Aracaju, 28 de março de 2024

DEU EMPATE, E DAÍ?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

As pesquisas não deveriam ser publicadas nos 15 dias que antecedem ao pleito. Elas não são confiáveis. Isso vem sendo repetido quase que diariamente nesse espaço. As duas pesquisas anunciadas ontem – Ibope e Única – ofereceram dados próximos. O que não poderia ser diferente, levando em consideração o mesmo momento de avaliação e dentro da tese de que pesquisa é o resultado do momento, os percentuais das duas não poderiam ser diferentes.

Mas tem que se levar em consideração que houve vazamento. Pelo menos os do Instituto Única. Foi cantado e decantado nas redes sociais, de que seria empate. Aconteceu. E daí? Talvez por falta de cuidado para segurar o sigilo que se exige num momento deste. A internet hoje destrói segredos e, quem teve acesso à tabulação, pode ter ‘wahtsaapado’ para alguém que dera empate sem passar números.

Tudo pode acontecer, quando se trata de pesquisas que mexer com interesses em período final de eleição.

O fato de alguém conhecer o resultado de apenas um dos institutos não se pode por tão em suspeita, em razão da semelhança dos percentuais com um outro. A não ser que os dois institutos tenham combinado o empate. As empresas de avaliação vivem disso e não podem contrariar a quem paga, mesmo que sejam provavelmente desvinculadas de um ou outro candidato.

A indústria de pesquisas eleitorais fatura alto, exatamente quando o pleito está quente e polarizado ao extremo. Aliás, esse clima favorece a preços altos.

Mais ainda vem muita coisa por aí. Cinco pesquisas serão divulgadas até domingo, dia 30, quando acontece a eleição. De institutos diversos e flutuantes, sem contar com o Ibope e o Única. Para não fugir da rotina, terá um debate no sábado, véspera da eleição, à noite, na TV Atalaia.

Tudo isso é artifício vulnerável à grana que pode descaminhar os resultados das urnas.

PESQUISA

Carlos Paiva [personagem de um advogado] escreveu ontem à tarde que a pesquisa publicada à noite pela TV-Atalaia revelaria empate entre Edvaldo e Valadares.

Acusou que tiraram números de Valadares e colocaram em indecisos.

MANIPULAÇÃO

O senador Valadares (PSB) também postou que chegou a temporada de manipulação de pesquisas e acusou pressão contra vereadores eleitos com oferta de dinheiro.

– Além de ameaças a CCs e servidores terceirizados.

TEM MAIS

O blogueiro Cláudio Nunes postou, ontem à tarde: “Cartas Marcadas: Pesquisa sai à noite, mas já tem gente comemorando Empate Técnico nos grupos”.

– Única certeza: eleitor está vacinado! Concluiu ele.

SILVIO SANTOS

O ex-chefe da Casa Civil, Silvio Santos (PT) ironiza: “Para Matusalém, o Novo, pesquisa é boa quando o favorece. Aí se faz propaganda e é legítima”.

– Se não o beneficia, é manipulada, diz.

ATALAIA

Por volta das 16 horas o diretor de jornalismo da TV-Atalaia, Eduardo do Vale, disse que ninguém tinha conhecimento do resultado da pesquisa que sairia à noite.

E disse: “as pessoas ficam incomodadas com números corretos”.

EXPLICA

Segundo Eduardo, cumprindo um acordo feito por representantes dos dois candidatos, não foram contabilizados números de nulos, brancos e indecisos.

– Tudo dentro de um entendimento acordado.

RESULTADO

À noite às duas emissoras – TV Atalaia e TV Sergipe – publicaram resultados de pesquisas realizadas pelos Institutos Única e Ibope.

E não é que bateram com as previsões da tarde: as duas deram empate técnico.

PEDIDO

Senador Valadares (PSB) pede a “eleitores bravos da campanha de Valadares Filho que continuemos unidos com a mesma disposição”.

– Venceremos a máquina de mentira de Edvaldo e JB, diz.

MENSAGEM

Recebi ontem a quarta mensagem do celular (11) 94432-3925 alertando: “Se ligue (sic): Lhe enganaram (sic) no 1º turno com pesquisas compradas”.

“Agora vão lhe enganar de novo”. Origem: empresa de telemarcketing.

RECLAMA

Pela primeira vez, há anos, o Governo deixou de recebeu ofício-convite para participar, através de representante, da reunião de bancada para indicação de emendas.

Segundo fonte do Governo, Isso jamais aconteceu.

EMENDAS

A mesma fonte diz que das duas emendas que seriam para o Governo, uma foi desviada para a Codevasf e outra para a Prefeitura de Aracaju.

Explicou que se envolveu pendengas políticas.

NÃO MANDOU

O senador Eduardo Amorim (PSC) disse que o Governo de Sergipe não enviou nenhum representante a Brasília para discussão de emendas com a bancada sergipana.

– O sentimento que temos é que o governo jogou a toalha, disse.

INSULTOS

Nas ruas de Aracaju, em locais escolhidos para panfletagem, muita gente recusa a colagem de adesivos dos candidatos em seus carros.

E explica: “todo político é ladrão e corrupto”.

AGRADECE

A candidata à vice de Edvaldo, Eliane Aquino, agradeceu a presença de várias pessoas no Iate Clube, ontem, lembrando: “nossa campanha não é a do dinheiro”.

– Nossa campanha é da militância!

PETISMO

Um petista de influência na militância (pediu off) reconheceu ontem que o seu partido tem que rever conceito e começar tudo do zero.

– Fico triste ao dizer isso, mas Lula e seu grupo já não servem mais.

É DIFÍCIL

Poucas Prefeituras terão condições de cumprir o que prometeram ao TCE-SE, de colocar em ordem contas até 31 de dezembro.

O TCE sabe perfeitamente que não há condição para isso.

DETALHE

O Psol vem fazendo o mesmo trabalho que o PT fazia, quando se tornou a esperança de jovens e intelectuais que imaginavam integrar o partido da esperança.

Como partido da esquerda, o Psol é que mais cresce.

HOSPITAIS

Com dificuldade de pagar planos de saúde, a classe média começa a frequentar hospitais públicos e superlotar o atendimento de emergência ou não.

Já se percebe isso no Huse e postos de saúde da família.

Notas

Cezar Brito – “Perguntaram-me se eu não ficava cansado em falar de esperança, resistência e utopia, ainda mais quando sou minoritário em alguns ambientes. Respondi que tento plantar o que penso no hoje, única forma de colhê-lo no amanhã. Assim aprendi com os velhos camponeses, ainda quando criança em Própria”.

0x0

Salvaguardas – Sérgio Moro defende importância de se estabelecer ‘salvaguardas para que ficasse claro que o alvo dessa lei não é a interpretação da magistratura a respeito do que significa o direito’, antes de aprovarem proposta encabeçada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

0x0

Menores – A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática aprovou proposta que autoriza a divulgação de imagens, fotografias e informação de maiores de 14 anos e que tenham cometido crimes com penas privativas de liberdade igual ou superior a dois anos. Já é um avanço contra a violência.

0x0

Reforma – Líderes da base defenderam uma ampla reforma política. O presidente da comissão especial criada para discutir o tema, deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), informou que o colegiado será instalado na próxima terça-feira. A instalação, prevista para quarta-feira, foi cancelada.

0x0

Em greve – Policiais civis de Pernambuco estão em greve desde a zero hora de hoje por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em assembleia realizada ontem, depois de uma manifestação que percorreu as ruas da zona central do Recife e acabou no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo do estado.

0x0

Comemora – O presidente Michel Temer comemorou ontem a queda de 0,25 ponto percentual dos juros básicos da economia, a chamada taxa Selic. O comentário foi feito no início da noite pelo porta-voz da Presidência, Alexandre Parola, após reunir-se com Temer para deliberar sobre esse e outros assuntos.

Conversando

Silencia – O presidente Michel Temer retornou ao Brasil, mas silencia sobre a prisão de Eduardo Cunha. Finge que não tem nada a ver com isso.

Blocos – O clima anda tenso entre blocos de apoio aos candidatos Edvaldo Nogueira e Valadares Filho. Acusam-se da pratica de baixarias na campanha.

Encontro – Luciano Bispo (PMDB), Rogério Carvalho (PT) e Venâncio Fonseca (PP) tiveram um encontro ontem e conversaram a valer sobre política… para variar.

Equilíbrio – Marcio Rocha diz que Sergipe está mais equilibrado financeiramente. 55,19% da receita corrente líquida é utilizada para despesas com pessoal.

Contra PEC – A deputada Ana Lúcia conseguiu perceber que o estado de Sergipe está mobilizado contra a PEC 241 e contra a medida provisória 746!

Atrasos – Magna Santana destacou situação de atrasos salariais em Maruim, mesmo com reajuste nos vencimentos do prefeito e vereadores.

Crise – Senador Eduardo Amorim diz que todos no país devem continuar trabalhando para superar principal crise, que é a “crise moral”.

Convicção – Prefeitos eleitos em Sergipe já têm absoluta convicção de que terão problemas para colocar em ordem mínima os municípios.

Delação – A delação que vai por abaixo toda a estrutura da corrupção no País será a da Odebrecht. Poucos não serão citados pelo diretor da empreiteira.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também