Aracaju, 28 de março de 2024

Governo inaugura nova entrada de Aracaju nesta quinta (Foto: Jorge Henrique)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
_________________________________________________________-72

Denominada Avenida Lauro Porto, a nova via interligará o entroncamento da BR’s101 e 235, no município de Nossa Senhora do Socorro, às avenidas Santa Gleide, Maranhão e Coelho e Campos, formando um novo corredor de acesso ao centro de Aracaju

Nesta quinta-feira, 27, o governador Jackson Barreto inaugura a nova entrada de Aracaju pela avenida Santa Gleide. O investimento de R$ 26.811.037,52, recursos oriundos do programa Sergipe Infraestrutura, contribuirá para o fluxo da Osvaldo Aranha e da Tancredo Neves e a mobilidade local. A solenidade ocorre às 19 horas.

Denominada Avenida Lauro Porto, a nova via interligará o entroncamento das BR’s101 e 235, no município de Nossa Senhora do Socorro, às avenidas Santa Gleide, Maranhão e Coelho e Campos, formando um novo corredor de acesso ao centro de Aracaju. Quem se dirigir à capital pela Rota do Sertão, via BR-235, ou mesmo pela BR-101 Norte, encontrará a nova estrada a partir do viaduto de acesso a Itabaiana.

A Avenida Lauro Porto parte do viaduto de acesso a Itabaiana até encontrar a Avenida Santa Gleide e tem 4 km de extensão e 28 metros de largura. Possui duas pistas duplas, com quatro faixas de rolamento e acostamentos de dois metros. Canteiro central com seis metros, sendo uma ciclovia com três metros e passeios laterais com dois metros cada.

Será entregue também a ciclovia Djalma Cruz. Com tem 3 metros na altura da Avenida Lauro Porto (pista dupla separada pelo canteiro) e 2,5 metros de largura na Santa Gleide (pista simples – mão e contramão), a ciclovia se estende pelas avenidas Lauro Porto e Santa Gleide.

Homenageados

Lauro de Brito Porto, falecido em 2010, foi médico e professor universitário. Natural de Nossa Senhora das Dores, exerceu as especialidades de oftalmologia e otorrinolaringologia, foi presidente das Sociedades Sergipanas de Oftalmologia e Otorrinolaringologia e sócio benemérito da Sociedade Médica de Sergipe. Lauro foi um dos fundadores e professor titular da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Federal de Sergipe, integrando, inclusive, o Conselho Diretor.  Casou-se com Maria Aurélia da Fonseca Porto. Do casamento nasceram Roberto Eugênio Porto (desembargador), Laura Cristina, Francisco Eduardo, Patrícia Maria e Maria Aurélia. O médico e professor Lauro Porto faleceu em Aracaju, no dia 30 de outubro de 2010.

Djalma Cruz dá nome à ciclovia que integra a avenida e faleceu em fevereiro deste ano. O Vovô do Pedal, como era conhecido, nasceu em Aracaju e trabalhou na Gráfica Universitária (Unigráfica) de 1967 a 1986, como encadernador e laboratorista. De 1987 a 1992, quando se aposentou, foi auxiliar administrativo. Djalma foi vítima de um atropelamento na saída de Aracaju, quando pedalava com os amigos do grupo do qual se tornou membro emérito, ‘Os Zuandeiros’. Ícone do ciclismo sergipano, com 35 anos de dedicação ao esporte, sua morte mobilizou os ciclistas sergipanos que solicitaram que a nova ciclovia recebesse seu nome.

ASN

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também