13/10/16 - 15:37:25

Eficiência energética discutida durante reunião na Sedetec (Foto Danilo França)

Uma discussão sobre soluções de eficiência energética para o Estado de Sergipe, envolvendo empresas parceiras e órgãos do governo. Esse foi o tema da reunião ocorrida essa semana, na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), sob o comando do secretário Chico Dantas.  Atendendo o convite do secretário,  Darci Fontes, diretor de negócios da Fonmart Tecnologia, empresa com sede no Maranhão e que representa no Brasil um consórcio formado por três multinacionais (a portuguesa Telos, a americana Delta Greentech e a chinesa Aidou), esteve na Sedetec acompanhado do diretor de operações, José Augusto de Sá, para apresentar um conjunto de programas na área de energia elétrica, a fim de fomentar o desenvolvimento de Sergipe como um todo.

Em um primeiro momento, Darci Fontes apresentou o programa de eficiência energética da Fonmart voltado para o setor privado, a fim de fomentar a indústria, comércio e o setor de serviços, através do uso de usinas que gerem energia fotovoltaica, inclusive com vistas à implantação de um empreendimento desse tipo no distrito industrial de Nossa Senhora do Socorro, para atender as indústrias da região. “A iniciativa pressupõe um fator de redução de custos das empresas, tornando-as mais competitivas, mais eficientes e ambientalmente responsáveis”, disse ao ressaltar a proposta da Fonmart, de apresentar soluções que possam se tornar programas de governo.

Outro programa apresentado pelo diretor da Fonmart diz respeito ao uso da eficiência energética para o setor público, com geração de energia fotovoltaica para iluminação pública e ainda um programa de gestão  energética aplicada para prédios públicos, que vão impactar em uma redução significativa no consumo de energia. “Estamos empenhados em reunir empresas parceiras que possam levar soluções integradas para nossos clientes, conhecendo inicialmente em que poderemos agregar para o desenvolvimento da área no Estado”, explicou Darci Fontes.

Na reunião ficou ajustado que ainda esse ano a Fonmart vai instalar uma unidade comercial e de planejamento, além de uma mini usina de energia solar aqui no Estado, ambas no SergipeTec. “As negociações para concretização desses dois empreendimentos já estão em fase final. Além disso, a Fonmart vai realizar em parceria conosco e com o SergipeTec, em janeiro de 2017, o I Seminário Sergipano de Eficiência Energética, a fim de fomentar a discussão do tema”, divulgou o secretário Chico Dantas. O seminário deverá abordar a legislação atual, tecnologia, linhas de crédito e oportunidades nas áreas públicas, industrial, comércio e particulares.

Multinacional

O gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios da Delta Greentech (Brasil) S.A., Marcelo Gouveia, participou da reunião fazendo uma breve apresentação da empresa, que no Brasil tem sede na cidade de São Paulo.  “A Delta está presente em vários países, como na Europa, África, Romênia, República Theca, Índia, entre outros, operando em sete áreas de trabalho: energia renovável, componentes, redes, automação industrial, eletrônicos automotivos e soluções de exibição. Somos uma empresa de aparelhos industriais elétricos e fabricantes de equipamentos de telefonia, além de sermos líder global em eletrônica de potência”, ressaltou o representante da empresa que pode vir a ser uma das fornecedoras dos equipamentos.

Estiveram presentes na reunião o presidente do SergipeTec, Manoel Hora, o empresário Sadi Gitz, presidente da Associação de Empresas do Distrito Industrial de Socorro  (Assedis), o superintendente executivo da Sedetec, Carlos Augusto Franco, o presidente da Codise, Rosman Pereira, além de assessores técnicos da Sedetec, do SergipeTec e das empresas convidadas.

Ascom Sedetec