27/10/16 - 15:31:19

Jucese integra Lagarto, Simão Dias e Boquim na Rede de Simplificação (Foto Tarcísio Dantas)

Os empresários, profissionais de Contabilidade – responsáveis pela constituição de empresas – dos municípios de Lagarto, Simão Dias e Boquim irão vivenciar a partir de agora, na prática, os benefícios da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), interligada ao novo portal Agiliza Sergipe.

A Redesim tem a grande missão de integrar via internet todos os órgãos da esfera Federal, Estadual e Municipais envolvidos na abertura, legalização e licenciamento das empresas, por meio de uma única entrada de dados e de documentos na Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese).

Dando continuidade às ações de integração, nesta semana, a Jucese – gestora da Redesim no Estado – juntamente com equipe de consultores do Sebrae, realizou a implantação dos órgãos municipais de legalização e licenciamento de Lagarto, Simão Dias e Boquim no Agiliza Sergipe.

Isso significa que, de agora em diante, ao dar entrada na constituição, no portal Agiliza, uma empresa de Lagarto, Simão Dias e Boquim, automaticamente, receberá a inscrição municipal, o Alvará de Licenciamento Provisório (atividade econômica de baixo risco), bem como a Vigilância Sanitária Municipal será informada de forma online sobre a abertura de um novo empreendimento para posterior inspeção.

“Ao integrar os órgãos municipais no Agiliza Sergipe, estamos quebrando paradigmas, desburocratizando, simplificando, realmente, o registro, a legalização de empresas no nosso Estado. A meta do Governo, da Junta Comercial é que, muito em breve, um negócio de baixo risco em Sergipe esteja apto a abrir as portas para a sociedade em cinco dias”, informa o presidente da Jucese, George da Trindade Gois.

Diferentemente das Prefeituras de Boquim e Lagarto, que já estavam interligadas ao Agiliza Sergipe para a Consulta de Endereço, Simão Dias, na última segunda e terça-feira, 24 e 25, conheceu o portal e a Redesim pela primeira vez. Durante os dois dias, houve apresentação do projeto, bem como capacitação dos colaboradores do município para o manuseio do portal.

Consultor local do Sebrae, Antônio Neto foi um dos responsáveis pela implantação do Agiliza Sergipe em Simão Dias. “O Sebrae, como apoiador da implantação da Redesim em Sergipe, mais uma vez cumpre o seu papel de servir como fomentadora dos negócios no Estado e de agilizar os procedimentos de abertura de empresas para o crescimento econômico”, destaca.

Secretária de Finanças de Simão Dias, Vilma Silva de Andrade e Abreu, destaca a importância da implantação da Redesim no município. “Com certeza dará mais agilidade aos trâmites que envolvem a abertura dos negócios aqui. O contribuinte não precisará mais apresentar documentos físicos e sim online para nossos órgãos municipais”, afirma.

Um dos principais municípios do Interior do Estado, Lagarto também será beneficiado bastante com a Redesim. “Iremos oferecer um serviço mais rápido e ágil para aqueles que buscam abrir suas empresas, assim como favorecemos mais o Pro-Lagarto, um programa de desenvolvimento econômico do município, onde as empresas que desejam abrir aqui têm benefícios fiscais”, ressalta Rilley Guimarães, secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Lagarto.

Por: Tatianne Melo