Aracaju, 29 de março de 2024

ABSTENÇÃO É REFLEXO DOS POLÍTICOS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O que houve de mais preocupante nas eleições municipais deste ano, em todo o Brasil, foi número de pessoas que se abstive de votar. O eleitorado está sem confiança no político, de uma forma em geral, pelo egocentrismo de todos e a indiferença em relação às dificuldades ao cidadão, principalmente aos mais carentes.

A sociedade cansou de assistir perplexa – a apenas isso – a neutralidade dos políticos nas ações favoráveis ao povo e a sua atividade benfazeja quando se trata de grupos aliados, amigos e, principalmente, parentes. Cada líder forma sua ‘tribo’ e parte para atuar em benefício próprio, satisfazendo desejos de um bloco único, sem levantar a cabeça para tentar enxergar e solucionar anseios da população.

O aumento considerável da ausência do eleitor nas urnas – e o desinteresses pelas eleições – é fruto de toda essa repulsa ao povo que o elege, e à ganância com que se debruça na pratica de corrupção e outros delitos, como se tem exposto com o trabalho da Operação Lava Jato. E há necessidade que os políticos reflitam em relação à ganância com que vão aos cofres, em detrimento à miséria de um povo que expõe sua perplexidade apenas faltando às urnas.

A abstenção em Aracaju [somando-se a brancos e nulos] chegou a 38,94%. O bastante para ficar em segundo turno. Triste, mas a ausência é um reflexo de tudo já relatado, que começou com a frieza absoluta nas campanhas e se concretizou com essa ausência significativa na votação, demonstrando absoluta descrença nos candidatos que estavam na disputa.

E agora chega o segundo turno. Edvaldo Nogueira e Valadares Filho têm que mostrar algo mais que anime o eleitor a voltar às urnas, com a certeza de que estará votando para mudar e não para manter esse quadro de descrédito e apatia aos políticos.

COMEÇAM

Valadares Filho (PSB) e Edvaldo Nogueira (PCdoB) já começaram a trabalhar duro na formação de novas composições políticas.

Os dois se declaram animados e conscientes que ganham no segundo turno.

CONVERSA

O candidato do PSB, Valadares Filho, já manteve alguns contatos e terá apoio de todo o PSDB. O vice-prefeito José Carlos Machado está propenso a isso.

Ontem, Valadares recebeu telefonema de Albano Franco sobre esse apoio.

MAIS UM

Quem também já decidiu apoiar Valadares Filho foi o deputado federal Laércio Oliveira, que preside o Solidariedade em Sergipe.

Laércio conversa com João Alves Filho na sexta-feira.

À EXCEÇÃO

O candidato do PCdoB, Edvaldo Nogueira, já avisou que à exceção do prefeito João Alves Filho (DEM) terá conversas com todas as demais lideranças políticas.

Justifica: João é nosso adversário histórico e não nos cabemos no mesmo palanque.

ELEITORES

Segundo ainda Edvaldo Nogueira, essa divergência com João Alves, “não nos impede de busca os eleitores do prefeito em Aracaju”.

– Farei isso sem o menor problema, disse.

REUNIÃO

O governador Jackson Barreto (PMDB) promoveu uma reunião com Edvaldo Nogueira, lideranças de partidos que integram a composição e o marketing da campanha.

Jackson fez análise em que expôs acertos e equívocos que ocorreram.

INCENTIVA

Jackson Barreto disse ao pessoal que “nós ganhamos no primeiro turno e teremos que manter a vitória no segundo”. Não dá para falar em empate.

Admitiu que em relação ao restante do País, a vitória foi significativa.

ENGAJAMENTO

Para Jackson, neste segundo turno todos devem se engajar na campanha de Edvaldo, já que não existem mais eleições para vereador e nem a prefeito.

Chegou a determinar algumas metas…

JOÃO ALVES

Aliados do prefeito João Alves Filho (DEM) ainda não conversaram com ele, mas acham que a tendência natural é a liberação do seu grupo.

Assim, cada um ficará à vontade para apoiar quem quiser.

JOÃO DANIEL

O deputado federal João Daniel (PT) perde a força no alto sertão. Não conseguiu eleger o prefeito de Poço Redondo, onde o MST tem influência no eleitorado.

Em Aracaju, Danilo, filho do deputado, perdeu para vereador.

E A REDE?

Dr. Emerson, candidato a prefeito pela Rede, surpreendeu pela votação que obteve em Aracaju e em 2018 pretende disputar mandato parlamentar.

A Rede elegeu sete vereadores no Estado, dois deles em Aracaju.

REUNIÃO

Ontem Dr. Emerson conversou por telefone com Edvaldo e Valadares, mas não deu nenhuma posição. À noite reuniu-se com membros da Rede, para uma decisão.

Ainda hoje deve anunciar com quem ficará no segundo turno.

COM CLOVIS

Edvaldo Nogueira conversou ontem com Clovis Silveira (PPS), mas o partido terá uma reunião com o diretório, para ouvir a opinião dos dois vereadores eleitos.

Clovis diz que o partido não sairá dividido para o segundo turno.

JAPARATUBA

As eleições em Japaratuba ainda depende de decisão do TSE. É que Lara Moura obteve maior número de votos que o seu adversário Sukita, mas não foi contabilizado.

Da mesma forma acontece em Pirambu com Elio Martins.

RECOMPRA

Segundo o Relatório Reservado, o empresário Albano Franco negocia a recompra da cervejaria Nobel, vendida em 2007 para a então a Schimcariol, hoje Brasil Kirin.

A fábrica da Nobel é em Recife.

MISSA

Hoje, às 18:30 horas, será celebrada missa de 7º Dia para o ex-chefe da Casa Civil Pinheiro Machado, que morreu com problemas cardíacos em Minas Gerais

Quem manda celebrar é o ex-governador Albano Franco.

PREOCUPA

Valadares e Edvaldo querem saber o que passa na cabeça dos 18% dos eleitores que se abstiveram de votar nas eleições em primeiro turno.

Vão trabalhar para reduzir esse percentual que preferiu não votar em ninguém.

RODRIGO

O filho de Pedrinho Valadares [morto em acidente de avião], Rodrigo, presidente do PTB, organizou o partido e conseguiu eleger dois vereadores em Aracaju.

O partido elegeu vários outros vereadores em todo o Estado.

Notas

Baque – Além do filho do ex-presidente Lula que não conseguiu se reeleger vereador em São Bernardo, no Paraná a senadora e ex-ministra Gleisi Hoffmann, o marido Paulo Bernardo e o deputado Zeca Dirceu não conseguem eleger vereadores nas suas bases Londrina e Cruzeiro do Oeste

0x0

Debandada – Insatisfeitos com a conduta da ex-senadora Marina Silva, sete membros do Diretório Nacional da Rede Sustentabilidade anunciaram suas desfiliações do partido. Dentre eles, o antropólogo Luiz Eduardo Soares, um dos fundadores da legenda. O principal motivo para a debandada é o autoritarismo de Marina.

0x0

Recado – Na visita que faz ontem à Argentina, o presidente Michel Temer disse que o alto índice de abstenções nas eleições municipais de domingo é recado da população para a classe política brasileira. Segundo ele, o recado dos eleitores precisa ser assimilado para que políticos e partidos se reformulem.

0x0

Cresce – O PSDB saiu do primeiro turno da eleição municipal deste ano como o partido que mais cresceu na comparação com os resultados do pleito anterior, em 2012. Em número de prefeituras conquistadas na eleição de domingo passado, o partido ficou em segundo lugar, atrás do PMDB.

0x0

Abstenção – O número de eleitores que deixaram de comparecer às urnas neste domingo chamou atenção de especialistas. A eleição municipal deste ano registrou o maior índice de abstenções da história: mais de 25 milhões de cidadãos aptos deixaram de votar em todo país. A taxa é crescente desde 2008.

0x0

Desgaste – Apenas oito dos 71 deputados federais que se candidataram a prefeituras em todo o país foram eleitos em primeiro turno. Isso reforça os sinais de desgaste do cenário político, segundo especialistas ouvidos pela Agência Brasil. O número é quase a metade do registrado nas eleições municipais de 2012.

0x0

Pouco – Este ano, apenas quatro deputados candidatos vão para a segunda turno: Cícero Almeida (PMDB-AL), que disputa a prefeitura de Maceió; Nelson Marchezan Junior (PSDB-RS), candidato em Porto Alegre; Edmilson Rodrigues (PSOL-PA), em Belém; e Valadares Filho (PSB-SE), que concorre à prefeitura de Aracaju.

Conversando

Monica Waldvogel – “Partidos, ideólogos, marketeiros inventam a narrativa que bem entendem. Mas a vida acontece no chão dos fatos (habitat dos jornalistas)”.

Câmara – A renovação alta na Câmara Municipal, sem dúvida foi o processo aberto contra oito deputados e a prisão de dois, às vésperas do pleito.

Difícil – Do humorista Mução: Se está difícil pra você, imagina pra quem vendeu o voto por um botijão de gás?

Grécia – O líder do Governo na Câmara, deputado federal André Moura (PSC), diz que se reformas não forem aprovadas o Brasil vai virar uma Grécia.

Projetos – Palhaço Soneca diz que, apesar das brincadeiras, tem muitos projetos guardados que irão favorecer aos mais carentes.

Circo – Fernando Negrão diz que a nova cara da câmara demonstra que o eleitor cansou do circo de horrores, mas ainda assim quer ver o show continuar.

Escolhas – Denise Sena diz que infelizmente o povo mostra, mais uma vez, a falta de compromisso, com o seu direito de escolhas.

Radiologia – Sargento Edgard pergunta: Quando é que vão comprar uma maquina de radiologia? Pessoas estão morrendo!

Básico – Segundo ainda Edgard, não tem jeito, o povo pobre não tem o básico do serviço público. Não tem saúde, segurança e nem educação de qualidade

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também