Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

COMETENDO EXAGEROS

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Nessas 48 horas para a realização do segundo turno, os dois candidatos à Prefeitura de Aracaju ainda movimentam a campanha. Mantêm a presença nos bairros, mas têm consciência de que não modificam o quadro. Quer dizer: nada de novo vai ocorrer, a não ser que surja um fato inusitado que modifique radicalmente o rumo até agora traçado e definido.

Talvez mentiras bem contadas de última hora que provoquem arrepios.

À noite tem um debate na TV-Sergipe. Esses confrontos de propostas e ideias foram transformados em ringue. O objetivo é nocautear o adversário, exatamente com perguntas embaraçosas. Os temas já se esgotaram e como não há fato novo, tudo será como nos programas anterior.

Ah, tem o caso recente das declarações do procurador do TCE, Sérgio Monte Alegre, sobre o pedido de rejeição de contas do ex-prefeito Edvaldo. Bom, mas isso já foi desmentido, o que não impede de Valadares Filho insistir. Edvaldo vai alegar que Sérgio é aliado do seu adversário. E que a nomeação dele para o TCE fora feita pelo então governador Antônio Carlos Valadares (PSB).

Não apenas isso, mais insistir numa suposta aliança com o prefeito João Alves Filho.

O resto será um festival de melhorias que projetam para Aracaju, mesmo em tempo de crise. Ontem um político respeitado em Sergipe, influente na Capital, revela sem medo de errar: “o próximo prefeito – seja qual for – corre o risco de ser o pior que já administrou Aracaju”. E mais: “quem está prometendo construir dez creches, se fizer quatro fará muito durante todo o mandato”.

Nenhum dos dois candidatos se aprofundou na questão da crise econômica que atinge as cidades de um modo em geral e que qualquer trabalho mais ousado vai esbarrar nas dificuldades impostas pela escassez de dinheiro. Os candidatos sabem que não estão em período de bonança para prometer exageros, mas o fazer para iludir o eleitor.

POLÊMICAS

A discussão do momento – na reta final para o pleito – é o documento apresentado por Sergio Monte Alegre e a pistola exibida casualmente por Capitão Samuel.

São pretextos de última hora em uma campanha prenhe de baixarias.

PISTOLA

O deputado Capitão Samuel sempre andou armado, mesmo fora da atividade policial. Nada o impede, até porque, naturalmente, ele deve servir de mira para os bandidos.

No fundo, é melhor usar arma do que droga.

PARECER

No caso do procurador Sérgio Monte Alegre, não foi ele que distribuiu o parecer com o radialista Gilmar Carvalho. Pode ter sido um conselheiro ou extraído do site.

Monte Alegre assinou o parecer desde 03 de outubro.

BLOQUEIO

O conselheiro Ulices Andrade, sobre o pedido de bloqueio da PMA, disse que houve acordo com o município e deu prazo até dia 31 de outubro para que seja cumprido.

Considerou incoerência da parte dele não cumprir.

VANDRÉ

Pedido pelo procurador do Ministério Público Especial de Contas, Sérgio Monte Alegre, ele demonstrou não gostar da posição de Ulices Andrade.

E lembrou Vandré: “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.

POLÍTICA

Segundo fonte confiável do TCE-SE, tem alguém passando informações privilegiadas à imprensa, com “objetivos políticos claros”.

O que não é estranho e nem surpreende.

CORAÇÃO

O Capitão Samuel posta várias críticas ao Governo em relação à violência, ainda muito irritado com a foto que viralizou nas redes de sua pistola na cintura.

Também ironiza com o bordão: “faça coração que resolve”.

PRIVATIZA

A empresa de consultoria Levin Global já está fazendo todo o levantamento dos ativos patrimoniais do Deso em vários municípios do Estado.

A Levis Global trabalha no Brasil e em outros países.

ESTÁ CERTO

Segundo fonte vinculada ao Governo, o Deso será privatizado até 2018, depois de todo o trabalho que vem sendo realizado pela empresa de consultoria.

Empresas públicas geralmente dão prejuízos.

VALADARES

O senador Valadares (PSB) postou ontem que Edvaldo Nogueira mente ao dizer que Sergio Monte Alegre ‘foi nomeado por mim quando fui governado’.

E mais: “Ele usa ataque rasteiro e baixaria covarde”.

RESTAURANTE

Fábio Henrique explicou ontem que o restaurante popular de Socorro foi fechado para reformas de manutenção, mas que será reaberto dia primeiro de dezembro.

O objetivo é ‘entregar em ordem’ ao novo prefeito.

PERGUNTA

O sargento Edgard Menezes faz uma pergunta curiosa: Será que no final da legislatura, o povo de Aracaju vai pagar salários a 34 vereadores?

– Os 24 que ainda permanecem, mais 10 suplentes que a justiça pode mandar assumir.

AFASTADOS

Os dez vereadores de Aracaju afastados não gostaram da entrada dos suplentes, mas não vão reclamar porque continuam recebendo salários.

E mais: com direito a assessoria.

MENOS UM

O suplente de vereador José Acácio Cardoso (PSDB) teve o seu pedido para assumir vaga na Câmara Municipal de Aracaju negado pela justiça.

Pedrinho Barreto assume hoje e Sargento Vieira na próxima semana.

FERIADO

Hoje é Ponto Facultativo. Dia do Funcionário Público. Isso preocupa os dois candidatos a prefeito. Temem ausência nas eleições de domingo.

O eleitorado não está com ‘cara de quem quer votar’.

REFORMA

Seja qual for o resultado do pleito de domingo, o governador Jackson Barreto pretende fazer uma reforma significante no Governo.

A não ser que em viaja retorne a tempo de votar.

OUTRA DATA

Os servidores do município terão ponto facultativo na quinta-feira e devem imprensar até domingo. Já a judiciário não funciona a partir de segunda-feira.

A próxima semana praticamente será de descanso.

SHOPPING

O empresário sergipano João Carlos Paes Mendonça inaugurou o shopping Riomar Kennedy, em Fortaleza. Um empreendimento de R$ 500 milhões.

O empresário Albano Franco participou da inauguração.

Notas

Desbloqueio – O juiz Sergio Moro atendeu ao ex-ministro Antonio Palocci (PT) e autorizou o desbloqueio de quase 60 mil reais da conta da empresa Projeto Consultoria Empresarial e Financeira Ltda, que pertence ao petista. O dinheiro é para o pagamento dos funcionários relativo ao mês de setembro. (De Radar, Veja).

0x0

Eleições – Segundo turno das eleições municipais, no domingo, será realizado em 57 cidades de 20 estados, de acordo com dados divulgados pelo TSE. A situação de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, foi definida ontem com deferimento do registro do candidato Dr. Deodalto, confirmando o segundo turno.

0x0

Greve – O Supremo Tribunal Federal (STF) validou ontem o corte de ponto de servidores públicos que decidirem entrar em greve. Por seis votos a quatro, a Corte estabeleceu que os órgãos públicos podem fazer o corte dos dias parados antes de uma decisão da Justiça que considere a greve ilegal.

0x0

Caixa – Com arrecadação de R$ 45,8 bilhões até agora, o programa de regularização de ativos no exterior, está gerando uma fonte extra de caixa para o governo, disse ontem a secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi. Ressaltou, porém, que a equipe econômica ainda não decidiu o que fará com esses recursos.

0x0

Métis – O ministro Teori Zavascki determinou a suspensão da Operação Métis, da Polícia Federal (PF), e seu imediato envio à ao Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão é liminar (provisória) e é uma resposta a um pedido de anulação da operação apresentado pelo policial legislativo Antônio Tavares dos Santos Neto.

0x0

Anjo – O governo federal sancionou ontem a legislação que altera regras do regime especial de tributação do Simples Nacional, ampliando de 60 para 120 meses o prazo para que micro e pequenos empresários paguem suas dívidas. A lei sancionada também cria a figura do “investidor-anjo”.

Conversando

Até a mãe – Hoje e amanhã serão dias quentes na campanha para disputa do segundo turno. Nos grupos (in)sociais, principalmente, vale xingar “até a mãe”.

Denuncismo – A campanha toma um tom de ‘denuncismo’, com notícias alarmantes de última hora. Cabe ao leitor acreditar ou não nesses fatos.

Valadares Filho – “Gestão se faz com propostas possíveis. É desta forma que trabalharemos: com projetos reais e profissionais competentes”.

Edvaldo Nogueira – “Ao contrário do meu adversário, secretariado ainda não foi discutido com a base aliada”.

Brasil – Jailton Santana diz: Isso é Brasil: Renan Calheiros anunciou ofensiva contra a aposentadoria compulsória no MP e judiciário, e STF já cedeu na operação Métis.

Pistola – Capitão Samuel não sabe se Valadares Filho ou Eduardo Amorim viram sua arma. “Quem vê a pistola é o bandido e é a última coisa que ele vê”.

Bandidos – Capitão Samuel diz que quando Ana Lúcia anda na rua ela encontra alunos, quando ele anda na rua encontra o bandido.

Amigos – Ex-secretário da Casa Civil, Silvio Santos (PT) fala: “É isso! Cada um escolhe seus encontros. Eu, quando ando na rua, encontro pessoas amigas”.

Batistão – Assessor da Energisa comunica que pendências foram renegociadas e que energia do Batistão foi restabelecida.

Leia também