Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

SEM EXAGEROS ESPETACULOSOS

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Os dois candidatos que disputam o segundo turno a prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB) e Valadares Filho (PSB) estão à cata de novos aliados para ampliar composições. Fica claro que nenhum partido vai topar fortalecer uma ou outra chapa, que não seja através de entendimento que leve a algum tipo de vantagem. Participação na administração é a mais cobiçada.

Nas conversas que mantêm com várias lideranças falam com naturalidade sobre esse tipo de negociação. Comum nos acordos políticos…

Edvaldo e Valadares poderiam pensar diferente. Por que não tentar chegar às razões que fizeram 139.723 pessoas se absterem de votar ou terem preferido ‘branco’ e ‘nulo’? Dá exatamente 38,94% dos eleitores. Quer dizer: número superior aos votos que cada um obteve no primeiro turno. Não é estranho? Não! Não é estranho. Esses eleitores devem estar ‘putos’ com os políticos. Decepcionados, desacreditados, frustrados, sem acreditar em nada que eles dizem.

O momento é de absoluto descrédito nos candidatos. O que aconteceu no decorrer de 2015 e continua em 2016 provocou essa descrença absoluta no caráter e nas boas intenções dos políticos. Isso não é bom. Claro que não. Até porque nivelam por baixo os sérios e honestos, que se incluem injustamente na adjetivação mais perversa.

Os dois candidatos estão prometendo construir uma deslumbrante Aracaju, sem explicar como farão em tempos de mais profunda crise. Dentro de um ano, terão que se desculpar – com as caras lisas – do não cumprido. Tudo passa ao cinismo das promessas de campanha que, de todas as formas, aumenta a repulsa do eleitorado. Hoje a sociedade quer ouvir coisas possíveis de fazer sem que, mais tarde, se ponha culpa na crise que sabem e fingem desconhecer.

Os projetos devem ser expostos sem exageros e exibicionismos, todos dentro da realidade de um País que sofre asfixia financeira.

ACONTECEU

O pagamento integral dos aposentados em final de setembro foi um dos motivos para que alguns servidores votassem contra Edvaldo Nogueira (PCdoB).

Acreditaram que o pagamento fora feito em razão do pleito.

DIFERENTE

Percebe-se que o eleitorado de Aracaju está mudado. Mesmo os menos instruídos que reside na periferia. É preciso algo mais para conquistar os votos.

Este segundo turno será uma prova de fogo.

JACKSON

O governador Jackson Barreto (PMDB) estará mais presente na orientação da campanha e nas mobilizações, mas sem querer ficar à frente de tudo.

Detalhe: JB dificilmente suportará não ir às ruas.

IR ÀS RUAS

Um aliado influente de Jackson Barreto acha que ele deve ir às ruas neste segundo turno e trabalhar pela eleição de Edvaldo Nogueira e Eliane Aquino.

– Sergipe todo sabe que a chapa sempre teve o apoio do governador.

ENCONTRO

O candidato a prefeito pelo PSB, Valadares Filho, visitou ontem o empresário Albano Franco em seu apartamento, onde também estava Ricardo Franco (DEM).

Quer o apoio do PSDB em Aracaju e está praticamente fechado.

REDE

Dr. Emerson, da Rede Sustentabilidade, marcou para hoje à tarde o anúncio de quem o partido deve apoiar no segundo turno. Será na Câmara Municipal.

Se seguir a tendência nacional, a Rede pode apoiar Edvaldo Nogueira.

DIFERENÇA

O comentário em Aracaju é de que o diferencial dessa eleição em primeiro turno foi o Dr. Emerson (Rede), porque Vera Lúcia (PSTU) e Sonia Meire (Psol) cansaram.

Vera e Meire batem na mesma tecla há anos.

E O PPS?

Valadares Filho e Edvaldo Nogueira conversaram ontem com o presidente do PPS, Clóvis Silveira. Pediram apoio do partido para o segundo turno.

A Direção Nacional do partido fecha questão contra o PT e PCdoB.

PODE CEDER

Pessoalmente, Clovis Silveira não ficaria onde estivesse o PSC, mas considerou que não deve se influenciar por problemas pessoais e vai seguir orientação da nacional.

Administra a posição dos filados e pode optar por Valadares Filho.

PESQUISAS

Senador Valadares (PSB) posta nas redes sociais: “de virada Valadares Filho desmente pesquisas do Ibope (TV Globo) e Instituto Paraná (TV Atalaia)”.

– Chega ao segundo turno com tendência de vitória.

SONECA

O vereador eleito Palhaço Soneca (PPS) já deixou bem claro que fará um trabalho sério na Câmara Municipal de Aracaju a partir do próximo ano.

Não pretende se imaginar que esteja em um circo.

SANTA MARIA

Segundo uma eleitora do Palhaço Soneca ele seja talvez “o vereador eleito mais sério que vai assumir um mandato para trabalhar pela periferia”.

Soneca faz um trabalho social importante no bairro Santa Maria.

MUITO LONGE

Eliane Aquino (PT) diz que ‘a gente ainda está muito longe de fazer uma política limpa’, principalmente nas disputas eleitorais.

Avisa que no segundo turno ‘vamos fazer diferente’.

SERÁ PAU

O indicativo é que essa próxima campanha será “olho por olho, dente por dente”. Não entre os candidatos, mas nas redes sociais e nos grupos.

Quem for vidraça que se proteja…

PADRE INALDO

O prefeito eleito de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo (PCdoB), vai participar da campanha de Edvaldo Nogueira no segundo turno, em Aracaju.

Inaldo vai trabalhar dando continuidade à sua campanha.

FÁBIO ATUA

O prefeito de Socorro, Fábio Henrique (PDT) também está na campanha de segundo turno em Aracaju, mas fazendo campanha para Valadares Filho (PSB).

Ele disse que agora não poderia mudar de posição.

ALIADO

Fábio Henrique é aliado do governador Jackson Barreto e participa de sua equipe, mas desde o primeiro turno que votou contra o PCdoB por questões municipais.

Hoje, Fábio acha que Valadares ‘tem tudo para ganhar a eleição’.

ROBSON

A expectativa em relação ao deputado estadual Robson Viana (PEN). Há sinalização de que ele poderá optar por Valadares Filho (PSB).

O irmão já se manifestou, mas o deputado não.

Notas

Morubixaba – Está no Blog do Josias, na Folha, “número mais encenado por Lula na Lava Jato é a tentativa de fugir de Sérgio Moro e da força-tarefa de Curitiba. Nesta terça-feira, o Supremo Tribunal Federal abortou mais uma tentativa do morubixaba do PT de escapar dos rigores da primeira instância”.

0x0

Denúncia – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin liberou ontem para julgamento a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). A investigação tramita na Corte desde 2007 e a acusação foi formalizada em 2013.

0x0

Reforma – A Medida provisória (MP) do Novo Ensino Médio sofreu resistência na primeira audiência pública na Comissão de Educação na Câmara dos Deputados. Entidades da sociedade civil que participaram da audiência pediram a rejeição da MP, tanto pela falta de discussão quanto pelo conteúdo.

0x0

Cláusulas – O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), marcou ontem para o dia 8 de novembro a votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que institui cláusulas de barreira para os partidos políticos e o fim das coligações partidárias em eleições proporcionais. Não será fácil a aprovação.

0x0

Cunha – A decisão do STF que autorizou abertura de ação penal contra o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) em razão de contas na Suíça foi divulgada no “Diário de Justiça Eletrônico” ontem e será considerada publicada hoje. Trata-se do acórdão do julgamento, que é um resumo da decisão tomada.

0x0

Mudanças – O presidente do Senado, Renan Calheiros, disse ontem que o resultado das eleições municipais deste ano mostrou a necessidade de mudanças na política brasileira. “Se a política não mudar, vai perder prestígio a cada eleição”, destacou Renan. O grade número de abstenção deixa isso bem claro.

Conversando

Bastidores – As conversas de bastidores continuam firmes para formação de composições que visam o segundo turno. Os partidos também estão se reunindo.

Mudanças – O pessoal de marketing dos dois candidatos promete mais movimentação para preencher um tempo considerado extenso para espaço na TV.

Bertulinio – O vereador Bertulinio Menezes (PSB) não conseguiu a reeleição, apesar do bom mandato que faz na Câmara Municipal.

Cervejaria – O ‘Relatório Reservado’, que publica bastidores da economia, errou ao divulgar a recompra da cerveja Nobel pelo empresário Albano Franco.

Mulheres – Apenas duas mulheres foram eleitas para a Câmara Municipal de Aracaju no pleito deste ano. O plenário terá maioria ampla de homens.

Dia de cão – Ontem um dia de cão nos cahs. Faltou dinheiro para saque e não havia envelopes para depósitos. A greve está se ampliando.

Debates – A TV-Atalaia já reuniu assessores dos dois candidatos para realização de dois debates durante este segundo turno.

Programa – Começa dia 10 o programa eleitoral gratuito na televisão. Cada candidato vai expor propostas e programas pelo período de 10 minutos à tarde e à noite.

Finanças – Tribunal de Contas de Sergipe (TCE) determina aos gestores, em Sergipe, que enviem dados sobre finanças locais.

Leia também