Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Profissionais de atenção básica recebem capacitação em Auriculoterapia (Foto ascom)

___________________________________________5

Foram 120 servidores da saúde em curso de tratamento de acupuntura aplicada à orelha

Os profissionais que atuam na atenção básica em diversos municípios sergipanos concluíram nesta sexta-feira, 23, o curso de Auriculoterapia, tratamento de acupuntura aplicada à orelha. Foram 120 servidores da saúde na capacitação ofertada pelo Ministério da Saúde desde o mês de junho, através de aulas nas modalidades de Ensino a Distância (EAD) e presencial.

“Os profissionais foram divididos em dois grupos, com professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Eles já atuam na atenção básica e vão aprimorar suas atuações com mais esse cuidado”, explicou Kátia Maria Menezes de Aragão, da área técnica das Práticas Integrativas e Complementares da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

De acordo com Adriana da Paz Mendonça, da UFSC, o curso pretende construir polos e grupos de discussão de casos para perpetuar a prática coletiva e a educação permanente, além de promover a capacitação individual.

A nutricionista Claudiana Duarte Souza, do município de Salgado, já havia feito outros cursos na área de práticas integrativas e complementares, mas é a primeira capacitação específica que participou em acupuntura auricular. “A capacitação foi muito proveitosa. Vai servir muito para a nossa prática clínica e profissional. Contribuiremos na melhoria da saúde da nossa comunidade”, disse.

Curso

Lançado em maio deste ano para dez capitais em todo o Brasil, o curso de Formação em Auriculoterapia é promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina, em parceria com o Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde. Trata-se de mais uma ação estratégica do Núcleo responsável pela coordenação da Política Nacional de PICS, que busca qualificar as Práticas no Sistema Único de Saúde.

A auriculoterapia é uma técnica milenar, que tem como base os preceitos da medicina tradicional chinesa e é, atualmente, uma das terapias orientais mais populares em diversos países, sendo amplamente utilizada na assistência à saúde. Na capacitação, a especialização foi para aplicação de sementes.

Fonte ASN

Leia também