Aracaju, 28 de março de 2024

PRECISA-SE DE FATO NOVO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNER plenario@faxaju.com.br

Não há dúvida que a campanha começa a ficar monótona. Os dois candidatos – Valadares Filho (PSB) e Edvaldo Nogueira (PCdoB) – já começam a precisar de fatos novos para mudar o rítmo dessa disputa sem entusiasmo. A periferia já se mostra desmotivada para os ‘mesmos abraços, as mesmas propostas, as mesmas músicas e a mesma dança’.

Não dá para suportar mais e se continuar assim a previsão é que ficará nesse zero a zero até 30 de outubro.

A presença do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), deu uma balança fugaz no tom que embala a campanha de Valadares Filho. Foi uma grande festa nos salões do Iate, mas não dá para contabilizar algum ganho de votos para o candidato. Pode acontecer, claro, mas não o suficiente para perceber expressividade. Mas, como se fala, ‘de graça até injeção na testa’, serviu para agitar a galera.

Segunda-feira saiu pesquisa que deu vantagem para Valadares Filho. Hoje sai uma outra do Instituto Única. As duas foram registradas no mesmo dia [05/10], consultadas e tabuladas com diferença de 24 horas. A lógica, dentro da tese de que as pesquisas são retratos do momento, é que o resultado seja muito próximo. Em período tão igual, não dá para Valadares crescer mais, nem Edvaldo avançar ou recuar.

Caso aconteça resultado muito diferente, deixará dúvidas…

No domingo haverá um novo debate. Insisto: se não ocorrer algum fato novo, será uma reprise do confronto que houve segunda-feira à tarde. Mesmas propostas, muitos exageros e até inverdades em relação ao imediatismo de providências, como o pagamento do salário de janeiro do próximo ano dentro do mês.

Será esse rame-rame que não leva a nada. Entretanto, se um dos dois tiver algum tipo de pegadinha escondida na manga, capaz de desconstruir o adversário, poderá liquidá-lo e ganhar o debate. O restante se tornará em armazém de secos e molhados…

SÓRDIDOS

Senador Eduardo Amorim (PSC) lamentou que a campanha de Edvaldo Nogueira utiliza-se de meios sórdidos para atingir a “mim e à minha família”.

Essa tem sido a regra do jogo.

AGREDIDO

Edvaldo Nogueira diz que o candidato mais agredido foi ele e sua vice, Eliane Aquino. “A minha campanha não está sendo agressiva”.

E assim tem sido para todos.

ESTÁ FEITO

A oposição consolidou o bloco em Sergipe, que deve continuar junto até as eleições de 2018, para disputar o Governo do Estado.

Os candidatos em potencial são Eduardo Amorim (PSC) e André Moura (PSC).

ARTICULADO

Ontem, um deputado federal ligado a Jackson Barreto (PMDB) admitiu que seu colega André Moura seja um dos parlamentares muito bem articulado em Brasília.

Pretende disputar o Governo com apoio do Planalto.

AO SENADO

André Moura ou Eduardo Amorim voltarão a formar uma chapa em 2018. Quem não for candidato ao Governo disputará o Senado Federal.

Nesse caso, o senador Valadares (PSB) pode ir para a reeleição.

POR QUE ISSO?

É que a discussão das eleições estaduais é um dos focos do bloco, vislumbrando ou não a possibilidade de Valadares Filho (PSB) chegar a ser prefeito de Aracaju.

Não deve ocorrer mudanças nessa nova composição.

DIFICULDADE

O líder do Governo, André Moura, terá novo desafio para aprovar a PEC da redução dos gastos em segundo turno. Só fará se o Planalto cumprir o que prometeu.

Liberar emendas e distribuir cargos como garantiu aos deputados.

ACM NETO

ACM Neto (DEM) veio a Aracaju gravar para o programa de Valadares Filho. A festa do Iate foi programa por Robson Viana (PEN) para declarar apoio ao candidato do PSB.

Robson levou alguns prefeitos eleitos à festa.

COMBINADO

Uma coisa já ficou combinada: caso Valadares Filho seja eleito vai a Salvador ouvir técnicos que participam da administração municipal.

Quer ouvir o projeto posto em prática em Salvador.

ESTRANHO

O Governo estranhou a inclusão de Sergipe entre os Estados que não conseguirão pagar o 13º Salário dos Servidores este ano. A notícia foi vinculada no ‘Estadão’.

A Fazenda já trabalha para pagamento do décimo terceiro.

ODONTOLOGIA

O candidato Valadares Filho esteve ontem no Conselho Regional de Odontologia para reforçar o compromisso de melhorar, de forma imediata, a saúde pública de Aracaju.

– A saúde é prioridade na minha gestão.

ENFERMAGEM

O candidato Edvaldo Nogueira visitou o Sindicato dos Enfermeiros e disse que era um gestor comprometido não com um Estado mínimo ou inchado:

– Mas com a qualificação dos serviços público.

PESQUISA

A TV-Atalaia divulga hoje à noite pesquisa da Única, registrada dia 05 e concluída ontem. A Única ouviu 100 pessoas em prazo de três dias.

A Atalaia realiza novo debate entre os candidato no domingo.

DEBATES

Novos debates ocorrerão a partir de domingo. Mais outro na TV-Atalaia e o último na TV-Sergipe. É muito debate para pouco assunto.

Existe forma menos repetitiva de conquistar eleitores.

SOCORRO

O candidato derrotado à Prefeitura de Socorro, José Franco (PSDB) está chateado com alguns aliados, porque acha que não vestiram a camisa em seu favor.

Pessoas ligadas a ele acham que a indefinição jurídica foi o maior problema para Zé.

TELEFONEMA

O prefeito reeleito de Salvador, ACM Neto, que veio a Aracaju segunda-feira, não fez visita ao seu colega de Aracaju, João Alves Filho.

Mas lhe telefonou e explicou sua vinda para apoio a Valadares Filho.

PROPRIÁ

As conversas em Propriá é que os grupos políticos do ex-prefeito Renatinho e do DEM, apoiaram o prefeito eleito Yookanaan Santana (PSB).

Objetivo era derrotar do governador, Dr. Valberto (Pros).

DEMISSÕES

Em cidades do interior todos os prefeitos que não foram reeleitos ou não elegeram seus sucessores estão demitindo servidores e vão atrasar salários.

Sentem-se ‘traídos’ por eles mesmo que fossem culpados.

Notas

Lei Seca – Os motoristas devem ficar atentos, pois cometer infrações no trânsito vai ficar mais salgado a partir do dia 1º de novembro. Neste dia, as multas para quem for pego na Operação Lei Seca dirigindo embriagado ou se recusar a fazer o teste do bafômetro sobe dos atuais R$ 1.915 para R$ 2.934,70.

0x0

Socorro – O prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique (PDT), não criará qualquer dificuldade para o prefeito eleito, Padre Inaldo (PCdoB). Fábio encaminhou ofício ontem para Inaldo nomeando a equipe de transição e pedindo que ele indique a dele: “tudo será feito com tranquilidade e transparência”.

0x0

Emendas – O prefeito eleito de Lagarto, Valmir Monteiro (PSC), visitou ontem o deputado federal Fábio Reis (PMDB), em Brasília. O encontro foi cordial, mesmo que os dois sejam adversários no município. Fábio parabenizou Valmir pela vitória e mostrou as emendas de sua autoria em andamento para o município.

0x0

Autoria – O encontro foi adulto entre dois políticos têm compromissos com Lagarto e deixam as divergências para as disputas eleitorais. Valmir Monteiro se comprometeu, e acha que é de direito, identificar como sendo emenda do deputado Fábio Reis qualquer obra no município cujos recursos foram conseguidos pelo parlamentar.

0x0

Expulsão – O Partido da República decidiu abrir processo disciplinar contra três deputados que não votaram a favor da PEC 241, que estabelece teto dos gastos públicos da União pelos próximos 20 anos. A proposta foi aprovada no primeiro turno de votações na noite de segunda-feira, por 366 votos a 111.

0x0

Vaquejada – O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) é um dos signatários do abaixo-assinado apoiando a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Vaquejada, com o objetivo de regulamentar por meio de Lei Federal a vaquejada em todo o território nacional, como evento desportivo e cultural.

Conversando

Aperto – Está difícil. A maioria dos lojistas não vai contratar trabalhadores temporários para o período de final de ano.

Problema – O grande problema é que a maioria dos lojistas acredita que o quadro se mantenha para compras durante o período do Natal.

Grupo – Eduardo Amorim diz que com Valadares Filho “formamos um novo grupo político para tirarmos Aracaju e Sergipe do caos em que se encontram”.

Carteira – Segundo Marcio Rocha, o corte de vagas com carteira assinada no País em dois anos de recessão deve somar quase três milhões até dezembro.

Perolação – Diz Cezar Brito: Choca-me quando escuto na voz de um advogado o mesmo texto receitado na perolação acusatória do Ministério Público.

Sargento Edgard – “Os poderes com orçamentos autônomos, como judiciário, MP, casas legislativas, são contra o limite de gastos, eles mesmos aprovam seus reajustes”.

Questiona – O presidente da OAB, seccional de Sergipe, Henri Clay, questiona constitucionalidade da condenação a partir da segunda instância.

Ocupa – Coronel Vivaldy fala sobre probabilidade da Polícia Militar ocupar guaritas nos presídios para tentar reduzir número de fugas.

Suplentes – Vinicius Porto diz que não irá convocar suplentes de vereadores afastados porque não há dinheiro para isso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também