10/10/16 - 07:30:58

Governador visita comunidade do bairro São Carlos e anuncia ações (Foto ascom)

O governador Jackson Barreto informou que a partir de segunda-feira, 10, a Secretaria de Estado da Segurança Pública iniciará as providências burocráticas necessárias para a conclusão do PAC no bairro

A realidade de um dos bairros mais pobres de Aracaju não é novidade para o governador Jackson Barreto, que já foi prefeito da capital. Ciente das dificuldades locais, ele esteve na manhã deste sábado, 08, ao lado do Comandante Geral da Policia Militar de Sergipe, Coronel Marcony Cabral, visitando a comunidade para atender uma demanda dos moradores locais: a instalação de um Posto de Atendimento ao Cidadão (PAC) da PM.

A estrutura física para abrigar o PAC foi erguida com recursos arrecadados entre os próprios moradores, mas ainda não foi concluída. O governador Jackson Barreto, após conhecer o local, informou que a partir de segunda-feira, 10, a Secretaria de Estado da Segurança Pública iniciará as providências burocráticas necessárias para a conclusão da obra.

“O Governo vai tomar uma posição junto com a secretaria de Segurança em relação ao PAC, para terminarmos a obra e para dar condições de funcionamento, com a Polícia aqui de forma permanente. Acho o local bom e acredito que do ponto de vista estratégico, da localização escolhida pela comunidade, ele deve ser mantido, não devemos frustrar a vontade da comunidade. Quero trabalhar para deixar pronto até o final do mês”, disse o governador.

De acordo com o presidente do Conselho de Segurança do São Carlos, Cícero José dos Santos, os comerciantes e os demais moradores ajudaram a construir o prédio e todos esperam pela conclusão e instalação efetiva do PAC.

“É muito bom saber que o governador está preocupado com a comunidade. Ele garantiu que, de segunda-feira em diante, já começa a obra do nosso PAC. Toda a comunidade mundo deu sua contribuição para a instalação do PAC”, relatou.

“Houve um investimento e a população vai passar e dizer: eu ajudei”, completou o presidente do Conselho de Segurança do Estado (Feconseg-SE), Ailton Figueroa.

Para o Comandante Geral da PM/SE, Coronel Marcony, a ação desta manhã é uma marca da gestão. Ele faz a ressalva de que, atualmente, a polícia já conta com alternativas mais modernas, como o PAC Móvel, mas isto não inviabiliza a instalação do serviço solicitado pela população do bairro São Carlos.

“O governador do Estado faz questão de pessoalmente visitar as comunidades para conhecer as necessidades e, de uma forma muito prática, resolver aquelas questões que possam ser resolvidas, a exemplo aqui do PAC do São Carlos. É uma obra que vem se arrastando, há um anseio da comunidade por uma presença do Estado através da Polícia Militar na localidade e estamos resolvendo o problema. Vamos nos somar para adiantar a obra e buscar efetivo para que a população possa se sentir mais segura”, informou.

Inclusão social

O governador Jackson Barreto, acompanhado também do secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, João Augusto Gama, e do Coronel Andrade, conheceu ainda as instalações do “Barracão Cultural”.

Ao saber do uso que é dado pela população e verificando as condições precárias do local, o governador também se comprometeu em reformá-lo e estudar uma maneira de levar as ações da secretaria de Estado da Mulher, Inclusão, Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos  (Seidh) para o espaço.

“A comunidade do São Carlos é muito querida para mim e para Gama. Quando fomos prefeitos,  trabalhamos muito aqui”, afirmou, lembrando que foi o gestor responsável pela implantação de  água encanada, luz e construção de escolas na região.

Já o secretário de Planejamento, João Gama, recordou que, quando prefeito de Aracaju, foi  responsável por drenar e pavimentar ruas e regularizar as moradias, dando as escrituras aos seus proprietários.

Ao caminhar pelas ruas do São Carlos, o gestor verificou algumas precariedades e também possibilidades, como a existência de um amplo terreno pertencente ao Estado, ao lado da igreja católica, onde será construída uma quadra poliesportiva.

Fonte ASN