Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

O DEBATE, QUEM GANHOU?

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Terminou pouco antes da meia noite o debate entre os dois candidatos que polarizam as eleições municipais de Aracaju: Edvaldo Nogueira (PSDB) e Valadares Filho (PSB). Foi importante, claro, porque expôs, acima de tudo, a desenvoltura dos candidatos na exposição dos seus projetos e nas ‘alfinetadas’ explícitas.

Em determinados momentos foram ‘picantes’ um em relação ao outro, na tentativa de por ‘casca de banana’ para que o adversário escorregasse nas respostas. Por já ter sido prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira foi posto na parede em relação às obras que teria realizado durante sua gestão.

Valadares Filho percebeu que Edvaldo Nogueira ‘estava nervoso’. Mas Edvaldo o viu ‘desesperado’. São provocações naturais nesse tipo de confronto. O objetivo é tentar convencer o eleitorado que é o melhor, o mais competente e capaz de nocautear o adversário através de uma pergunta apimentada que se transforma em um direto violento no queixo. A queda é inevitável.

Valadares Filho estava mais leve, livre e solto diante das câmeras. Enquanto Edvaldo Nogueira se mostrou mais tímido e em alguns momentos titubeou nas respostas. Não foi um ‘desastre’ como alguns grupos divulgaram através de aliados apaixonados, mas se mostrou acuado diante de perguntas embaraçosas, como a questão da divulgação de ter construído 100 km de ciclovias. Valadares disse que foram 67 km.

E essa situação permaneceu por todo o tempo do debate, com um Valadares Filho mais contundente nas perguntas e irônico nas réplicas e tréplicas. Certamente, se alguma pesquisa fosse realizada hoje para divulgação amanhã, Valadares Filho tiraria pontos de Edvaldo Nogueira, em razão da audiência que teve esse confronto entre os dois nomes que polarizam o pleito.

Em poucas palavras, Valadares ganhou o debate.

VALADARES

O candidato a prefeito pelo PSB, Valadares Filho, vibra com a pesquisa publicada ontem no Jornal do Dia. Para ele, “comprova o que sentimos nas ruas”.

Valadares diz que a pesquisa não deixa dúvida sobre o segundo turno.

EDVALDO

O candidato a prefeito pelo PCdoB, Edvaldo Nogueira, também comemora a pesquisa e diz que ela confirma que “estamos ainda mais perto da vitória em primeiro turno!”

Isso levando em consideração os votos válidos.

NAS REDES

O debate de ontem entre os candidatos Valadares Filho e Edvaldo Nogueira foi assunto predominante nos grupos sociais. Algumas deduções engraçadas e escrachantes.

Nos grupos, Valadares fez mais sucesso.

PESQUISA

Hoje uma nova pesquisa será publicada, a do Ibope pela TV-Sergipe. As avaliações dos Institutos Paraná e Única estão muito diferentes para uma fotografia do momento.

Se a do Ibope mostrar outro cenário no mesmo momento, fica a dúvida.

VIOLÊNCIA

Canindé do São Francisco está dando sinais do crescimento da violência. A perseguição de dois carros de Alagoas a técnicos do TCU, ontem, foi uma intimidação.

A quem interessa impedir inspeção na Prefeitura e Câmara?

DESCONHECIA

O prefeito de Canindé, Heleno Silva (PRB), disse que desconhecia qualquer intimidação a técnicos do TCU e avisou que “se aconteceu na partiu de Prefeitura”.

Heleno hoje conversa com a conselheira Susana Azevedo.

FUJÃO

O candidato do PCdoB à Prefeitura de Socorro, Padre Inaldo, não compareceu ao debate promovido ontem pela radio Xodó FM no município.

José Franco, candidato pelo PSDB, o classificou de ‘fujão’.

DITADURA

Zé Franco aproveitou para dizer que ‘Socorro não tem ditadura. Se existe um grupo de 30 anos, esse grupo trouxe avanço e nós iremos avançar muito mais’.

Em sua campanha o Padre Inaldo detecta uma ‘ditadura’ em Socorro.

PROPRIÁ

O candidato do DEM a prefeito de Propriá, Paulo Dantas, desistiu ontem de disputar o pleito. Iria se explicar em entrevista, mas não foi à emissora.

Parte do eleitor admite que ele não tinha chance.

LAGARTO

O candidato a prefeito de Lagarto pelo PSC, Valmir Monteiro, foi o único a realizar o último comício da campanha na cidade na sede do município, ontem à noite.

Os demais candidatos encerraram nos povoados.

RAZÃO

É que as coligações dos candidatos a prefeito de Lagarto fizeram acordo para que só um deles programasse comícios na cidade, durante o decorrer da campanha.

Só Valmir lembrou de agenda seu comício para o último dia.

TARANTELLA

O candidato a prefeito de Aracaju, João Tarantella (PMN) resolveu se desacorrentar dos portões da TV-Sergipe, onde permaneceu até a tarde de ontem.

Protestava porque não atendia aos requisitos para participar do debate na TV.

PAPO E CAFÉ

Ricardo Franco, que se encontrava na TV-Sergipe, convidou Tarantella para tomar um café e bater um papo. Ele aceitou e os dois conversaram sobre a questão do debate.

Logo após, Tarantella resolveu acabar com o protesto.

PINHEIRO

Ex-chefe da Casa Civil no Governo Albano Franco, Pinheiro Machado morreu ontem em Uberlândia (MG) quando se submetia a uma cirurgia no coração.

Durante o procedimento, Pinheiro teve um infarto.

‘AQUI Ó!’

Aposentados e pensionistas lotaram ontem cash das agências bancárias para retirar seus salários e ficaram irritados quando faltou dinheiro nas máquinas.

Irritada, um pensionista revoltou-se: “aqui ó! Quê eu voto no PT”, disse sob risos.

E A GREVE?

A Federação dos Bancários se reúne segunda-feira para decidir sobre a continuidade ou não da greve, prestes a completar 30 dias.

A tendência é chegar ao fim. A paralisação prejudica a sociedade.

CANDIDATOS

A greve dos bancários se transformou em suplício para candidatos ao pleito municipal, porque as doações nesses dias foram praticamente impossíveis.

Embora, em alguns casos, os gerentes quebram o galho.

POLÍCIA

Agentes da Polícia Federal foram enviados a Lagarto – e outras cidades – para garantir que as eleições sejam limpas e sem abuso do poder econômico.

A presença dos policiais inibe as transações nebulosas.

Notas

Japoatã – O instituto ‘W1-Em Campo’ realizou pesquisa em Japoatã, onde ouviu 400 pessoas, entre os dias 23 e 27 deste mês. Na aceitação estimulada com votos válidos, a candidata do PMDB, Genice, está à frente com 45,1%. Magno (PTN) aparece com 37,3%, Dr. Gimarcos (PSD), está com 12,7%, e Ivete de Branco com 4,9%.

0x0

Rejeição – a pesquisa feita pelo ‘W1-Em Campo’ também revelou a rejeição estimulada dos candidatos [jamais votaria para prefeito de Japoatã]. Gimarcos ficou com 34%, Genice com 17,2%, Ivete de Branco tem 13,6% e Magno está com 9,9%. A pesquisa foi registrada no TSE sob número 00909/2016.

0x0

Itabaiana – O episódio da tentativa de morte do prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, candidato à reeleição, foi abafada. Má contada, a estória terminou no esquecimento e sequer houve registro policial. Desconfia-se que o atentado não passou de péssima ideia do marketing de campanha do candidato.

0x0

Telha – Na cidade de Telha, o candidato do PMDB, engenheiro Flávio Dias tem avançado na preferência do eleitorado. Percebe-se isso pelos seus comícios, que reúne centenas de eleitores, além da receptividade do seu nome entre os eleitores. Flávio tem como adversário o prefeito Domingos Neto (PSC).

0x0

Cartórios – Pessoas que se declararem pobres poderão ser isentas do pagamento de taxas para reconhecimento de firma e autenticação de documentos nos cartórios. É o que prevê o Projeto de Lei do Senado. O texto, do senador Telmário Mota (PDT-RR), está na CCJ, onde aguarda a escolha de um relator.

0x0

Reforma – A PEC da reforma política já está na pauta de votações no Senado. Estabelece cláusula de barreira para o partido ter representação parlamentar. A legenda terá que alcançar um percentual mínimo de votação nas eleições para ter representantes nas câmaras de vereadores, assembleias legislativas e no Congresso.

Conversando

Velho Chico – Relatório enviado pela Chesf comprova que vazão no rio estava mais alto no momento do afogamento do ator Domingos Montagner.

Samarone – Por que Valadares Filho não decolou? Não convenceu ser capaz de andar com as próprias pernas.

Marquinhos – Não surpreende o comentário de Samarone em socorro de Jackson e Edvaldo. Valadares Filho saiu de 12% pra 26%. Então não houve crescimento?

Pensões – Segundo Kennedy Alencar, Temer não deve desvincular regra do mínimo de pensões e benefícios a carentes.

Mais som – Ontem os carros de som circularam em maior número pela cidade. Na região do 13 de Julho, Jardins, São José e Grageru eles rareavam.

Silêncio – Para Fernando Negrão A mensagem que fica não é a corrente prendendo Tarantella. O silêncio dos três, que nada fazem, é que incomoda.

Fantasmas – Ipesaúde informa identificação de 35 mil beneficiários fantasmas encontrados após auditoria realizada o instituto.

Decisão – Aurélio Belém lamenta decisão do Tribunal de Justiça que manteve o afastamento de Augusto Bezerra e Paulinho das Varzinhas.

Assessor – George Magalhães diz que tem assessor incompetente que protege político corrupto. Afirma que pode errar por excesso, mas nunca por omissão.

Leia também