Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Empatados, Valadares Filho e Edvaldo Nogueira vão para o segundo turno

As eleições Municipais de Aracaju só se define em novembro. Os candidatos Edvaldo Nogueira (PCdoB) e Valadares Filho (PSB) vão para uma nova disputa em novembro, quando se define o futuro prefeito da Capital.

O segundo turno era previsto pela maioria de quem fazia avaliações, inclusive pelas pesquisas que erraram em todas as avaliações, dando uma margem razoável de diferença entre os dois. Esses números chegaram a animar Edvaldo Nogueira sobre uma vitória já no primeiro turno.

Valadares Filho reagiu e por pouco não se colocou à frente, perdendo por apenas 0,87% de diferença, quando as pesquisas colocavam Edvaldo Nogueira à frente por mais de 5% dos votos válidos. O debate realizado quinta-feira pela TV-Sergipe, onde Valadares Filho se colocou bem melhor e mais hábil que Edvaldo Nogueira, talvez tenha sido um dos motivos que provocou a reação do eleitorado a seu favor.

A partir de agora será uma nova eleição, em que se inicia todo o trabalho para conquistar o apoio dos candidatos que perderam, entre eles o prefeito João Alves Filho (DEM), que ficou obteve apenas 9,99% do eleitorado, apesar da liderança que exerce na maioria dos pleitos que disputou. A surpresa foi o vereador Dr. Emerson (Rede), que trocou de partido (antes era PT) e conseguiu 9,01%, fazendo uma pesquisa tímida e com pouco tempo de televisão.

O que surpreendeu mesmo foi o número de abstenções: 18,04%, o que demonstra a pouco interesse do eleitorado pelo pleito.

Os resultados – Segundo a Justiça Eleitoral, com 100% dos votos apurados neste domingo (2), Edvaldo Nogueira obteve 99.815 votos, o que corresponde a 38,76% dos votos válidos. Valadares recebeu 98.071 votos, o que equivale a 38,09%. João Alves (DEM), atual prefeito de Aracaju, teve 25.715 votos e ficou em terceiro com 9,99%.

Dr. Emerson (Rede) com 23.190 votos foi o quarto mais votado com 9,01%. Sônia Meire (Psol) obteve 6.436 votos (2,50%), Vera Lúcia (Psol) com 4.278 mil (1,66).

Leia também