Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

UMA NOVA ELEIÇÃO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O indicativo é de que as eleições municipais para prefeito de Aracaju cheguem ao segundo turno. Há chances numéricas que favorecem a Edvaldo Nogueira (PCdoB) a liquidar a fatura neste domingo. Mas parece quase impossível. É que se levam em consideração margens de erros, que são absolutamente abstratas. Os percentuais para mais ou para menos não têm nada de exatos, assim como os próprios números das pesquisas.

Dentro do que fotografa a visão do momento, levando em conta a polarização da campanha, os candidatos que devem disputar uma nova eleição são Edvaldo Nogueira (PCdoB) e Valadares Filho (PSB). Como no segundo turno zera tudo, os candidatos têm que trabalhar novas composições, buscando exatamente adversários anteriores para formação de um novo bloco que os leve à vitória.

Não será fácil! Deve ganhar quem tiver maior habilidade para somar forças.

Sem dúvida, o grupo político liderado pelo prefeito João Alves Filho (DEM), que disputa a reeleição, será procurado pelos dois candidatos. É natural que isso aconteça. Caso João decida liberar os partidos que o seguem a adotar a posição que melhor lhes convier politicamente, haverá uma divisão de legendas para os dois candidatos, o que tornará complicado arriscar uma avaliação para o pleito de novembro.

Partidos como o PEN, liderado pelo deputado Robson Viana, e o PPS, presidido por Clovis Silveira, tendem a seguir o governador Jackson Barreto (PMDB), que dá apoio a Edvaldo Nogueira. Outros ficarão com Valadares Filho com certeza. No segundo turno nenhum dos dois contará com a participação dos vereadores eleitos. Parte deles ficará distante do pleito, para se acomodar com qualquer dos dois que se eleja.

Além disso, o eleitor ficará à vontade para tomar decisão de acordo com sua consciência ou com ‘as melhores ofertas’, como é de praxe. As novas eleições não serão tão fáceis, porque cada um tem que reiniciar o trabalho para conquistar o eleitorado que não esteve com ele durante o primeiro turno.

Por enquanto, ainda é muito difícil um palpite quanto ao resultado final…

VÍDEO

Um vídeo que circula nas redes exibe o ex-governador Marcelo Déda mostrando como Capela era antes e depois do então prefeito Manoel Messias Sukita.

Encerra: “não troque o certo pelo duvidoso” e numa montagem pede voto para Sukita.

ABSURDO

Eliane Aquino, viúva de Marcelo Déda e candidata a vice-prefeita pelo PT, condenou o uso da imagem: “é um absurdo! Ninguém se atreveu a fazer isso”, disse.

E lembrou que na sua coligação não pode usar a imagem de Déda.

FALAR

Eliane Aquino disse que falaria com Sukita para retirar o vídeo das redes e grupos sociais. Considerou um desrespeito a Marcelo Déda.

Há incômodo entre petistas, porque tudo aconteceu em outra época.

SUKITA

Manoel Messias Sukita disputa a Prefeitura de Japaratuba acha que o vídeo é de um ‘amigo falando para outro’ e que Déda deixou um legado em Capela.

– Para mim ele deixou muitas saudades, disse.

PALANQUE

Sukita disse que em Aracaju apoia a candidatura de Edvaldo Nogueira e revela que se for eleito fará uma homenagem a Marcelo Déda em Japaratuba.

Admite que o áudio ajuda a sua campanha.

PERCEBAM

Um candidato a vereador, de razoável porte financeiro, para seu carro importado nas imediações do Parque da Sementeira e atende a poucas lideranças de bairros.

Todos entram com uma pasta e saem rápido.

FOTOGRAFIA

O morador de um dos prédios percebeu o movimento, que ocorre pelo menos três vezes por semana, e fez fotografias, mas está com receio de divulgá-las.

Fica a dica para o Ministério Publico Eleitoral (MPE).

ROGÉRIO

O presidente regional do PT, Rogério Carvalho, está fazendo campanha para candidatos do partido em cidades do interior e acompanha Jackson Barreto pelos municípios.

Não se preocupou em Edvaldo Nogueira dizer que ele não seria Secretário da Saúde.

RECEPTIVIDADE

O prefeito João Alves Filho (DEM) não acredita que tenha apenas 10% do eleitorado hoje, como mostrou a pesquisa Paraná, via TV-Atalaia.

Avalia isso pela experiência e pela receptividade do eleitorado.

REUNIÃO

Está marcada para hoje uma reunião do prefeito João Alves Filho com o presidente do Sindilimp e participação de alguns secretários.

Desconfia-se que tem algum auxiliar envolvido na questão do lixo.

SEM DÚVIDA

Está muito claro e não resta a menor dúvida que a coleta do lixo em Aracaju virou uma questão política, que se arrasta desde a realização da concorrência.

Por trás teria uma empresa que não quer largar o osso.

DE UM LADO…

A coligação do candidato a prefeito de Aracaju pelo PSB, Valadares Filho, não tem a menor dúvida que a disputa está no segundo turno.

Inclusive já trabalha para uma nova campanha para um novo pleito.

…E DO OUTRO

Já pelas contas do pessoal ligado ao candidato do PCdoB, Edvaldo Nogueira, as chances de vitória já no primeiro turno começam a ser grandes.

Os cálculos são feitos em cima dos indecisos.

CICLOVIA

Valadares Filho, candidato do PSB a prefeito, reclama que em avenida movimentada não há ciclovia, apenas a escuridão que corrobora para aumento da insegurança local.

E garante: “Vamos mudar com a força jovem!”

BANCOS

Os bancos não abrem hoje. Os bancários decidiram manter a greve. Tudo bem como uma forma de reivindicar direitos dos bancários.

Muito mal quando prejudica setores da sociedade.

CAMPANHA

A greve dos bancários, que já dura 23 dias, fez um estrago positivo nas campanhas eleitorais. O dinheiro circulou menos e inibiu a compra de votos.

Embora, para esse casos, nem sempre a greve fecha as portas.

DISCURSO

O senador Eduardo Amorim (PSC) tem se dedicado às campanhas municipais quase em tempo integral. Aproveita o momento e faz discursos contra o Governo.

Passa a impressão que será candidato a governador em 2018.

Notas

Velho Chico – A Agência Nacional de Águas (ANA) prorrogou até 26 de março de 2018 o início da operação do Projeto de Integração do rio São Francisco. A mudança de prazo consta da Resolução nº 1.133/2016, publicada no Diário Oficial da União de 21 de setembro. É o terceiro adiamento do início de operação do projeto.

0x0

Vilões – Empréstimos e cartões de loja são principais vilões da inadimplência, segundo pesquisa realizada em 27 capitais com consumidores inadimplentes pelo SPC Brasil. De acordo com o levantamento, sete em cada dez entrevistados que contrataram algum empréstimo estão inadimplentes porque não pagaram as parcelas em dia.

0x0

Bem-Estar – No ranking geral das 27 capitais, Aracaju é a sétima colocada em pesquisa realizada pelo Índice de Bem-Estar Urbano (Ibeu). A pesquisa foi realizada pelo Observatório das Metrópoles, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A primeira colocada é Vitória (ES).

0x0

Carandiru – O Tribunal de Justiça de São Paulo anulou os quatro julgamentos que condenaram 73 policiais militares pelo Massacre do Carandiru. Três desembargadores entenderam que não há elementos para mostrar quais foram os crimes cometidos por cada um dos agentes que foram condenados.

0x0

Redução – Está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), do Senado Federal, aguardando indicação de relator, a proposta de Flexa Ribeiro (PSDB-PA) que altera a representação por estado na Câmara dos Deputados para a próxima legislatura (2019-2023) e que deve reduzir o número de parlamentares.

0x0

Resposta – Está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) projeto do senador Roberto Requião (PMDB) que modifica a Lei do Direito de Resposta nos meios de comunicação (Lei 13.188/2015). O objetivo do parlamentar é explicitar a forma como deve ocorrer a resposta na televisão e no rádio.

Conversando

Correria – Período em que os candidatos estão atentos e dando os últimos retoques na campanha, para avançar ou para manter posição.

Futuro – Eduardo Amorim em entrevista fala sobre o futuro da ‘nossa economia; qual a nossa participação no pleito 2016 e nossos planos futuros’.

Ensino – André Moura diz que atitude do Governo Federal de repensar o ensino médio por meio de MP é para melhorar o aproveitamento e a diminuir a evasão escolar.

Construção – O Índice de Confiança da Construção (ICST) subiu 2,1 pontos em setembro, atingindo 74,6 pontos, o maior nível desde junho de 2015.

Gratuita – Após eleições, Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do Senado, poderá analisar passagem aérea gratuita para idoso de baixa renda.

Caçamba – Proprietário de caçamba diz que há quatro meses não recebe da empresa Cavo. Promete fechar o acesso da empresa hoje.

Mototáxi – Vereador Gerson Taxista defende projeto da Prefeitura de Aracaju que regulamenta serviço de mototáxi.

Brincadeira – Lucimara Passos diz que projeto de regulamentação do mototáxi é uma “brincadeira com o povo de Aracaju”. Classifica ação como eleitoreira.

A limpo – Tem-se que colocar este País a limpo, prender todos os corruptos e fazer um país digno dos brasileiros que têm vergonha na cara. Mas, quem?

Leia também