Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Sergipe presente na reunião plenária do Fornatur em São Paulo (Foto assessoria)

________________________________________--DSC01190

Representando o Governo de Sergipe, o secretário de Estado do Turismo e do Esporte, Saulo Eloy participou na última quinta-feira, 29, de reunião plenária do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Turismo (Fornatur). O evento foi realizado durante a 44ª Abav – Feira Internacional do Turismo, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP.

Estiveram presentes, além dos secretários estaduais, o secretário Nacional de Estruturação do Turismo do Ministério do Turismo (MTur), Neusvaldo Ferreira Lima e o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz.

Os secretários estaduais ouviram da diretora de Qualificação e Promoção do MTur, Tetê Bezerra,  que o ministério está trabalhando em um novo modelo do Cadastur, cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam na cadeia produtiva de turismo e, é executado pelo MTur em parceria com as Secretarias Estaduais de Turismo, e confirmou  que será criada uma comissão para estabelecer as mudanças propostas.

Com a participação de representantes do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Amazonas e Roraima, a comissão vai apresentar propostas dos estados.

O secretário Saulo Eloy é um dos defensores de mudanças efetivas no modelo atual do Cadastur, que está “ultrapassado e não dá uma visão real do desempenho do setor. É preciso usar novas tecnologias para facilitar o cadastramento, o recadastramento e fiscalização de pessoas físicas e empresas, de modo a evitar a proliferação do turismo pirata em toda a cadeia produtiva”.

Durante a reunião foi feito, também, o lançamento do curso de formação Braços Abertos, desenvolvido por meio de um aplicativo que será disponibilizado a partir de 2017 com o objetivo de capacitar mão de obra para o setor.

Ascom Setesp

Leia também