11/10/16 - 04:35:18

HRL atende grande número de vítimas de quedas e de trânsito (Foto Ascom)

Entre a segunda-feira, 3, e o domingo, 9, pelo menos 74 pessoas vitimadas por quedas deram entrada no Pronto Socorro

O Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, na região Centro-Sul de Sergipe, atendeu, na semana passada, um grande número de vítimas de vários tipos de queda, como da própria altura, de telhados e escadas. De acordo com os dados registrados no Sistema Integrado de Informatização do Ambiente Hospitalar (Hospub), do Ministério da Saúde (MS), entre a segunda-feira, 3, e o domingo, 9, pelo menos 74 pessoas vitimadas por quedas deram entrada no Pronto Socorro.

Em comparação à semana anterior, entre os dias 26 de setembro e 2  de outubro, quando foram atendidas 47 vítimas por quedas, o número registrado foi superior em quase 58%. De acordo com os dados do Hospub, durante toda a semana passada,  o Hospital Regional de Lagarto atendeu a 1.224 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Trânsito

De acordo com os dados do Hospub, o número de vítimas de violência no trânsito atendidas no HRL foi maior, se comparado à semana anterior, quando o Pronto Socorro da unidade havia assistido 50 pacientes envolvidos em acidentes automobilísticos, motociclísticos e atropelamentos.

Entre a segunda-feira e o domingo passados, foram atendidas 62 vítimas de violência no trânsito, representando um aumento de 24% na comparação com o período entre 26 de setembro  e o dia 2 deste mês. Somente os acidentes motociclísticos foram responsáveis por 56 desses atendimentos, ou seja, 90% do total. Além destes, o Pronto Socorro de Lagarto assistiu quatro usuários que sofreram atropelamentos e dois por acidentes automobilísticos.

Em relação à violência urbana, os plantões entre a segunda-feira e o domingo passados registraram quatro  casos de agressões físicas, um de vítima de envenenamento, três de ferimentos por armas brancas (faca, facão, canivete) e mais dois por armas de fogo.

No mesmo período, deram entrada no HRL 49 pacientes com traumas diversos, seis por picadas de animais e três por mordidas de cães.  Também na semana passada, o HRL atendeu um usuário que sofreu queimaduras pelo corpo e dez que apresentaram quadro de intoxicação.

Com a filha E.J.S.,  de 9 anos, apresentando quadro de miíase na região da cabeça,  a dona de casa  Wilma dos Santos, de 35  anos, que reside  na cidade de Lagarto,  não viu outra  alternativa senão procurar atendimento no HRL. “Eu a trouxe  na madrugada de terça-feira, 4, passada, pois ela estava reclamando de dores na cabeça. Aqui, minha  filha fez exame de sangue e, no sábado, a médica  a  levou  para o  Centro Cirúrgico. Não tenho do que reclamar, nem dos médicos nem dos enfermeiros. O atendimento tem sido muito bom”,  disse a dona de casa,  ao reconhecer a importância de poder contar com os serviços da unidade hospitalar.

Cobertura

O Hospital Regional de Lagarto é responsável por garantir cobertura assistencial a uma população estimada em 250 mil habitantes, dos seis municípios que integram a Microrregião Centro-Sul de Saúde – Lagarto, Salgado, Simão Dias, Poço Verde, Riachão do Dantas e Tobias Barreto.

No entanto, devido à sua localização estratégica, o HRL atende ainda pacientes advindos de outras regiões do estado, como Campo do Brito e São Domingos, no Agreste, Boquim e Estância no Sul sergipano, além de municípios baianos circunvizinhos e que fazem divisa com Sergipe, como Paripiranga, Adustina, Nova Soure, Itapicuru, Cícero Dantas, dentre outros. O HRL presta assistência nas áreas de Clínica Médica, Ortopedia, Pediatria, Ultrassonografia, Nefrologia e Terapia Intensiva, dispondo de uma UTI com dez leitos.

Fonte e foto: ascom SES