Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

DESCRÉDITO NO VENDEDOR DE ILUSÕES

DIÓGENES BRAYNER – plenario@faxaju.com.br

A campanha para o segundo turno já dá os primeiros sinais tímidos nas ruas. O dois candidatos – Valadares Filho (PSB) e Edvaldo Nogueira (PCdoB) – trabalham para somar novos aliados. Sempre foi assim. Dia 30 se realiza uma nova eleição e o objetivo é trazer para cada bloco quem acompanhou os demais adversários no primeiro turno.

Poucas conquistas foram anunciadas até agora, mas todos vão conhecê-las no decorrer da campanha. As conversas são densas. Tem muita gente envolvida nelas. Tantas, que se tivessem seus nomes divulgados, ninguém acreditaria. Como em todas as campanhas, as composições não são formadas pelos belos olhos de ninguém. Há sempre interesses por trás delas, como é natural na política.

A olho nu enxerga-se mais interesse dos partidos pelo candidato Valadares Filho. O que não é novidade, em razão das siglas que passaram a acompanhá-lo fazerem oposição aberta ao Partido dos Trabalhadores, que foi a legenda mais castigada em todo o País, embora em Sergipe o PT tenha a mesma índole dos demais partidos, com os quais já esteve junto, à exceção do DEM e do PSDB.

Em Aracaju o que mais deve preocupar não são as “costuras” políticas do momento, mas o tamanho da ausência e desinteresse do eleitorado em participar da eleição. Isso deve ser visto com mais atenção pelos candidatos, principalmente nos programas de TV. Eles não devem ter projeto apenas para o futuro, mas oferecer soluções imediatas para o presente.

O eleitor de agora quer saber se os servidores terão salários pagos em dia já a partir de janeiro, qual a solução para o desemprego na Capital e como será tratada a coisa pública. Isso é emergencial. Para ontem. Certamente quem oferecer melhor solução para esses problemas que adubam a crise, pode se sair melhor no segundo turno.

O alto número de abstenções mostra que o eleitor já não crê nos políticos que vendem ilusão.

DISCURSOS

Edvaldo Nogueira e Valadares Filho precisam fazer discursos mais reais para conquistar o montante de eleitores que se absteve por descrédito na política.

Melhorar Educação e Saúde é tema velho e desacreditado.

O NOVO

O tema mais novo e que interessa ao eleitor, por exemplo, é como os dois candidatos vão enfrentar a crise e pagar o salário de janeiro dentro do mês. Qual o milagre?

Não vale culpar o antecessor pelo atraso.

TEM MAIS

O eleitor hoje também quer saber qual o critério de escolha do secretariado. Será por amizade, parentesco, por ter dado apoio ou por puxa-saquismo inútil?

Ou será por absoluta competência?

PROGRAMA

Nos programas eleitorais Valadares e Edvaldo perdem tempo ao falar que farão creches, hospitais suntuosos, escolas eficientes e todo um discurso ilustrativo para o mandato.

O eleitor quer saber qual a saída já, para esse dificílimo momento de crise.

ROBSON

Comentários nos bastidores do próprio PMDB é que a posição de Robson Viana (PEN) em apoiar Valadares Filho foi uma ‘resposta’ ao governador Jackson Barreto.

É que JB negou apoiar sua candidatura, quando João Alves topou indicá-lo.

ROMPIMENTO

Com essa posição do deputado Robson Viana caracteriza-se o rompimento com Jackson Barreto, que já vai preencher os cargos entregues pelo parlamentar.

– Essa não é hora de conciliar, disse um assessor de JB.

TRANQUILO

Valadares Filho disse ontem que está tranquilo para a disputa do segundo turno e animado com o apoio que vem recebendo de outros partidos.

– Volto às ruas na sexta-feira com a força desses apoios, disse.

COM O PPS

Valadares Filho, candidato do PSB a prefeito de Aracaju esteve na sede do PPS para receber mais um apoio para a disputa no segundo turno.

– Juntos seremos mais fortes nessa nova caminhada, disse.

ORIENTAÇÃO

Clovis Silveira, presidente do PPS, não pretendia apoiar o PSB em razão de problema pessoal com o PSC, mas curvou-se à decisão da maioria.

Além de ouvir, claro, a decisão da direção nacional.

TUCANO

A decisão dos tucanos em apoiar Valadares Filho não foi surpresa. Era o caminho natural em razão da posição do partido em relação ao PT e PCdoB.

A direção nacional não permitiria o contrário.

DEMISSÕES

Segundo Capitão Samuel, prefeito que não foram reeleitos ou que seus candidatos perderam estão fazendo demissão em massa das Prefeituras em Sergipe.

Isso já era previsto.

NOVO E VELHO

O vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB) pede ao povo que analise candidatos independentes de discursos “do novo ou do velho”.

A discussão deve ser sobre o momento de agora.

REINALDO

Caso Valadares Filho (PSB) seja eleito em segundo turno, abrem-se vagas para quatro suplentes. Um deles é Nitinho, eleito vereador e deve preferir o mandato na Câmara.

Nesses cálculos, Reinaldo Moura pode retornar à Assembléia.

MUDANÇAS

O governador Jackson Barreto fará mudanças no secretariado logo após o segundo turno, já pensando nos dois últimos anos de seu Governo.

A fonte é dos corredores do Executivo.

ELIANE

Aconteceu ontem uma reunião da candidata à vice-prefeita, Eliane Aquino (PT), com profissionais da assistência social em Aracaju.

Eliane acha que é preciso reconstruir toda a rede.

VEREADORES

Valadares Filho (PSB) diz que ‘a família 40 está crescendo’. Reuniu-se ontem na Aease com o grupo de vereadores que o apóia para tratar da campanha.

– Vamos avivar os laços nesse segundo turno, disse.

BASTIDORES

As reuniões de bastidores aconteceram ontem até altas horas da noite, para a conquista de apoio político na disputa pelo segundo turno.

Em uma certa casa na zona sul havia até churrasquinho em frente.

EM SOCORRO

O Capitão Samuel e o ex-candidato a prefeito de Socorro, Dr Samuel estão montando um grupo político independente, para acompanhar a administração de Padre Inaldo.

Dr. Samuel pretende disputar a Câmara Federal e o Capitão a reeleição.

Notas

Governos – Governador do Piauí, Wellington Dias (PT), diz que Temer promete ajuda aos Estados, mas equipe econômica não vê margem no orçamento para empréstimos emergenciais e nem antecipar recursos de fundos constitucionais. “Parece que existem dois governos: um no Planalto e outro na Fazenda”.

0x0

Reforma – Vários senadores se manifestaram ontem a favor de um esforço conjunto entre o Senado e a Câmara dos Deputados por uma reforma política mais profunda. O Senado deve votar no dia 9 de novembro a proposta que estabelece o fim das coligações nas eleições proporcionais, cria cláusula de barreira para os partidos,

0x0

iPhone – O iPhone 7 pode ter feito muitas pessoas pensarem em trocar o iPhone 6S pelo novo celular. A versão 2016, porém, veio com poucas mudanças significativas e realizar a troca pode não ser tão vantajoso.  Além disso, iPhone 6S teve queda de preço de mais de R$ 1.000 no Brasil, saindo por R$ 2.999.

0x0

Micro – Deputados e empresários elogiaram a lei aprovada terça-feira pelo Senado que permite a regularização fiscal de 660 mil micro e pequenas empresas no País, mas destacaram a necessidade de novas mudanças para incentivar esses empreendedores, para que haja melhores condições de funcionamento.

0x0

Repúdio – Ontem, durante sessão do STJ, os ministros Laurita Vaz, presidente, e João Otávio de Noronha manifestaram repúdio à matéria publicada no portal da revista Veja segundo a qual haveria no âmbito do tribunal “articulação” para favorecer o governador de Minas, Fernando Pimentel, em julgamento de ação penal.

0x0

Temer – O presidente Michel Temer reclamou, ontem, do papel das oposições políticas de buscar a “destruição” dos governos ao longo da história do Brasil. O presidente fez a observação enquanto se dirigia à base governista, para alertar sobre os embates nos próximos dias no Congresso Nacional.

Conversando

Queda – Segundo a Anatel, as operadoras de TV por assinatura perderam 710 mil clientes entre agosto de 2015 e agosto de 2016.

Esperado – É natural que os partidos que apoiaram o impeachment da presidente Dilma (PT) não apóiem candidaturas lideradas pelo PT e PCdoB.

Salários – Governo Federal estuda reduzir os salários iniciais do funcionalismo público, com o objetivo de conter excessos.

Democracia – Cezar Brito diz: Democracia é aprendizado que exige constância e fidelidade para se consolidar. Interromper isto é matar o seu caminhante espírito.

Limites – Fabio Henrique (PDT) diz ter consciência tranquila de que fez o possível dentro dos limites físicos e legais na campanha de Socorro.

Reforma – Marcos Aurélio cobra que senadores sergipanos se posicionem sobre temas polêmicos, como reforma da previdência.

Positiva – A candidata do Psol, professora Sônia Meire, analisa como positiva a sua participação nas eleições municipais.

Balanço – A vereadora eleita Kitty Lima (PPS) faz balanço do seu trabalho em defesa dos animais e agradece votação em massa da população.

Lindemberg – Lula quer o senador Lindemberg para presidente, mais a maioria dos petistas quer Jaques Wagner. Lula apela para a renovação do PT.

Leia também