Aracaju, 29 de março de 2024

SURFANDO NA ONDA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Em um restaurante, no feriado do dia 12, um garçom cuidadoso revelou que no primeiro turno votara em Dr. Emerson (Rede) a prefeito de Aracaju. Não sabia a razão da escolha. Talvez “pelo nome diferente”, disse com um sorriso discreto. Confidenciou, a seguir, que havia se decidido por votar em Valadares Filho (PSB): “estou indo pela onda”, disse educado.

Isso é um fenômeno natural durante as eleições: votar em quem cria mais ‘oba-oba’ na reta final.

As pesquisas estão acontecendo. E até se assemelham. Segunda-feira uma nova avaliação será publicada pelo Cinform. Foi registrada dia 12 e serão ouvidas mais uma vez 588 pessoas, como aconteceu no mesmo dia desta semana. Não se sabe a razão do número (seria cabalístico?) e nem o critério da distribuição de eleitores ouvidos nos bairros.

Aliás, foram ouvidas pessoas que residem em 39 bairros de todas as regiões da Capital, mas os números de consultas por cada um deles não obedecem a qualquer lógica. No Jardim foram ouvidas só 07 eleitores e esse mesmo número de consultas aconteceu no Getulio Vargas e no centro comercial.

No bairro São José e no Cirurgia só seis pessoas (cada) participaram da pesquisa. O Capuchinho com 03 consultas e o Salgado Filho com 04, foram os menos ouvidos, enquanto a Farolândia, com 40 eleitores, e Área de Expansão, com 28, foram os mais ouvidos, além de 30 outros bairros restantes.

O resultado publicado puxou essa onda, que já vinha crescendo desde o debate de 29 de setembro, no primeiro turno. A tendência é seguir essa sensação do momento, embora ainda restem 15 dias para concluir a campanha do segundo turno, onde tudo pode acontecer. É só esperar…

JACKSON

O governador Jackson Barreto (PMDB) vai arregaçar as mangas nesses próximos 15 dias para dedicar-se à campanha municipal de Aracaju neste segundo turno.

Participará de eventos, carreatas e vai atuar nos bastidores.

NAS REDES

O senador Valadares (PSB) também trabalha, dentro do seu estilo, nos bastidores da campanha e tem utilizado as redes sociais com maior frequência.

Faz postagens bem apimentadas…

DEBATES

Mais um debate aconteceu ontem entre Valadares Filho (PSB) e Edvaldo Nogueira (PMDB). Agora através de uma emissora de rádio.

Nada de novo, repetitivo e sem conteúdo.

DESGASTE

Os próximos debates que acontecerão vão terminar desgastando os dois candidatos e sem audiência. Valadares e Edvaldo parecem cansados e com pouco raciocínio.

O lenga-lenga que se expõe não favorece a ninguém.

TEM MAIS

A mesma coisa acontece com os programas de TV. Extremamente repetitivos, eles já não interessam aos eleitores que, a essa altura, já têm candidato definido.

De novo só algumas poucas baixarias.

ENGANAM

Além de tudo isso, os programas dos candidatos enganam o povo com suas promessas alegóricas. Os dois não farão nada do que dizem no primeiro ano.

Tem mais: não pagarão salários em dia nem que a ‘vaca tussa’.

DEMISSÕES

Com certeza os dois candidatos vão demitir cargos em comissão, mas para nomear outros de interesse do bloco que os apóia.

Ninguém está nessa luta de graça…

MAIS 10 ANOS

Um empresário otimista de Sergipe disse, ontem, que nenhuma empresa está investindo: “todas estão cortando gastos para sobreviver à crise”.

– Vamos ficar mais dez anos se arrastando, disse.

ROBSON

O deputado estadual Robson Viana (PEN) entrou de corpo e alma na campanha de Valadares Filho neste segundo turno em disputa pela Prefeitura de Aracaju.

Garante que na Assembleia continuará aliado de Jackson Barreto.

NÃO CRÊ

Aliados do governador não acreditam que Robson Viana vai se manter aliado a Jackson ou se segure na base aliada. Admitem que ele vá seguir outro caminho.

Enigmático, um deles disse: “por isso passará muitas carteira (?)”.

JAIRO

O deputado Jairo de Glória (PRB) vai mudar de postura na Assembleia Legislativa e olhar mais para os interesses de sua cidade e do sertão.

Debita a derrota do seu grupo no município ao Governo.

NO SERTÃO

Jairo de Glória revelou a aliados que vai tratar mais dos problemas do sertão, no que se refere à seca, a falta de água e a outros problemas graves da região.

Se não fizer isso, pode comprometer sua reeleição.

DE FÁBIO

O prefeito de Socorro, Fábio Henrique (PDT), disse ontem que a deputada Silvia Fontes, sua mulher, faz parte da base aliada do governador Jackson Barreto.

– Quanto a mim, vou atrás de uma rádio para trabalhar, brincou.

CÂMERAS

O prefeito eleito de Porto da Folha, Miguel de Dr. Marcos (PR) ainda não desceu do palanque. Continua fazendo propostas, como instalar câmeras de segurança na cidade.

Porto da Folha é um dos municípios que passa muita necessidade.

INCIDENTE

Clóvis Silveira, presidente do PPS, disse ontem a Valadares Filho que ele só perde este segundo turno se cometer um ‘acidente de percurso muito grande.

Essa onda está se alastrando…

TELEMARKETING

Empresa de telemarketing está enviando SMS para eleitores de Aracaju, com códigos de outros Estados, reprisando que ‘Edvaldo convidou Rogério para secretário da Saúde’.

A maioria deles tem o código de São Paulo.

CANINDÉ

O Ministério Público de Canindé convocou reunião para hoje com objetivo de discutir com o prefeito e entidades de classe, para tratar da crise financeira do município.

Busca entendimento para definir o pouco que tem.

TRANSIÇÃO

O prefeito eleito Orlandinho Andrade (PDT) tem espaço aberto para discutir a transição em Canindé do São Francisco e tomar pé de toda a situação.

Heleno Silva já definiu a comissão de técnicos para tratar desse assunto.

Notas

Circuito – Começa hoje a primeira etapa do Circuito Agropecuário, reunindo produtores rurais, técnicos e estudantes, que discutirão a produção leiteira sergipana. Acontece em Nossa Senhora da Glória, alto sertão sergipano, com patrocínio do Banco do Nordeste, por meio do Edital de Patrocínios Mercadológicos 2016.

0x0

Destaque – Senadora Maria do Carmo Alves (DEM) destaca iniciativa do presidente Michel Temer (PMDB) de sancionar a Lei 13.348/2016 que libera apoio financeiro da União para os municípios e Distrito Federal, com objetivo de ampliar a oferta de vagas no processo de educação infantil em todo o País.

0x0

Previdência – O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse ontem que a necessidade da reforma da Previdência precisará ser bem compreendida pela sociedade para o texto ser aprovado. “A gente precisa dar uma satisfação muito clara para a sociedade por que razão a reforma da Previdência será feita”, disse.

0x0

Cunha – O juiz Sérgio Moro, decidiu ontem dar prosseguimento à ação penal em que o ex-deputado Eduardo Cunha é réu pela suspeita de manter contas não declaradas na Suíça. No despacho, o juiz concedeu prazo de dez dias para que a defesa de Cunha possa apresentar resposta à denúncia.

0x0

Descontos – Financiamentos do programa Minha Casa, Minha Vida para faixa 1,5, para famílias com renda mensal de até R$ 2.350, passarão a contar com descontos regionais, considerando o déficit habitacional verificado por região. A medida consta de portaria do Ministério das Cidades publicada ontem no Diário Oficial da União.

0x0

Repasse – O Ministério da Fazenda informou na noite de ontem que o governo editou uma medida provisória autorizando o repasse, até o fim deste ano, de R$ 1,95 bilhão aos estados por conta de perdas com as exportações. A compensação financeira da União aos estados exportadores é prevista pela Lei Kandir.

Conversando

Novo apoio – Valadares Filho anuncia mais uma apoio importante: a de João Dória (PSDB) eleito no primeiro turno em São Paulo.

Limite – Sargento Edgard adverte que a falta de limite favorece a corrupção, boa parte dos brasileiros confundem liberdade com libertinagem.

Presídio – Capitão Samuel está solicitando a Jackson Barreto o fechamento do presídio de Glória e transferência dos detentos para Estância.

Renovação – Valadares Filho diz que “Aracaju viveu anos sem um líder que realmente fizesse algo por ela. Mas agora estamos muito próximo do dia da renovação”.

Moradias – Edvaldo diz que “nos seis anos e nove meses que fui prefeito de Aracaju, entreguei mais de seis mil moradias aos aracajuanos, inclusive o bairro 17 de Março”.

Vaquejada – Representante da defesa dos animais, Nazaré Carvalho defende proibição de vaquejadas e cita casos de tortura em eventos desse tipo.

Em defesa – Veterinário defende realização da vaquejada e acrescenta que a prática esportiva não se relaciona à “farra do boi”.

Em Brasília – Cristian Leite fala sobre manifestação com 500 caminhões que irão protestar em Brasília contra o fim da vaquejada

Desmanche – Deputada Ana Lúcia (PT) alerta para o desmanche do estado sob a liderança de Michel Temer e convoca população a se manifestar.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também