Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

A ILUSÃO DE ÂNGULOS DISPERSOS

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O Instituto Paraná manteve ontem a mesma tendência da pesquisa anterior. Edvaldo Nogueira (PCdoB) deu uma subida de aproximadamente cinco pontos. Valadares Filho (PSB) também. O prefeito João Alves Filho (DEM) sofreu uma queda de 0,5%, mesmo com a visível melhora em seu programa eleitoral. Pela avaliação do instituto, haverá segundo turno, mas deixa margem para o bloco que apoia Edvaldo Nogueira sonhar com vitória no primeiro.

Números de pesquisas são um segredo que os próprios avaliadores desconhecem. Está lá um percentual que se põe no ar como ‘absolutamente’ real, quando na realidade obedece a uma proporcionalidade distante entre o mínimo e o máximo do eleitorado total. Toda pesquisa é sempre um ponto de interrogação. Atende a um determinado segmento político e é posto em dúvida por demais grupos que estão na disputa. O resultado certo e real só no domingo à noite, com a abertura das urnas.

Ontem, um ex-deputado federal, que talvez retorne à política, fortaleceu a tese de que ‘essas pesquisas deveriam ser abolidas de todos os pleitos’. Acha que elas ‘direcionam’ os resultados para o interesse de quem as faz’. informou que na sexta-feira à noite esteve na feira do conjunto Augusto Franco e sentiu que o prefeito João Alves Filho não está tão abaixo, como indicam esses número.

Talvez seja esse sentimento da voz do povo que possa fazer a diferença para todos, dentro da singularidade eleitoral, que leva um dos candidatos à vitória. A partir de agora os números não podem ser tão diferentes nas pesquisas. Elas representam o retrato do momento e não há mais tempo para outros ‘ângulos’. Até sexta-feira, quando serão publicadas mais seis pesquisas, elas devem retratar cientificamente posições mais próximas ao que venha ser real, para que se tenha a mínima convicção de que, quando não se manuseia, as pesquisas são sérias.

PESQUISAS

Reta final, mas ainda sem grandes turbulências para as eleições municipais em Aracaju. A partir de hoje todas as pesquisas que saírem têm que ter semelhanças nos números.

Pesquisa é o retrato do momento e o momento chegou para todos.

QUANTAS

Dia 29 serão publicadas pesquisas dos Institutos alô Sergipe, Verita e Única. Dia 30 saem a do Ibope e Dataform e no dia 1º será divulgada a do Opese.

Quatro delas pagas pelos próprios institutos, conforme o TRE.

DESMASCARAR

Há necessidade de se começar a desmascarar a indústria das pesquisas no período das eleições, porque elas às vezes influenciam maldosamente junto ao eleitorado.

Tem que acabar com a manipulação dos números.

SAÚDE

Edvaldo Nogueira, candidato a prefeito pelo PCdoB, rende-se às provocações das Redes e anuncia publicamente que ‘Rogério não será seu secretário da Saúde’.

A força das redes também demove montanhas…

SISTEMA

Um ex-deputado federal está em dúvida se retorna à política. Só o fará se houver uma mudança no sistema eleitoral a na forma de conquistar voto.

– Não dá para levar propostas ao eleitorado e ser atacado com pedido de dinheiro.

CARREATAS

Moradores da periferia vão sentir falta nas carreatas em seus bairros, porque todas elas eram atração nas ruas que passavam e animavam os moradores.

Independente de quem fosse o candidato.

VALADARES

O senador Valadares (PSB) posta: imperador decreta que pesquisa só é publicada depois que o resultado for visto antes e mostrar ser favorável ao seu súdito preferido.

O senador não denominou o imperador… também não precisava.

AVALIAÇÃO

Segundo avaliação de um político que avalia candidaturas nos municípios. Para ele, o PT fará apenas um prefeito este ano: Chico do Correio, em Glória.

Ele está bem junto ao eleitor em seu município.

SOCORRO

Em Nossa Senhora do Socorro a campanha continua ‘pau-a-pau’, com José Franco e Padre Inaldo muito próximo um do outro.

Nessa reta final os dois devem acelerar ao máximo para chegar ao pódio.

VÍTIMA

Sargento Edgard Menezes, candidato a vereador, em suas andadas por Aracaju, principalmente na periferia, tem ficado perplexo com a situação dos moradores.

– A maioria é vítima da falta de uma ação política eficaz, disse.

TURISMO

Fábio Henrique manterá a Secretaria de Turismo com o seu grupo, mas perderá Esporte que sai da pasta e vai se atrela à Cultura.

Aí sim, quem indica é o deputado federal Luiz Mitidieri (PSD).

ALIADO

O governador Jackson Barreto (PMDB) tem dito que o prefeito Fábio Henrique é aliado e continua integrando a base aliada, onde sempre esteve.

Vê a situação de Socorro como uma questão municipal.

EM BRASÍLIA

O governador Jackson Barreto (PSC) participa hoje, em Brasília, de reunião do núcleo estratégico do Governo, com o presidente Michel Temer.

O grupo faz avaliações e traça estratégias.

É DIFÍCIL

Candidatos a vereador em Aracaju estão com a corda no pescoço. Alguns sequer receberam ‘santinhos’ e a essa altura não há esperança de receber.

Os candidatos majoritários estão em dificuldade.

PREFEITURAS

A maioria dos prefeitos que tentam a reeleição passa por tempo ruim. Com a queda nos repasses do Fundo de Participação, têm dificuldade em pagar salários.

Isso representa milhares de votos contra.

BANCÁRIOS

A greve dos bancários é um direito, segue todos os trâmites legais e por isso mesmo continua sem interferência judicial.

A Fenaban marcou nova rodada de negociação para hoje.

MILITARES

O deputado estadual Capitão Samuel liderou ontem uma ‘grande’ reunião com oficiais da Polícia Militar e dos Bombeiros.

Para ele, a luta continua …

COMPRA

A maioria dos candidatos culpa eleitores pela ‘venda de votos’: “os eleitores faz das eleições, a cada dois anos, uma forma de conseguir qualquer coisa”.

Desde dinheiro, a pagamento de água e energia e aluguel atrasado.

Notas

Greves – A greve dos bancários é legítima para que a classe veja atendidas suas reivindicações junto aos banqueiros que têm lucros exorbitantes. Infelizmente os clientes são os mais prejudicados, porque não pagam seus débitos e quando forem fazer pagam juros e taxas que mantém os lucros dos bancos.

0x0

Contra – Sem ter condições de efetuar pagamento e sem fazer saques, o cliente termina se declarando contra a greve dos bancários, quando não deixam uma única opção para atendimento. Outras greves que devem vir devem ser revistas para atendimento público para que o bancário tenha apoio total.

0x0

Genérico – Projeto de lei (PL) aprovado na Câmara obriga médicos da rede privada a prescreverem medicamentos pelo nome do princípio ativo. A medida já é prevista pela Lei do Genérico para médicos da rede pública. A proposta faculta ao médico o direito de, após a denominação genérica, indicar o nome comercial ou de marca.

0x0

Sonho – O jornalista Ademar Queiroz tem um sonho interessante: ‘quer ver o dia em que os prefeitos eleitos sejam obrigados a cumprir uma lei de metas com prazos bem definidos de suas propostas de campanha’. Talvez seja o sonho de todo. Atualmente é que em janeiro, todos os salários já sejam pagos em dia

0x0

Canabidiol – A Justiça determinou que o governo do Distrito Federal forneça um medicamento feito de canabidiol, substância derivada da maconha, a um cidadão que sofre de epilepsia e atraso do desenvolvimento psicomotor. O remédio não tem registro no Brasil e foi receitado ao paciente por seu médico.

0x0

Lava Jato – O ministro do STF Gilmar Mendes acredita que não houve vazamento de informações da Operação Lava Jato para o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes. Ele comparou as declarações do ministro à previsão de uma chuva. Ontem, Moraes informou que nesta semana haveria nova fase da operação Lava Jato.

Conversando

Moro – Deputada Ana Lúcia (PT) mostra que sociólogo Aldo Fornazieri critica Sérgio Moro na Globonews e jornalista que conduzia o debate interrompe o convidado.

Drogas – O deputado André Moura diz que é necessário educar os jovens para não consumir drogas. Isso beneficia não só os alunos, mais a sociedade.

Visitas – O senador Eduardo Amorim (PSC) tem visitado diversas cidades do Interior do Estado para levar apoio político aos candidatos que apoia.

Baixarias – Será impressão? Mas parece que em todos os grupos foram sustadas [ou reduzidas] as baixarias que partiam de todos os lados.

Campanha – Cezar Britto anuncia que foi lançada Campanha Nacional e Internacional de Liberdade dos presos da Reforma Agrária do estado de Goiás.

Vergonha – Capitão Samuel diz que é uma vergonha a administração admitir que 20 reais são insuficientes e continuar pagando 8 reais para o PM. Vamos exigir solução!

Campanha – Marcio Macedo passou o final de semana no interior, fazendo campanha para vários candidatos do PT a prefeito.

Refúgio – Os hospitais públicos são o único refúgio de quem depende do SUS para vencer doenças e continuar vivendo. É cruel a falta de condições para cirurgias.

Jovens – Na Áustria, os adolescentes se mobilizam contra a extrema direita. Os jovens quando vão às ruas mudam o País

Leia também