Aracaju, 28 de março de 2024

Investidores internacionais podem revolucionar mercado imobiliário do estado Sergipe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

“Os empresários estrangeiros continuam com os olhos voltados para o nordeste brasileiro”, garante o diretor-secretário do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI) e presidente do CRECI Sergipe, Sérgio Sobral. Mais uma vez, o mercado imobiliário sergipano foi representado no Salão Imobiliário de Lisboa (SIL), que ocorreu entre os dias 5 e 9 de outubro, no Parque das Nações, em Portugal. Foram dias de programação intensa promovendo a dinamização do setor através de debates, conferências, palestras, rodadas de negócios e exposições.

Paralelamente ao SIL, ocorreu o Encontro de Outono da Direção da Confederação da Construção e do Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa (CIMLOP). Na ocasião, foram empossados os eleitos para o triênio 2016-2018 dos Órgãos Sociais da entidade, entre eles, Sérgio Sobral, que assumiu mais uma vez a vice-presidência. O deputado federal Valadares Filho foi reeleito representante oficial na Confederação. “Saber que Sergipe integra esta equipe é motivo de orgulho para nós. Nós podemos ampliar as redes de contato, partilhar informações, estimular a criação de parcerias e abrir portas a novas oportunidades e ideias de mercado”, frisou Sérgio Sobral.

A CIMLOP tem como um dos fundadores o Sistema COFECI-CRECI e é composta pelos corretores, imobiliárias, construtoras e todo o mercado imobiliário das nações integrantes. “Esse intercâmbio com países de língua portuguesa nos permite absorver experiências já vivenciadas com a retração do mercado imobiliário nesses países e compartilhá-las com os corretores de imóveis brasileiros”, pontuou Sobral.

Nordeste promissor

Nesta edição do SIL, durante seminário realizado pela Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), o diretor-secretário do COFECI ministrou uma palestra sobre o trabalho que foi realizado para reerguer o mercado imobiliário português e como tal experiência serve de inspiração para retomar o crescimento do setor no Brasil.

“Há algum tempo, o mercado imobiliário de Portugal passou por uma crise semelhante à que passamos hoje no Brasil. Ao angariar investidores estrangeiros, conseguiram contornar a situação e retomar o crescimento. O Brasil é um país de grande potencial e o Nordeste continua sendo a ‘bola da vez’, atraindo a atenção de muitos empresários por ser uma região que conta com sol o ano todo, mão de obra farta, praias nativas e outros fatores que favorecem os negócios. O Brasil ainda tem um déficit de aproximadamente 12 milhões de moradias. E mais: o valor da moeda também é um incentivo para os estrangeiros, que conseguem comprar imóveis e terrenos mais baratos no Brasil. Ou seja, temos muito trabalho pela frente”, afirmou Sobral.

Confiante, ele ressaltou também que uma das propostas da CIMLOP é interligar os mercados europeu, africano e asiático. “Identificamos quatro perfis de investidores: aquele que vem para construir, o que vem em busca da segunda moradia, o que investe em flats e resorts e, por fim, aquele que compra por especulação. As parcerias devem servir de inspiração e a meta é investir em feiras, salões, fundos imobiliários, rodadas de negócios e portais imobiliários. Isto é: aplicar aqui, especialmente no Nordeste, o mesmo trabalho que a CIMLOP realizou em Portugal. “Nós queremos trazer a Sergipe uma comitiva de empresários e investidores. Devemos ainda buscar mais apoio nas autoridades locais para criar uma estrutura de atração de investidores”, concluiu.

T.Dantas Comunicação e Marketing

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também