Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

JACKSON: ESSE É UM MOMENTO HISTÓRICO PARA OS PMs E BMs

__________________________________________6

JACKSON: ESSE É UM MOMENTO HISTÓRICO PARA OS PMs E BMsm solenidade, o governador promoveu oficiais da PM e Bombeiros e assinou projetos de lei que beneficiam a carreira das categorias

O Governo de Sergipe, por meio da Polícia Militar de Sergipe e do Corpo de Bombeiros, realizou na noite desta quinta-feira, 29, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), formatura solene, com promoção de praças e oficiais das duas corporações e entrega de medalhas do Mérito Policial Militar. Na ocasião, o governador Jackson Barreto reforçou o compromisso do Governo do Estado com a Segurança Pública, não apenas quanto ao reforço de policiamento nas ruas – em 2015, 1 mil novos PMs foram incorporados e 357 excedentes deverão entrar para a força em 2017, encerrando a nomeação de todos os aprovados no concurso – como também no investimento em equipamentos de segurança e na assinatura de projetos de lei que beneficiam a carreira militar.

Os Projetos de Lei assinados pelo governador selam um novo ciclo de valorização e reconhecimento da carreira militar, isso porque asseguram direitos e benefícios tão aguardados pelas corporações. O primeiro deles diz respeito aos vencimentos dos militares, incluídos os dos Bombeiros, que atualmente são distribuídos em rubricas (gratificações, vantagens e adjutórios, que serão transformados em subsídios, ou seja, parcela única e, portanto, irredutível.

Já o segundo Projeto trata da Progressão por Tempo de Serviço. O PL estabelece nova disciplina para a matéria e vai garantir a ascensão de maneira gradual e progressiva aos militares, beneficiando principalmente os praças.

O Comandante Geral da Polícia Militar, o Coronel Marcony Cabral, destacou o papel de Jackson Barreto na história recente de reivindicações e ganhos da PM, fazendo o que nenhum de seus antecessores fez pela corporação. “O governador Jackson Barreto está colocando seu nome na história como o maior governador de todos os tempos para as corporações. Em 2008, ele foi responsável por uma grande mediação de nossos salários, em 2014 destravou diversas promoções e agora nos coloca com seu espírito democrático esses projetos que são tão importantes para nós”, declarou.

“Hoje a Polícia Militar dá um passo muito importante para a consolidação plena da carreira e o governador do Estado de forma muito corajosa e justa consegue fazer o que já se ansiava há mais de duas décadas: criação da carga horária, subsídios, promoção por tempo de serviço. A Polícia Militar passa a ser uma instituição mais forte e mais moderna”, reconheceu o secretário de Estado da Segurança Pública, João Batista.

O Comandante do Corpo de Bombeiros, o Coronel Reginaldo Dória agradeceu e elogiou a postura do governador por sempre manter o diálogo aberto com as categorias. “Impressionante no que diz respeito a dialogar principalmente no que diz respeito às reivindicações, obviamente dentro das capacidades, necessidades que o Estado atravessa, a gente sabe que é difícil, mas o senhor tem sido de uma competência imensurável. Muito obrigado, governador, por atender os anseios que as duas corporações têm”, disse.

O governador Jackson Barreto afirmou estar bastante feliz e reafirmou seu compromisso de continuar trabalhando pela valorização das corporações. “É um dia muito feliz. O governo reconhece e valoriza o papel importante da nossa Polícia Militar, com a assinatura do projeto de progressão de subsídios, da qualificação salarial, agora a convocação dos excedentes da polícia já para o mês de janeiro. Algumas questões menores serão discutidas depois no âmbito legislativo, mas nós estamos sempre abertos para ouvir, discutir e também para pedir compreensão”.

Excedentes

Os excedentes do último concurso da Polícia Militar recepcionaram o governador munidos de uma faixa de agradecimento. Em janeiro, eles passarão por treinamento e serão incorporados.  Uma das aprovadas, Joice Lima Melo, disse que a notícia da nomeação dos excedentes consolida o esforço dos concursados. “A gente vem de um concurso realizado já há dois anos e meio e desse tempo para cá viemos lutando até hoje para que o governador cumprisse sua proposta de campanha, que era nomear 1.200 PMs e ele honrou a sua palavra”.

Promovidos

Foram promovidos 366 militares, entre oficiais e praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Flávia Souza, agora 3º Sargento da Polícia Militar, foi uma deles. “Estou há 14 anos na corporação. Muitas coisas aconteceram, eu me tornei mãe e a promoção acabou demorando um pouco mais. Estou muito feliz e me sinto mais preparada e com um outro olhar para exercer o meu trabalho”, explicou.

A expectativa também foi grande para Mateus Souza, promovido  a sargento. “Estou muito feliz. É mais uma etapa cumprida. O curso já havia terminado há um mês e a gente só aguardava essa data”, disse.

Promovido por merecimento, após 25 anos dentro da corporação, o Cabo Kleber, ladeado pela sua família, disse estar “profundamente orgulhoso” e reafirmou que continuará trabalhando em prol da sociedade no combate ao crime.

Investimentos

O Governo do Estado já investiu mais de R$73 milhões em Segurança Pública. As principais ações nesta área são: o novo sistema de rádio comunicação digital da SSP,  que deverá ser inaugurado em setembro, Sergipe será o único Estado a ter 100% do território coberto com comunicação digital;  aquisição de armas, munições, coletes e equipamento de proteção para as Polícias Civil e Militar;  implantação do CIOSP; 32 bases móveis de Polícia Comunitária; implantação e interiorização do Getam;  implantação do 11º Batalhão de Polícia e Tobias Barreto, com abrangência em Poço Verde, Itabaianinha e Tomar do Geru;  destacamento do Corpo de Bombeiros nos municípios de Lagarto e Propriá.

Além, nos últimos anos o Governo investiu mais de R$17 milhões na renovação da frota de viaturas, de veículos de combate a incêndio, na aquisição de plataforma de combate a incêndio com 57 metros de autonomia, de equipamentos operacionais e de proteção individual e na aquisição de ambulâncias de resgate e de um ônibus para transporte

Oficiais que receberam a Medalha do Mérito Policial Militar:

Coronel:

George André Almeida de Araújo

Tenente-Coronel:

Leonicio Silva Umbelino Júnior

Capitão:

Reuthmann Ezequias Teixeira Tenório Albuquerque Madruga

Artime Alves Costa

Sérgio Augusto Vieira Simões

Ivana Andrea Nunes Simões

Venâncio Gumes Lopes

Marcelo Viegas Mendonça de Araújo

Marina Santos de Araújo

1º Tenente:

Antônio Alexandre dos Anjos Lenik

Ednaldo Monteiro Fontes Segundo/

Thiago Ribeiro Oliveira

2º Sargento:

Vagner Ferreira da Silva

Cabo:

Camerino Silva da Paixão

Promoção de Oficiais

Ao posto de Coronel QOPM pelo critério de merecimento – Polícia Militar: Ten. Cel. Eduardo Henrique Santos.

Ao posto de Tenente Coronel pelo critério de antiguidade – Corpo de Bombeiros: Major QOBM Maria dos Santos de Oliveira Souza

Ao posto de Tenente Coronel pelo critério de merecimento – Polícia Militar: Major QOPM Jorge Tavares de Jesus

Ao posto de Tenente Coronel pelo critério de merecimento – Corpo de Bombeiros: Majores QOBM Angelo Santos Bezerra, Yana Thalita dos Santos Araújo e Sanamy Alves da Silva.

Ao posto de Major pelo critério de antiguidade – Polícia Militar: Cap. QOPM Giorlan Souza Querino e Cap. QOAPM Willigeans Dias de Souza.

Ao posto de Major pelo critério de antiguidade – Corpo de Bombeiros: Capitães Wesley Melo de Santana e Fernando de Argollo Nobre Filho.

Ao posto de Major pelo critério de merecimento – Polícia Militar: Cap. QOAPM Valtemir de Sá Rocha

Ao posto de Major pelo critério de merecimento – Corpo de Bombeiros: Capitães Gideão Oliveira dos Santos e Leonardo dos Anjos Silva

Ao posto de Capitão QOAPM pelo critério de antiguidade – Polícia Militar: 1ºs Tenentes Jorge Braga dos Santos, Milton José dos Santos Madureira e Antônio Carlos Araújo

Promoção ao posto de 1º Tenente PM pelo critério de antiguidade – Polícia Militar: 2ºs Tenentes Gilvânia de Oliveira, Marcelo Luiz dos Santos, Salomão José Santos Silva, José Melo dos Santos, Jair de Almeida Silva, Ademir Pantaleão da Silva e Edvaldo da Cruz de Santana Filho.

Ao posto de 2º Tenente pelo critério de antiguidade – Polícia Militar: Subtenentes José Edmilson Alves Camurça, Emanoel Jacinto Soares, Wellington de Souza Vieira, Anilton Andrade, Jaime Alves Ramos Filho, José Francisco dos Santos e Acácia Henrique Santos.

Ao posto de 2º Tenente pelo critério de antiguidade – Corpo de Bombeiros: Subtenente Gílson Gonçalves Lima

Promoção de Praças ( critério de antiguidade):

A Polícia Militar realizou a promoção de sete 1ºs Sargentos à graduação de Subtenentes QPMP-O, um 1º Sargento à graduação de Subtenente e de 140 soldados à graduação de Cabo QPMP-I . Já o Corpo de Bombeiros promoveu 05 Cabos à graduação de 3º Sargento e 64 Soldados à graduação de Cabo por antiguidade.

Fonte ASN

Leia também