26/10/16 - 05:03:45

FINALIZADO CURSO DE FORMAÇÃO DE POLICIAIS MEDIADORES

Durante o evento, foi apresentada a cartilha “Conheça o caminho para resolver um conflito”.

____________________________________________________-a29fNesta terça-feira, 25, ocorreu a solenidade de encerramento do 1º Curso de Formação de Policiais Mediadores de Conflitos. No total, 20 profissionais da segurança pública foram capacitados para atuarem no ‘Programa Acorde – porque conversar resolve’, uma iniciativa de mediação de conflitos policial desenvolvida desde 2013 no bairro Santa Maria, na capital sergipana, onde duas partes em conflito dialogam e definem a melhor estratégia para a resolução de um problema.

Durante o curso os profissionais contaram com disciplinas teóricas e práticas, nos turnos da manhã e da tarde, tendo contato com conteúdos sobre Teoria de Mediação de Conflitos, Técnicas de Comunicação Não Violenta, Mediação e Segurança Pública, Polícia Comunitária, Justiça Restaurativa, entre outros temas. Ao final do curso, os novos mediadores receberam um certificado de 180h.

Presente na solenidade, o delegado-geral elogiou o curso e a importância do projeto para a resolução de conflitos. “Todo curso que viabilize nova ferramenta para trabalho da polícia é muito bem vinda, particularmente a mediação de conflitos que é uma solução mais rápida e mais barata das dificuldades que são suportadas pela justiça. O projeto Acorde já é consagrado e com os novos mediadores a gente vai poder reforçar esse trabalho que já é de excelência”, declarou o delegado geral.

Já a policia civil Marcela de Almeida Souza, que trabalha na equipe do Projeto Acorde no bairro Santa Maria, ressalta a importância do curso para sua formação. “Recebemos conciliadores de todo o Brasil e disciplinas variadas, tenho certeza que será importante não só pra mim, que já trabalho no Acorde, como para os policiais de outras delegacias, mesmo que não seja diretamente com a mediação”.

Segundo a coordenadora do projeto, Daniela Lima, esses policiais que acabaram de se formar serão designados, possivelmente, no final do ano para atuar nas ampliações do Projeto Acorde no interior nos municípios de Estância, Itabaiana, Lagarto e Nossa Senhora da Glória a partir da análise do delegado-geral. Daniela Lima aproveitou a oportunidade para fazer uma análise sobre a formação dos 20 policiais e para informar sobre uma segunda edição do curso, prevista para o primeiro semestre do próximo ano.

“O curso foi muito positivo, a procura foi muito grande de policiais que queriam se capacitar. Até porque o curso é de extrema qualidade, inclusive recebemos visitas de profissionais do Ministério Público e do Poder Judiciário que vieram assistir o nosso curso como ouvintes, então sabemos que estamos prontos para fazer um segundo curso, que poderá ocorrer ainda no primeiro semestre de 2017, e que a instituição compreende a mediação como um de seus instrumentos que agora faz parte do currículo da Acadepol”, disse ainda a coordenadora.

Durante a solenidade, foi apresentada a cartilha “Conheça o caminho para resolver um conflito”, que foi elaborada pela equipe do Projeto Acorde e traz toda a experiência do projeto para ser divulgada para as comunidades.

Fonte SSP