Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

TENTATIVA DE REBELIÃO É CONTIDA POR AGENTES EM SOCORRO

 

Uma tentativa de rebelião foi contida por agentes penitenciários nesta terça-feira, 11, no Cadeia Territorial de Nossa Senhora do Socorro (Cadeião). Diversos objetos que seriam utilizados foram apreendidos. Os detentos tentaram se rebelar depois de uma briga durante o banho de sol. Eles reclamam, entre outras coisas, da superlotação da unidade prisional. Inaugurado em 2009, o Cadeião tem capacidade total de 161 vagas, mas no atualmente abriga mais de 300 detentos.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários e Servidores da Sejuc (Sindpen), Luciano Nery, em menos de um mês o número de detentos na unidade prisional quase dobrou. “Com a interdição do Copemcan e do presídio de Glória, e com o Compajaf sem poder ultrapassar o quantitativo de 580 detentos por ser terceirizado, todos os detentos provisórios estão sendo conduzidos para o Cadeião”, afirmou.

Apesar da resolução do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), o efetivo ideal é um agente penitenciário para cinco detentos, no momento da confusão, cinco agentes penitenciários estavam de plantão. Luciano Nery destaca ainda a ausência de Equipamento de Proteção Individual (EPIs). “Os agentes penitenciários trabalham sem coletes balísticos, sem os armamentos adequados e até sem munições. Dessa maneira pé difícil realizar uma segurança com total eficiência”, pontuou.

Por Nara Barreto

Leia também