Aracaju, 29 de março de 2024

Fim do blá-blá-blá

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Os candidatos a prefeito e vereador encerram nesta quinta-feira as participações no horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão. Neste último dia, vão agradecer à população pela paciência de tê-los assistido e garantir que, se eleitos, cumprirão todas as promessas feitas durante a campanha. Não existe pesquisa para medir a aceitação pelo eleitor das propostas apresentadas no horário eleitoral, mas é certo que boa parte dos votantes não levou em conta as aparições dos candidatos para se definir por um deles. Todos sabem que as ideias apresentadas fazem parte de um jogo de marketing dos publicitários e que os eleitos não as levarão em conta no decorrer de seus mandatos. Portanto, praticamente tudo que foi dito no horário eleitoral não deve ser levado a sério, pois não passou de um enfadonho blá-blá-blá.

Rumo ao 2º turno

Pesquisa do Instituto Única publicada hoje pelo Jornal do Dia aponta para um 2º turno em Aracaju. Edvaldo Nogueira (PCdoB) lidera com 32,6%, Valadares Filho (PSB) tem 26,1%, João Alves (DEM) 5,2%, Dr. Emerson (Rede) 2,6%, João Tarantela (PMN) 1,9%, Sônia Meire (Psol) 1,4% e Vera Lúcia (PSTU) 1%. Brancos e nulos ainda somam 15,3% e 13,9% dos eleitores se disseram indecisos. A margem de erro é de 4 pontos percentuais. Feita entre os dias 23 e 27 últimos, a pesquisa foi registrada no TRE com o número SE-03818/2016.

Cara a cara

A TV Sergipe promove, a partir das 22h de hoje, o último debate entre os candidatos a prefeito de Aracaju. Três dos sete prefeituráveis podem participar, porem João Alves Filho (DEM) já avisou que não vai. Aliás, não é novidade, pois ele sempre fugiu dos confrontos de ideias. Portanto, apenas Edvaldo Nogueira (PCdoB) e Valadares Filho (PSB) participarão do debate, a ser mediado pela experiente jornalista Susane Vidal.

Justificando

O eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral e não votar domingo próximo deve justificar a ausência ao pleito. Quem se encontra nessa situação tem até 60 dias para apresentar a justificativa em qualquer cartório eleitoral, mas o ideal é que o formulário seja devidamente preenchido e entregue no próprio dia da votação, nos postos de justificativa.

Força federal

O Exército e a Polícia Federal vão garantir a tranquilidade em 12 municípios sergipanos. Autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral, o reforço na segurança ocorrerá em Estância, Lagarto, Itabaiana, Canindé, Socorro, Japaratuba, Pirambu, Boquim, Capela, Dores, Ribeirópolis e Poço Verde. Segundo o ministro do TSE, Herman Benjamin, o governador Jackson Barreto (PMDB) se manifestou favorável ao envio da força federal para garantir a segurança e a ordem nos 12 municípios.

Voto acompanhado

Mesmo que não tenha feito o pedido antecipadamente ao juiz eleitoral, o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida poderá contar com o auxílio de uma pessoa de sua confiança no momento de votar. Nesse caso, uma segunda pessoa será autorizada a ingressar na cabine e poderá, inclusive, digitar os números na urna. Vale ressaltar que esta pessoa não pode estar a serviço da Justiça Eleitoral nem de partido político.

Inimigos do povo

Você ainda lembra quais foram os vereadores que aprovaram o exagerado aumento do IPTU em Aracaju? Só para lembrá-lo, eis a relação dos inimigos do povo: Anderson de Tuca, Robson Viana, Dr. Agnaldo, Adelson Barreto Filho, Manoel Matos, Valdir Santos, Renilson Felix, Dr. Gonzaga, Ivaldo José, Augusto do Japãozinho, Jailton Santana, Adriano Taxista e Agamenon Sobral. Coube ao presidente da Câmara, Vinícius Porto, o papel de orientar os outros a votarem contra o povo. Lembrem-se destes camaradas quando forem votar no próximo domingo.

O que pode

Hoje é o prazo final para os candidatos fazerem reuniões públicas, comícios e para a utilização de aparelhagem de som fixa. Esta quinta-feira também é a data limite para a realização de debates políticos. Amanhã é o último dia para publicar propaganda eleitoral paga nos jornais. No sábado, termina a propaganda eleitoral com uso de alto-falantes ou amplificadores de som. Carreatas, caminhadas, passeatas e a distribuição de material gráfico também só poderão ser feitos até às 22h do próximo sábado.

Ordem na casa

O Tribunal de Justiça de Sergipe desconsiderou decisão recente da Assembleia, que suspendia a continuidade dos processos crimes contra os deputados estaduais Augusto Bezerra (PHS) e Paulinho das Varzinhas (PTdoB). Ambos são acusados de terem metido a mão grande nas verbas de subvenção do Legislativo. No entendimento dos desembargadores, a imunidade só beneficiaria os acusados se os crimes tivessem sido cometidos na atual legislatura. Augusto e Paulinho também continuam impedidos de colocarem os pés na Assembleia. Misericórdia!

Três a um

Hoje cedo, a Polícia fuzilou os marginais conhecidos por Romarinho, Nininho e Da Barra. Segundo a Secretaria da Segurança Pública, os três reagiram à voz de prisão, atirando contra os policiais. O trio era acusado de ter assassinato do tenente PM Temístoclis, crime ocorrido em Aracaju, na semana passada.

Corda bamba

E o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, manteve as condenações de Lara Moura (PSC) e Elio Martins (PSC), candidatos a prefeito de Japaratuba e Pirambu. Ambos foram condenados por improbidade administrativa sob a acusação de terem tido despesas pessoais pagas pela Prefeitura de Pirambu. A defesa de Lara e Elio informa, porém, que as candidaturas dos dois estão mantidas, até porque os recursos impetrados na Justiça Eleitoral ainda não foram julgados. Então, tá!

Recorte de jornal

__________________________________________________1941

Publicado no jornal aracajuano Folha da Manhã, em 24 de dezembro de 1941.

Resumo dos jornais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também