04/10/16 - 09:11:33

JAPARATUBA E PIRAMBU PODERÃO TER NOVAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Os municípios de Japaratuba e Pirambu poderão ter novas eleições caso seja mantida a decisão que há contra as candidaturas de Lara Moura em Japaratuba e Elio Martins em Pirambu. As informações foram passadas na manhã desta terça-feira (04), pelo secretário judiciário do Tribunal Regional eleitoral (TRE-SE), Marcos Vinícius Linhares.

Em entrevista ao programa Liberdade sem Censura, Marcos Linhares fez um balanço das eleições no primeiro turno em Sergipe. Ele acredita que o grande número de abstenção se deveu aos escândalos de corrupção e que os problemas com as urnas eletrônicas ocorreram dentro da normalidade.

Sobre as eleições em Japaratuba e Pirambuu, o secretário explica que os candidatos Lara Moura e Élio Martins estão em situação idêntica, já eu os dois tem candidatura indeferida pelo TRE/SE. Linhares explica que tanto Lara como Elio recorreram, e não houve tempo para o julgamento e que eles foram para a disputa com o registro “indeferido com recurso”.

Se o TRE-SE mantiver a decisão de indeferimento, eles continuarão com os votos anulados e será convocada uma nova eleição, se o processo alcançar o “trânsito em julgado”,  independentemente dos quantitativo de votos, haverá nova eleição. Caso o TSE não conseguir julgar sem mais recursos, quem assume a prefeitura, até a nova eleição, será os presidentes das Câmaras de Vereadores.

Com isso, Sukita e Dr Nilton não assumirão as prefeituras de Japaratuba e Pirambu, caso esses resultados sobre o julgamento das candidaturas dos outros candidatos permaneçam como estão e com isso,se o TSE não julgar os processos em tempo tempo, os presidentes das Câmaras assumirão até o julgamento final ou realização de novas eleições.

As informações são do jornalista Marcos Aurélio, no programa Liberdade sem Censura

Munir Darrage