Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Veja como economizar combustível no dia a dia (Foto: reprodução pixabay.com)

_______________________________________________________888

Alguns cuidados com o carro e boas atitudes na direção ajudam a reduzir os gastos na bomba do posto.

Contar com um veículo próprio para suprir as necessidades de locomoção é uma das maiores comodidades cotidianas. Além de suprir os compromissos do dia a dia, ele proporciona maior ganho de tempo para os momentos de lazer.

Mas, apesar da liberdade e a da independência, manter um carro envolve uma série de despesas fixas, como seguro, impostos e os constantes gastos com o abastecimento.

Ciente das necessidades dos consumidores, indústria automobilística vem investindo maciçamente em pesquisas e desenvolvimento de carros modernos e econômicos, como o Pure Tech da Citroën. Equipando diferentes versões do C3, a nova tecnologia de motor rendeu ao modelo o título de mais econômico de sua categoria.

No entanto, as paradas na bomba de combustível ainda pesam no orçamento dos brasileiros e podem impactar profundamente o orçamento familiar. Para ajudar a reduzir o consumo de gasolina e álcool, reunimos algumas dicas simples para diminuir os gastos. Acompanhe.

Pneus sempre calibrados e conservados

Manter os pneus sempre calibrados de acordo com as especificações do fabricante pode gerar uma economia de até 20% no consumo de combustível. Quando os pneus estão livres de deformidades, a rodagem será mais leve e econômica.

Diminuindo o peso

Quanto mais peso o veículo precisar transportar, maior será o esforço do motor e, consequentemente, o seu consumo de combustível. Verifique se seu porta-malas não está carregando itens desnecessários, como caixas de ferramentas, por exemplo, e tente minimizar a bagagens durante as viagens.

Colaborando com a aerodinâmica

Quando o veículo atinge grandes velocidades, vidros abertos ou acessórios como rack de ou bagageiro de teto e suportes de bicicletas aumentam a resistência do ar sobre a carroceria, dificultando a rodagem do veículo, que irá precisar de mais força do motor. Evite esse tipo de acessórios e feche os vidros nas estradas e vias expressas de alta velocidade.

Nível do tanque

Nem cheio, nem reserva: o ideal é manter o nível do tanque em níveis médios. Isso ajuda a evitar peso desnecessário e colabora com o bom funcionamento do sistema de injeção de combustível.

Dirija sem pressa e com atenção

Sempre respeite a relação de marchas e o giro do motor. Além disso, evite andar em altas velocidades, já que a aceleração elevada demanda maior fluxo de combustível para sustentar o esforço do motor.

 

Por Aline Matos

Assessora de Imprensa (Link Builder)

Leia também