11/10/16 - 13:48:12

Hospital de Cirurgia conscientiza sobre prevenção do câncer (Foto ascom)

 

O Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital de Cirurgia, em parceria com graduandos de Enfermagem da Faculdade Estácio Fase, promoveram na manhã desta terça-feira, 11 de outubro de 2016, uma ação educativa de conscientização sobre o câncer de mama para pacientes e acompanhantes no Hospital.

Quem estava na Admissão do HC recebeu informações e tirou suas dúvidas sobre a prevenção do câncer de mama, os sinais de aparecimento, os fatores de risco e principalmente a importância da realização do auto-exame todos os meses.

A senhora Aparecida, de 48 anos, considerou a ação esclarecedora, porque ela já faz a mamografia anualmente, mas não sabia da importância do auto-exame. “Eu mesma não fazia, mas agora despertou o interesse”, conta.

O enfermeiro Alisson Góes, coordenador do NEP, explica que o Núcleo realizou essa ação, que faz parte da Campanha Outubro Rosa, para divulgar informações que ajudem as mulheres a fazer o exame por conta própria e ao mesmo tempo dar a elas esclarecimentos que as ajudem a ter critério para definir quando devem procurar assistência mais especializada, do médico e da enfermagem, em relação ao câncer de mama. O diagnóstico precoce torna o tratamento mais eficaz: a realização de mamografias de maneira regular diminui a mortalidade por câncer de mama em mulheres acima dos 50 anos de idade em 30 por cento.

Sobre o Hospital de Cirurgia

O Hospital de Cirurgia, fundado em 1923, é um Hospital Geral, com serviços terciários de referência para o Sistema Único de Saúde em atendimentos ambulatoriais, de média e alta complexidade para todo o estado de Sergipe. Mantido pela Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia, é o maior prestador de serviços ao SUS no Estado de Sergipe.

Fonte: Hospital de Cirurgia