Aracaju, 29 de março de 2024

QUÊ NOVAS PROPOSTAS?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Segunda-feira recomeça o programa eleitoral na televisão e emissoras de rádio. Cada um dos candidatos, Edvaldo Nogueira e Valadares Filho, terá dez minutos para tentar convencer o eleitorado de que é mais capaz. Não se tem ideia de como virão ou o que dirão, mas certamente embarcarão na velha e batida cantilena de que vão transformar Aracaju em um paraíso [no mínimo].

Mais escolas, mais hospitais e maternidade, melhor mobilidade urbana, muito melhor qualidade de vida, esporte, lazer, avenidas asfaltadas, o ‘diabo a quatro’. Uma cidade dos sonhos. Muita enganação, exagero nas promessas e uma ignorância absoluta do atual momento de crise, que não favorece a qualquer exagero dessa ‘utopia’ eleitoreira.

Há necessidade dos dois candidatos caírem na real, em relação à situação de cada cidade de pequeno porte, como Aracaju, dependente eterna do Fundo de Participação Municipal (FPE).

Venho batendo sempre na mesma tecla: os candidatos precisam explicar como vão fazer tudo que está em seus projetos, se as dificuldades financeiras permanecerão em razão da crise econômica que o País enfrenta. Qual o ‘milagre da multiplicação da grana’? Um detalhe: na TV tudo de alvissareiro para o eleitor ver. Nas redes e grupos toda a criatividade para desqualificar o adversário e o grupo que o apoia.

Será assim dos dois lados, infelizmente.

Na próxima semana tem debate na TV e pesquisas circulando. Uma barafunda eleitoral. Os dois ingredientes ouriçam os grupos rivais e adubam ideias que desqualificam os candidatos. Aliados de Valadares acham que pode acontecer um novo nocaute. O grupo de Edvaldo vê como uma revanche para empatar o jogo nos estúdios.

Enfim, a pesquisa e o debate serão, neste momento, o chute inicial para uma campanha em que o deboche e o esculacho darão a medida de como serão os próximos 20 dias.

ESTÁ BEM

Benedito Figueiredo (PMDB) acha que essa história de adesão mudaria o rumo da campanha se elas não fossem previstas em suas posições partidárias.

– O importante é que ganhamos no primeiro turno, disse.

EUFORIA

Benedito percebe a sensação de euforia dos adversários e considera natural quando se chega a um segundo turno exatamente na reta final.

Não acha ruim a situação de Edvaldo Nogueira e vê chance real de vitória.

MACHADO

Presidente do Diretório Municipal do PSDB, José Carlos Machado anunciou ontem o apoio do partido a Valadares Filho (PSB) em solenidade na sede do partido.

– O caminho foi natural porque erra isso que a legenda queria, disse.

JUNTOS

Para Machado, dentro de um pensamento de futuro, a tendência é que PSDB e PSB podem estar juntos em 2018, para presidente da República e governador do Estado.

De fato, essa é uma tendência que se vislumbra.

CONDOMÍNIO

Em conversas reservada, Machado disse a Valadares que Aracaju era um ‘condomínio com demandas crescentes’ e colocou-se à disposição para ajudar no que for possível.

– Estou às ordens, é só mim convocar, disse.

GUSTINHO

O deputado estadual Gustinho Ribeiro (PRP) disse ontem que o foco agora é a eleição de Edvaldo Nogueira para a Prefeitura de Aracaju.

– No primeiro turno o trabalho foi no interior, mas agora vamos para a Capital, disse.

MAJORITÁRIO

Ivan Leite (PRB), ex-prefeito de Estância, diz que em 2018 pensa em uma candidatura majoritária que pode ao Senado, ao Governo ou até vice-governador.

– Sem definição de algum partido político, disse.

DISCUSSÃO

Chega a informação de fonte bem avisada que os conselheiros Clóvis Barbosa e Luiz Augusto Ribeiro tiveram uma discussão ríspida no TCE-SE esta semana.

Consultado, Luiz Augusto desmentiu de forma veemente.

ESTRANHO

Luiz Augusto estranhou a informação, a qual classificou de ‘boato’, e disse que se dar muito bem com o presidente do TCE, Clóvis Barbosa.

Disse que tem tratado com Clovis sobre questões do TCE sem problemas.

RECOMENDA

Segundo Clóvis Barbosa, o TCE e o MP recomendaram aos prefeitos que paguem todos seus fornecedores no final da gestão por ordem cronológica.

TCE e MP mudaram muito. Hoje recomendam, mas antes determinavam.

GRUPO

O deputado Capitão Samuel e Dr. Samuel, candidato derrotado à Prefeitura de Socorro, estão formando um grupo político que denunciará gestões da atual administração. Também vai fiscaliza as ações do prefeito eleito Padre Inaldo.

DEPUTADOS

Samuel lembra que Socorro perdeu uma deputada [Silvia] que transferiu o voto para Aracaju e o outro deputado [Inaldo] que ‘agora virou prefeito’.

– Agora ganha um Grupo forte com deputado estadual, diz ele.

ACM NETO

Prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), anunciou via redes sociais que virá segunda-feira a Aracaju para dá uma força a campanha de Valadares Filho.

Terá um ato público com a participação de ACM.

SOBRE A CAVO

A Empresa Cavo volta a recolher o lixo em fazer a limpeza de Aracaju, depois de um entendimento para pagamento de dívidas.

Se tivessem conversado antes teria evitar o desconforto.

NAS REDES

A “guerra” já está clara e aberta nas redes sociais, em que o mais competente é aquele que faz o mais duro ‘achincalhe’ ao adversário.

É nos grupos que se percebe que ‘não a virgem nesse puteiro’.

VALE TUDO

No ‘jogo sujo’ dos grupos as regras permitem que se bata do pescoço aos pés, atingindo família, pai, mãe e tudo o mais que se vincule ao candidato adversário.

É um vale tudo que não tem medida certa.

MUITA COISA

Vem muita coisa por aí. Coisa forte em que se desnuda o passado de famílias e aliados opostos. Parte do marketing concluiu que jogar sujo faz bem.

E pior: agrada a eleitores do tamanho da baixaria.

Nota

Inocência – Cezar Britto diz que o STF, por maioria (6×5), decide proibir a tradicional vaquejada, reconhecendo o sofrimento provocado sobre a vida dos animais. O STF, por maioria (6×5), decide revogar o tradicional princípio da inocência, não reconhecendo o sofrimento de uma prisão injusta sobre a vida da pessoa humana.

0x0

Caixa – Os clientes e correntistas da Caixa prejudicados pela greve de 31 dias dos bancários ganharão tempo extra para acertar as contas com o banco. As agências da instituição financeira nas cidades onde foi encerrada a greve abrirão uma hora mais cedo na segunda e na terça-feira para agilizar o atendimento.

0x0

Reeleição – O Senado Federal vai retoma a discussão e votação de temas da reforma política ainda neste ano, como uma de suas pautas prioritárias. Entre os temas recorrentes, está o fim da reeleição para cargos do Executivo. Na quinta-feira passada uma nova PEC foi apresentada sobre o assunto.

0x0

Recesso – O Senado não realizará votações na segunda e última semana deste mês, em virtude do segundo turno das eleições municipais. O presidente do Senado, Renan Calheiros, explicou que não há prejuízos para a sociedade ao destacar que os senadores já votaram projetos prioritários, incluindo medidas provisórias.

0x0

Super órgão – Para a PGR, a PEC que impõe limite de gastos ao poder público pelos próximos 20 anos por meio de reajustes anuais orçamentários pelo IPCA, é “flagrantemente inconstitucional”, porque dará ao Executivo poderes de “super órgão”, que poderia influenciar o Judiciário e o Legislativo, mesmo que indiretamente.

0x0

Fundo – Presidente do PMDB, Romero Jucá apóia criação de fundo público extra de cerca de R$ 3 bilhões para financiamento de campanhas já para as eleições de 2018. Jucá acredita que esta seria uma alternativa viável para os candidatos enfrentarem os pleitos, sem ter de discutir a volta do financiamento empresarial.

Conversando

Ideologia – Valadares Filho diz que tem apoio de partidos políticos, mas mantém ideologia. ‘Sempre defendi a renovação e nada mudará esse meu desejo para Aracaju’.

Sabor de mel – Para Edvaldo Nogueira, “quanto mais difícil o caminho e com mais obstáculos, mais a vitória tem sabor de mel”.

Propostas – Eduardo Amorim diz que o PSDB e Valadares Filho estão juntos para um segundo turno mais forte e para unir as melhores propostas para Aracaju.

Socorro – Deputado Capitão Samuel diz que seu grupo se inicia com várias lideranças locais e dois vereadores eleitos. Socorro terá um grupo qualificado e fiscalizador.

Suplente – Sargento Edgard avalia que se a Lava Jato resolver lavar o Congresso Nacional, todos os suplentes assumem e ainda vai faltar suplente.

Dentro da lei – O secretário do TRE esclarece que órgão age dentro da lei [lógico], sem privilegiar nenhum agrupamento político.

Explicação – Carlos Batalha explica que apenas cumpriu seu papel enquanto secretário de Comunicação ao informa sobre início da instalação do BRT

Sangria – Carlos Batalha admite dificuldades financeiras, mas diz que Prefeitura de Aracaju é vítima de uma sangria praticada contra os municípios.

Móveis – Clovis Barbosa, presidente do TCE, diz que no passado houve casos de prefeitos que levaram móveis da administração após derrota das eleições.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também