. “Foi muito produtivo, porque acrescentou muito e é bom ver a valorização que o Estado dá a projetos como este”, completou.

De forma pessoal, como estudante ainda em vias de conclusão do ensino médio, Giulia Oliveira não contém a felicidade. “É tudo uma sensação única, porque é muito bom ver o projeto que a gente fez ter conseguido ser aprovado com a maior nota do Brasil, está sendo valorizado e a gente saber que existe grandes chances de ele virar uma lei realmente em âmbito federal”, disse.

Jovem parlamentar

O professor de Filosofia do Colégio Atheneu, Denilson Melo, que foi o orientador da estudante, contou que a iniciativa é uma forma de aproximação das casas legislativas federais, Senado e Câmara, com a população. Há dois anos ele orienta os estudantes e há três esse trabalho é feito com alunos do colégio.

“Sinto-me muito realizado e feliz, porque eu fiz um compromisso comigo mesmo, depois de ter participado da missão pedagógica no parlamento, que é para professores, de que minhas aulas de filosofia não ficariam restritas somente às salas de aula, mas eu queria que meus alunos enveredassem pelo lado da política, de conhecer, participar e ser ativo.”, relatou o professor.

O secretário de Estado da Educação, professor Jorge Carvalho, sugeriu a estudante o apoio do Governo para tentar levar sua ideia à votação. “Dei a sugestão a ela que o Governo poderia pedir aos deputados que assumam o projeto coletivamente, que um projeto de bancada tem mais força e corre de forma mais célere”, ressaltou.

O governador Jackson Barreto aprovou a ideia e elogiou o programa Parlamento Jovem. “Acho que Giulia deve colocar o seu projeto não na mão de deputado A, B ou C. Coloque isso em nome da bancada do Estado para que não tenha conotação partidária, não personalize e faça com que o projeto ande”, orientou.

Durante o encontro, o governador já manteve contato com o deputado federal Fábio Mitidieri, solicitando que ele conversasse com a estudante e o professor orientador, a fim de conhecer o projeto e fazer a coordenação da bancada sergipana na Câmara, em prol da ação da Jovem Parlamentar sergipana. Na opinião do governador, sua ideia vai prestar uma grande contribuição ao serviço público.

Também participaram da reunião o diretor do Colégio Atheneu, Daniel Lemos e o secretário de Estado da Comunicação Social, Sales Neto.

Agência Sergipe de Notícias

Leia também