Aracaju, 28 de março de 2024

AINDA A QUESTÃO DAS EMENDAS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

A indicação de emendas do orçamento, que foram indicadas pela bancada de Sergipe, mostra claramente a disputa que se pratica entre grupos políticos. Um para prejudicar o outro. Com isso, quem sai perdendo é a população. A prática não é nova entre tendências contrárias, onde o importante é a luta pelo poder, mesmo que prejudique a sociedade como um todo.

E não há exceção nessa prática de enfraquecer o adversário, para tomar o Governo no pleito seguinte. A tática é simples: não se aprova nada para o Executivo – seja municipal, estadual ou federal – com objetivo de evitar que ele mostre serviços e mantenha a simpatia do população. A regra é tentar impedir tudo que projete a administração, mesmo que esse gesto atinja a população.

A oposição não dá colher de chá ao Governo. A recíproca é verdadeira e o povo sofre.

Ontem, um bem harmonioso político da oposição, que fora a Brasília e participou das conversas sobre emendas orçamentárias, disse em off que “não se trabalhou por emendas estruturantes para o Estado, o que caracteriza uma politicagem barata”.

Acrescentou que em nenhum momento se referiria à “omissão do Estado em não enviar representante para participar da reunião e discutir emendas de interesse do Executivo, mas enviar emenda para a Codevasf nacional, trocando-a por Sergipe, é realmente um grande absurdo”.

Parece coerente. Com tantas dificuldades financeiras que o Estado demonstra e pela necessidade de produzir benefícios para a população, negar recursos apenas porque se trata de um governo de oposição, demonstra maldade e mesquinharia com o povo que elegeram os parlamentares e termina sendo atingido pela mesquinharia política.

– Isso não me entra bem na cabeça, disse o ilustrado político, porque farei sempre oposição ao chefe do executivo e ao seu grupo, nunca a um povo que espera de nós um mínimo de responsabilidade com Sergipe.

É UM RISCO

A publicação de “velhos fatos novos”, às vésperas das eleições, pode reverter a favor do candidato atingido, porque revela desejo obstinado de prejudicá-lo

Nessa hora o sentimento de vitimização pode influenciar no eleitor.

MONTE ALEGRE

O procurador Sérgio Monte Alegre poderia ter publicado o fato antes, porque também seria aproveitado na campanha e durante os debates.

Do jeito que projetou para divulgá-lo, demonstra interesse eleitoral.

FAZ PARTE

Mas isso faz parte do jogo político, quando está em disputa mandato como o de prefeito da Capital. Sérgio guardou a sua bomba para explodir em cima da hora.

Não seria diferente se o documento atingisse o outro candidato.

ESQUENTA

A reta final da campanha – falta apenas três dias – mantém o mesmo ritmo que ela se iniciou junto à sociedade, com possibilidade de alta nas abstenções.

Nos bastidores, entretanto, cresce a mentira, o engodo e a hipocrisia.

PEDRINHO

A Câmara Municipal deve receber hoje a intimação da Justiça para dar posse a Pedrinho Barreto como vereador, que pode acontecer amanhã no gabinete do presidente.

Já sargento Vieira deve assumir na próxima semana.

CORRIDA

Com o precedente para posse de Pedrinho e Vieira, os oito suplentes restantes iniciaram a corrida com liminares para também assumir os mandatos.

A Câmara que dará posse ao novo prefeito terá outra cara.

ENCONTRO

Os oito vereadores afastados vão se reunir na próxima semana para tentar contestar a posse dos suplentes, alegando que ela não pode se dar nos casos de decisão judicial.

Alegam que a substituição só pode ocorrer por licença do titular ou cassação.

EXPLICA

O líder do Governo, André Moura, justificou ontem a votação inferior para aprovação da PEC 241: ausência de deputados em campanha eleitoral.

Acha que apenas oito votos a menos não comprometem a força da aprovação.

RICARDO

O empresário Ricardo Franco disse ontem que não será candidato à reeleição, caso seja candidato a governador em 2018 e consiga eleger-se.

Seu objetivo é promover a renovação e justar o Estado.

POSIÇÃO

Ricardo está conversando com políticos, mas deixa claro que não será oposição e nem Governo. A sua opção terá como foco sempre o Estado.

E deve se aliar com aqueles que têm o mesmo objetivo.

PROCURA

Alguns políticos de Sergipe, principalmente os presidentes regionais de partidos, já começam a procurar Ricardo Franco para conversas sobre 2018.

A procura anima ao senador suplente.

REUNIÃO

A convite do MP de Socorro, o prefeito Fábio Henrique e o seus sucessor Padre Inaldo estiveram reunidos para tratar sobre a transição no Município.

O promotor orienta que seja tranquila de sem problemas.

OFÍCIO

Fábio Henrique disse que desde o dia 11 de outubro enviou ofício a Inaldo informando o nome dos integrantes da comissão de transição.

Até ontem Inaldo não havia indicado sua equipe.

SERVIDORES

O prefeito de Socorro disse ainda que não deixará um único servidor sem pagamento de salário referente ao mês de dezembro e 13º Salário.

Já não garante pagar a empresas: vai depender da arrecadação.

INVESTIGA

Promotores analisam contas de municípios em que prefeitos foram derrotados. Um deles disse: “quem foi imprudente e pensar que ficará à vontade, pague para ver”.

As prefeituras têm que ser entregues em ordem.

CARREATA

O senador Valadares (PSB) participou, na noite de ontem, de uma carreata no município de Socorro. Lá reside muita gente que vota em Aracaju.

Quando governador, Valadares construiu entregou muitas casas por lá.

ASSASSINATO

Há suspeitas de que o assassino de Igor do Prado seja ex-funcionário do seu restaurante, que ‘estaria roubando, usando droga e tem passagem pela Polícia de Alagoas’.

Igor demitiu o funcionário em razão de tudo isso.

LOTAÇÃO

O secretário da Segurança, João Batista, disse ontem, em entrevista, que nas delegacias de Aracaju existem mais de 300 presos, por falta de vagas nos presídios.

Admite que a situação da Segurança é muito difícil.

Notas

Poderes – O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB) informou, ontem, em Plenário, que o Senado ingressou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) “para que sejam estabelecidos os limites e as competências dos poderes de estado diante da Constituição Federal”. Há uma queda de braço entre poderes.

0x0

Reprimenda – Ao comentar a declaração da presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Carmem Lúcia, o presidente Renan Calheiros afirmou que concorda com ela, mas disse que faltou uma reprimenda ao juiz de primeira instância que “usurpou a competência do STF” ao autorizar uma ação no Senado.

0x0

Encontro – O presidente Michel Temer confirmou que vai se reunir amanhã com os presidentes do Senado, Renan Calheiros, da Câmara, Rodrigo Maia, e do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, para discutir segurança pública. O encontro poderia não ocorrer após o clima de mal-estar entre Renan e Cármen Lúcia.

0x0

Contratos – Mais de 710,7 mil estudantes renovaram os contratos do Fies, de acordo com balanço do FNDE, até o início da tarde de ontem. No total, cerca de 1,5 milhão de contratos devem ser aditados, o que significa que 790 mil ainda não acessaram o sistema. O prazo para renovação termina dia 31, segunda-feira.

0x0

Reajuste – Foi aprovado em comissão especial da Câmara, ontem, projeto de lei do executivo que concede reajustes salariais para cargos das carreiras de Policial Federal; de Policial Rodoviária Federal; de Perito Federal Agrário; de Desenvolvimento de Políticas Sociais; e do Dnit.

0x0

Acata – A ONU) acatou, em caráter preliminar, a denúncia feita em 28 de julho pela defesa do ex-presidente Lula contra o juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato em primeira instância, e procuradores da força-tarefa que investiga o bilionário esquema de corrupção descoberto pela Polícia

Conversando

Julgamento – A ministra Carmem Lúcia marca para 03 de novembro julgamento que pode ameaçar cargo de Renan Calheiros.

Comando – A PRF realizou ontem mais um ”Comando de Saúde na Rodovia” (CSR). Dessa vez o evento aconteceu no posto de combustíveis ”Ibura”.

Anistia – Segundo revela Andréia Sadi, um aliado de Renan disse que ‘o abuso de autoridade é boi de piranha. A prioridade dos parlamentares é a anistia ao caixa2’.

Por quê? – Sargento Edgard diz que estudantes se manifestando com máscaras no rosto, por quê? Estão cometendo crime ou reivindicando suposto direitos?

Junção – Eduardo Amorim fala durante entrevista: ‘PSC e PSB tem em comum o socialismo: tratar a coisa como sendo de todos. Essa junção é para melhorar o Estado’.

Conversa – O prefeito de Socorro, Fábio Henrique (PDT), não dará um passo sem antes conversar com o prefeito eleito Padre Inaldo (PCdoB).

Loucura – Fábio Henrique afirma que Agência Reguladora não é para acompanhar e perseguir ninguém: “isso é uma loucura”.

Bonzinho – A radialista Magna Santana destacou ontem ação do bandido que, após apelo da vítima, devolveu ao advogado notebook roubado.

Disputa – Um ‘juizeco’ de primeira instância, como atacou Renan, pode tirá-lo da Presidência do Senado. A disputa entre poderes não é boa.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também