Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Ciclistas da rede estadual conquistam vagas para Jogos Escolares (Foto Eugênio Barreto)

__________________________________________________06

Os estudantes da rede estadual Thiago Vieira da Silva, Bruna dos Santos e Letícia Pereira dos Santos irão para João Pessoa (PB), entre os dias 10 e 19 de novembro

Nesta terça-feira, 18, o kartódromo de Aracaju foi palco das competições de ciclismo dos Jogos da Primavera. Na ocasião, os estudantes da rede estadual Thiago Vieira da Silva (Escola Leandro Maciel), Bruna dos Santos Silva (Colégio Santos Dumont) e Letícia Pereira dos Santos (Colégio Gov. Valadares) conquistaram vagas para participar dos Jogos Escolares da Juventude, em João Pessoa (PB), entre os dias 10 e 19 de novembro.

Entre as alunas atletas ciclistas, os três primeiros lugares foram conquistados, respectivamente, pelas estudantes Bruna dos Santos Silva, Letícia Pereira e Helenilda dos Santos. Já na categoria masculina, o melhor resultado ficou com Cleverton Gomes (Escola Municipal Juscelino Kubistchek), seguido de Thiago Vieira da Silva e Cleverton Santos, que, assim como Helenilda, estudam no Colégio Estadual Leandro Maciel de Rosário do Catete, e são treinados pelo professor Wagner Facion.

A competição de ciclismo contou com três provas: contrarrelógio, pontos e estrada (prova de resistência). O presidente da Federação Sergipana de Ciclismo, Jairo vieira, explica que nos Jogos da Primavera vencem os três alunos atletas que somarem mais pontos nas três provas. Já a técnica do Departamento de Educação Física ((DEF) da Seed, Eulina dos Anjos, comenta que os dois primeiros colocados são os classificados para participar dos Jogos da Juventude.

Na modalidade ciclismo, a 33ª edição dos Jogos da Primavera registrou quase o dobro do número de alunos atletas inscritos na edição 2015 da competição, tanto no masculino quanto no feminino. Neste ano, todos os 14 competidores são estudantes da rede pública.

“Os bons resultados e as conquistas de nossos alunos atletas em competições de nível nacional sem dúvida influenciam outros estudantes, e acabam despertando nesses jovens o interesse em praticar esta modalidade”, afirma o professor Wagner Facion, que, há 20 anos é o responsável pelo preparo dos alunos atletas da rede estadual de ensino.

Jogos

Em sua segunda etapa (Categoria B), os Jogos contam com a participação de alunos atletas, entre 15 e 17 anos, das redes pública e privada de ensino de Sergipe, e é uma realização do Governo do Estado. Os resultados da competição são classificatórios para os Jogos Escolares da Juventude, o maior evento desportivo escolar do país, organizado anualmente pelo comitê Olímpico do Brasil (COB) e também para os Jogos Paraolímpicos Escolares, evento organizado todos os anos pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.

A segunda etapa do evento sergipano, conta com 3.840 alunos atletas disputando em 18 modalidades e três paramodalidades, entre individuais e coletivas, contando também com competições masculinas e femininas de vôlei de praia, karatê e ginástica artística.

De acordo com a diretora do DEF e presidente do Comitê Organizador Estadual dos Jogos da Primavera, Maria Auxiliadora Pires, a competição tem como finalidade elevar a participação dos estudantes em atividades esportivas. “Além disso, queremos resgatar a função social do esporte como elemento de cultura para todas as redes de ensino do território sergipano, através de ampla mobilização da juventude estudantil”, afirma.

Fonte ASN

Leia também