Aracaju, 12 de maio de 2024
Search

Jackson entrega reforma de Companhia de Policiamento em Carira (Foto Victor Ribeiro)

_______________________________1323

Na ocasião, governador anunciou que nesta quinta, 29, o comandante geral da PM, coronel Marcony, convocará novos excedentes, que a partir de janeiro estarão participando de curso de formação

Na noite desta quarta-feira, 28, o governador Jackson Barreto esteve na sede de Carira, após inaugurar quatro sistemas de dessalinizadores em povoados, para entregar a reforma do imóvel que abriga a da 2ª Companhia do 3º Batalhão de Polícia Militar (PM). A unidade recebeu novos policiais e viaturas, e implementou recentemente motopatrulhamento. A adoção das novas medidas promoveu a queda de cerca de 80% do registro de ocorrências. Durante a solenidade, o governador anunciou que nesta quinta, 29, o comandante geral da PM, coronel Marcony, convocará novos excedentes, que a partir de janeiro estarão participando de curso de formação.

“A 2ª Companhia de Polícia é o sonho do povo de Carira, pois aqui é região de fronteira, onde se faz necessário a presença mais forte da polícia para evitar o tráfico de drogas e oferecer mais segurança à população. Estou feliz pelo município, que é um local estratégico e vivia amedrontado, e pelo trabalho prestado pela Polícia Militar, que vai atuar de forma eficiente na região”, declarou o governador.

A costureira Fernanda Rodrigues elogiou as mudanças da polícia no município e conta que as melhorias na segurança são perceptíveis. “Está ótimo o policiamento em Carira. Deixávamos de ficar na frente de casa, com medo dos bandidos, mas agora não precisamos mais disso. Ontem mesmo voltei por volta das 23h para casa, algo que não fazia antes por conta da insegurança. O trabalho da PM está excelente, não tenho do que reclamar”.

A 2ª Companhia do 3º Batalhão da Polícia Militar possui seis viaturas, e recebeu, nos últimos dias, uma caminhonete modelo Amarok e um Pálio Weekend, que foram incorporados à frota. Outra novidade foi a implementação, no município, de motopatrulhamento. A ação inicialmente contava com apoio de duas motos Lander de 250 cc, porém foi incrementada com duas novas motos XT 660 cc, que já estão em operação.

A estudante Nayara Silva comenta que agora vê viaturas circulando próximo à escola e motopatrulhamento pela cidade. A também estudante Juliana Jesus alega que a ação do Estado em Carira é positiva. “Não esperávamos por esse aumento de efetivo e viaturas da polícia. O governo está incrementando a segurança no município. Antes tinha muito assalto e agora diminuiu”.

Através da reforma, a 2ª Companhia, lotada em Carira, retorna a sua antiga sede. Anteriormente, estava instalada no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), junto com a Polícia Civil, mas o prédio tornou-se pequeno após aquisição de novos equipamentos e aumento do efetivo, que passou de dois policiais em plantão para seis. A chegada de novos servidores é resultado do ingresso de profissionais aprovados no último concurso da PM.

A reforma da Companhia ocorreu por meio de parceria entre a Prefeitura de Carira e empresários da região, que realizaram as adaptações necessárias para que a 2ª Cia do 3º Batalhão voltasse a funcionar no antigo imóvel.

Para o comandante geral da PM, Marcony Cabral, a ampliação da segurança em Carira era uma cobrança do governador. “Assim que assumi o comando, fui cobrado por ele, que destacou sua preocupação pelo município. Aqui conseguimos colocar efetivo condizente com o tamanho, importância e localização de Carira. Para que esses novos profissionais fossem acomodados, fizemos parceria público-privada e esse espaço foi reconstruído”.

O secretário de Estado da Segurança Pública, João Batista, explica que, na época em que o governador solicitou as melhorias, foram registradas várias explosões a caixas bancários em Sergipe. “Felizmente, com as ações que fizemos, acredito que este ano vamos atingir o menor índice de crimes bancários. Carira é caso de sucesso. É um modelo de trabalho que está dando certo. A localização da Companhia é excepcional para o comércio e, conversando com a população, vimos que chegamos ao número pequeno de roubos e furtos no município. Vamos resgatar a sensação de segurança que a população tanto precisa”.

Durante a solenidade de inauguração, houve entrega de medalha de mérito policial ao ex-prefeito João Bosco Machado e aos servidores públicos municipais Antônio Marcelo Nunes e José Alves de Menezes, que contribuíram com a viabilização da reforma da 2ª Companhia.

Investimentos em segurança

Além de anunciar a convocação de novos excedentes do concurso da Polícia Militar, Jackson Barreto afirmou nesta quarta que o governo faz grande esforço para promover melhorias na área de segurança. Ele comentou que, com a formação dos novos soldados, estarão nas ruas mais que o dobro da quantidade de policiais militares previstos no edital.

“Estive ao lado da polícia em todos os seus momentos difíceis, inclusive, na última luta por melhoria salarial, na época de Déda, quando me coloquei a disposição para reabrir as negociações. Em 2014, pediram promoções, que estavam travadas há muitos anos, e de uma só vez fiz mil. Foi um grande ganho para a categoria. E agora, junto com Marcony, estamos viabilizando para que os profissionais tenham progressão em suas carreiras. Coisa que nunca aconteceu na PM”, complementou Jackson.

Fonte ASN

Leia também