Aracaju, 28 de março de 2024

Governo entrega cadeiras de rodas anfíbias ao projeto Estrelas do Mar (Foto ascom)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
__________________________________16.25.34

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo e do Esporte, entregou quatro cadeiras de rodas do tipo anfíbias para o projeto Estrelas do Mar, em cerimônia realizada na manhã do último domingo (25), como parte das celebrações da Semana do Turismo. Os equipamentos permitem a pessoas com baixa mobilidade ou deficiência a possibilidade de aproveitar o mar, um dos grandes atrativos do turismo do nosso estado.

Criado há cinco anos, o Projeto Estrelas do Mar, feito por voluntários, contempla mais de 100 jovens. Byron Silva, idealizador do projeto, salientou que o primeiro passo foi dado e que a acessibilidade no turismo passe a ser mais freqüente. “Esperamos que a questão conte com mais visibilidade e que cada vez mais pessoas possam usufruir desse tipo de material”.

O secretário de Estado do Turismo e do Esporte, Saulo Eloy ratificou a importância de tratar as pessoas com deficiência como merecedoras de variadas opções de lazer. Palavras que foram respaldadas por Everton Vieira, presidente da associação de pessoas com deficiência: “As pessoas com deficiência são pessoas comuns, e são consumidores também, por isso esse reconhecimento do Governo do Estado é louvável, e muito valioso para nós”.

A promotora Berenice Andrade, muito envolvida nas questões de acessibilidade, também celebrou a oportunidade dada pela ação da Setesp: “É excelente que esta ação se estabeleça, pois estas pessoas merecem esta opção de lazer comum a todos, que é a possibilidade de um banho de mar, de aproveitar a praia”. Berenice ainda salientou a importância da ação para o turismo: “Divulgar isso é importante para Sergipe, pois pode atrair turistas com necessidades especiais que saberão que tem a possibilidade de aproveitar a praia”.

Luiz Simões, presidente do Aracaju Convention Bureau, também foi outro a exaltar a importância da ação, principalmente pela celebração da Semana do Turismo. “Primeiramente, ações como essa fazem com que o turismo em si seja divulgado, e que seja lembrado que é um importante segmento para a economia”. Completou dizendo que “valorizar a acessibilidade é importante pois todos os segmentos da economia tem que se adaptar para contemplar todos os cidadãos, inclusive os com necessidades especiais”.

O que é o Estrelas do Mar

O Projeto Estrelas do Mar é uma alternativa de lazer não só para pessoas com necessidades especiais, mas também para diversos jovens voluntários, que fazem questão de ajudar. O projeto utiliza o bodyboard, surf e educação física como forma de inclusão social, em um clima de interação e alegria.

Ascom Setesp

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também