Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

RICARDO PREPARA CAMINHO AO GOVERNO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O senador suplente Ricardo Franco (DEM) está se movimentando politicamente. Anima-se para disputar o Governo do Estado em 2018. Ontem ele estava em Brasília e participou do movimento favorável à aprovação de um projeto que regularize a vaquejada. Foi uma manifestação intensa, com a participação de políticos de todo o Nordeste, que se manifestam favoráveis ao esporte tradicional na região.

Aproveitou a passagem por Brasília e conversou com políticos de Sergipe. Um deles foi o prefeito de Canindé do São Francisco, Heleno Silva (PRB), que também participou do evento. Ricardo Franco disse a Heleno que pretende discutir um novo projeto político para seu Estado. Os dois terão novos encontros mais à frente. Ele vai deixar o DEM e tende a se filiar no Partido Progressista (PP). Mas nada está definido.

Na conversa com Heleno, Ricardo Franco previu: “enquanto nós índios não nos organizar-mos, seremos sempre dominados pelos caciques”.

Franco não está tirando onda. Dispõe-se a por o seu projeto adiante e vai procurar todos os partidos que puder. Também está disposto a participar ativamente de entendimentos que provoquem uma mudança na política no Estado. Mais uma vez foi claro: se o grupo indicá-lo para governador ele topa.

Heleno Silva vê que há uma tendência do eleitorado para tirar de cena velhos ‘caciques’ da política no País. Acha que a eleição de João Dória para prefeito em São Paulo revela uma manifestação do eleitorado no Brasil contra os mesmos nomes que continuam em cena na política brasileira.

Ricardo já vem conversando sobre possibilidade de disputar mandato majoritário há algum tempo e tem deixado bem claro que não deseja o Senado e nem pretende ser o vice. São palavras claras que o seu caminho é o Governo do Estado, já no pleito de 2018.

PAGAMENTO

Valadares Filho (PSB) insiste na promessa de que “nos primeiros dias do Governo vamos regularizar os salários dos servidores”

– Gastaremos menos com a máquina pública e mais com as pessoas.

ASFALTO

Edvaldo Nogueira também insiste que tem compromisso com o que fala! No Bugiu disse que além do recapeamento da avenida, “cobrirei os canais do bairro”.

Tudo só pode acontecer com ajustes dos problemas financeiros.

CODEVASF

O deputado Fabio Mitidieri diz que o senador Valadares (PSB) sabe das dificuldades do Estado e mesmo assim mandou emendas para Codevasf nacional.

Optar pela Codevasf e não por Sergipe parece estranho.

PECADO

O senador Valadares disse que fez a boa política na reunião de bancada para escolha de emendas e que defendeu Aracaju e Codevasf.

– Quê pecado cometi?

ARACAJU

Mitidieri também disse que o senador Valadares só apresentou emenda para Aracaju, porque imagina que o seu filho ganhará as eleições na Capital.

Valadares Filho disputa as eleições com Edvaldo Nogueira.

TERRORISMO

O senador Valadares acha que é ‘terrorismo’ dizer que a emenda para Aracaju vai ser modificada a depender do resultado da eleição na Capital.

Diz que não tem poderes para trocar emendas depois de apresentada.

LARANJEIRAS

Professores denuncias que a empresa responsável pela Merenda Escolar em Laranjeira retirou os alimentos e utensílios como fogões e panelas.

Convocam para um ato na segunda-feira.

PREFEITURA

O secretário Carlos Batalha admite a situação de dificuldade da Prefeitura de Aracaju, principalmente na área da Saúde e diz que é conseqüência da queda dos repasses.

Disse que até a greve dos bancos prejudicou.

PREVIDÊNCIA

A Prefeitura tenta usar recursos do Aracaju Previdência, mas tem consciência de que encontrará barreira para aprovação na Câmara Municipal.

Hoje são apenas 14 vereadores e não conseguirá número para aprovação.

SERVIDOR

Segundo Batalha, o servidor será prioridade e deve pagar a folha total até dezembro. Para isso, as Finanças fará um novo Refiz que também depende da Câmara.

Acredita em melhora da arrecadação no período de Natal.

DANIEL

Ao lado do presidente da CUT, Vagner Freitas de Moraes, o deputado João Daniel (PT) gravou vídeo em que Moraes fala do mal que fará a PEC 241 aos trabalhadores.

Daniel foi um dos que tentaram impedir a votação da PEC ontem.

CASAS

No mesmo grupo, Rodrigo Oliveira escreveu: “esse deputado João Daniel precisa falar às pessoas que pagaram uma quantia para o sonho da Casa Própria em Poço Redondo”.

– Pessoas pagaram pela realização do sonho da casa própria.

VAQUINHA

Segundo ainda Rodrigo Oliveira, “uma pobre senhora vendeu uma vaquinha de leite, para aliviar o sonho de sua filha, com a compra de uma casa”.

– Seu sonho virou depressão dentro da casa dos familiares.

PROGRAMAS

Últimos programas mostram que virão quentes e não pouparão críticas, de um e outro, a apoiamentos que os dois candidatos têm ou que lhes colocam.

Nos grupos, a baixaria persiste com toda força.

ESTÂNCIA

A Câmara Municipal de Estância aprovou, ontem, por unanimidade, um orçamento de R$ 185 milhões para o exercício de 2017.

Gilson Andrade já assume com um orçamento raso.

SALÁRIO

Não se tem a menor ideia da mágica que os prefeitos farão para pagar os servidores em dezembro, com a inclusão do 13º Salário.

Tem cidades do interior que ainda não concluíram setembro.

DEMISSÕES

Prefeitos do interior que não conseguiram eleger aliados, ou que não se reelegeu, estão demitindo em massa servidores contratados durante as gestões.

Os prefeitos eleitos vão penar muito para equilibrar seus municípios.

DEBATE

Amanhã acontece o último debate entre Edvaldo e Valadares Filho na TV-Sergipe. Não se espera novidades, mas a mesma tática de um conseguir nocautear o outro.

Só para lembrar: o último debate do primeiro turno foi fatal para Edvaldo.

Notas

André – O líder do governo, deputado André Moura (PSC), disse ontem que a PEC do Teto dos Gastos Públicos vai reorganizar as contas públicas para que haja recuo na inflação e na recessão. A proposta proíbe o governo federal de gastar mais do que a variação da inflação do ano anterior.

0x0

Investe – Segundo André Moura, a nova diretriz para contas públicas “é um importante passo para a sustentabilidade da nossa política fiscal”. A proposta vai garantir os investimentos em saúde e educação. “A PEC, acima de tudo, garante estabilidade fiscal e os agentes econômicos voltarão a confiar e a investir no Brasil”.

0x0

Vaquejada – Em meio a protestos de vaqueiros e criadores de cavalos, que pararam o trânsito ontem na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, o Senado analisa quatro propostas para regulamentar a prática. Os manifestantes protestam contra decisão do STF que derrubou lei estadual regulamentando a vaquejada.

0x0

Assalto – Um pessoa presenciou assalto a um rapaz, ontem, onde dois indivíduos usavam duas armas de fogo e uma faca, que estava estacionando o carro próximo ao Boteco do Português: “fiquei desesperada, sem saber o que fazer. Toda região do Santa Lúcia e Sol Nascente precisa de mais policiamento. Onde vamos parar?”

0x0

Protestos – Manifestantes contrários à aprovação da PEC 241 protestaram ontem em São Paulo em um ato que reuniu movimentos sociais, sindicatos e coletivos ligados à Frente Povo Sem Medo e à Frente Brasil Popular. Eles partiram do vão livre Masp e seguiram até o escritório da Presidência da República, na Avenida Paulista.

0x0

Teste – O Ministério da Saúde vai distribuir testes rápidos de diagnóstico de zika na rede pública do país. Os kits poderão identificar a infecção pelo vírus Zika em 20 minutos. Gestantes, crianças de até um ano e pessoas com sintomas neurológicos que possam ser decorrentes do vírus terão prioridade para fazer o teste.

Conversando

Fogo – Sargento Edgard diz que estudantes que se manifestam ateando fogo em pneus, ocupando escola e fazendo barricadas, devem estar em aula prática de terrorismo.

Putin – Janaina Paschoal adverte: “Com uma base militar na Venezuela, Putin estará a um passo de atacar o Brasil. Estão rindo? Pois eu estou falando sério”.

Arte – Cezar Britto diz que “não há, na arte, nem passado nem futuro. A arte que não estiver no presente jamais será arte”.

Médicos – Eduardo Amorim informa que O candidato a prefeito Valadares Filho (PSB) assinou documento de comprometimento com as propostas solicitadas pelos médicos.

Reajuste – Segundo Eduardo, os médicos reivindicam melhorias como reajuste do piso salarial e realização de concurso estatutário.

Condução – Policiais de Sergipe serão habilitados pela Marinha para conduzir embarcações de pequeno porte.

Emendas – Valadares (PSB) disse ontem que todos os parlamentares assinaram a aprovação das emendas para Codevasf e Aracaju, incluindo o deputado Jony Marcos.

Saúde – Deputado Jony Marcos diz que apesar da crise no Brasil, Valadares (PSB) preferiu não enviar emendas para a Saúde e para a UFS no Sertão.

Celulares – Coronel Vivaldi diz que PM-SE começará a realizar operações com vistas a intervir em receptadores de celulares roubados.

Leia também