Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

OS DESCAMINHOS DA DISPUTA BAIXA

DIÓGENES BRAYNER – plenario@faxaju.com.br

Edvaldo Nogueira (PCdoB) e Valadares Filho (PSB) tornaram-se adversários somente a partir do início deste ano. Integravam o mesmo bloco de apoio a Jackson Barreto (PMDB) e estiveram juntos em 2008 e 2010. Edvaldo teve o apoio de Valadares a prefeito e este o apoio do primeiro na disputa pela reeleição a deputado.

Os dois não conseguiram entendimento para apoiarem um candidato único que saísse da base aliada a JB. Mesmo quando decidiram seguir caminhos diferentes e se enfrentar na disputa pelo Prefeitura de Aracaju, ambos diziam que estavam no segundo turno. É que avaliavam que o prefeito João Alves Filho (DEM), que disputou a reeleição, ganharia com facilidade no primeiro turno.

Sem o apoio de Jackson, o deputado Valadares Filho aceitou uma composição com o PSC&Cia e fez montou um bloco forte para disputar a Prefeitura. Edvaldo demorou um pouco para consolidar apoio da base aliada. O PT pretendia indicar cabeça de chapa e parte do PMDB queria a candidatura de Zezinho Sobral. No final o consenso pelo nome de Edvaldo.

Alguns incidentes políticos não levaram João Alves a disputar o segundo turno. Deu Valadares Filho e Edvaldo Nogueira, que jamais pensaram estar nesse confronto final.

Mas estão. E hoje são adversários ferrenhos. Enfrentam-se como inimigos eternos e vão à disputa no domingo com alguns rancores. A campanha foi de baixo nível nas redes sociais e até confundiu o leitor sobre educação e caráter.

Nesse domingo estão nas urnas e sairá vencedor quem o povo escolher. Pessoalmente não serão mais os mesmos e um fará tudo para que o outro [caso seja o eleito] não tenha êxito em sua administração. Coisas da política odienta e suja que se faz em um Brasil que perdeu o rumo e a consciência da civilidade nos embates políticos.

DEBATE

O debate realizado ontem deixa um problema para os dois candidatos: as verdades não podem ser desfeitas e as inverdades não serão desmentidas.

Os dois não têm espaço na mídia para isso.

BELIVALDO

O vice-governador Belivaldo Chagas, disse em entrevista, ontem, que o senador Valadares (PSB) decidiu retornar às suas origens.

– Saiu das lutas de esquerda.

DINÂMICA

Belivaldo também disse que não houve qualquer rompimento com os deputados Robson Viana e Silvia Fontes com o Governo do Estado.

Mas lembra que a ‘política é dinâmica’.

NAS MÃOS

A partir de agora está na ponta do dedo de cada eleitor a escolha do novo prefeito para administrar Aracaju. Depois do voto dado, não dá para se arrepender…

… e nem pode reclamar depois do estrago feito.

EMOÇÃO

A maioria dos eleitores vota pela emoção. Por amizade, por parentesco, pelos partidos, mas isso pode ser bom apenas para determinado grupo.

Mas o importante é que seja o melhor para todos.

PEDRINHO

Pedrinho Barreto assumiu vaga na Câmara Municipal de Aracaju, ontem, em solenidade concorrida. Lá se encontrava políticos e amigos do novo vereador.

Pedrinho emocionou-se no discurso ao falar dos seus pais.

CAIXA D’ÁGUA

Na solenidade de posse, ouviu-se um grito da platéia: “Vereador da Caixa D’Àgua”, era o deputado o ex-deputado Zéca da Silva. Todos riram.

Referia-se a um barzinho que os dois frequentam às quartas-feiras na localidade.

A RICARDO

No discurso Pedrinho dirigiu a Ricardo Franco. Disse que tudo que estava “vendo na imprensa ia se concretizar. Seu projeto vai se realizar em 2018”.

O projeto é disputar o Governo em 2018.

A ANDRÉ

Pedrinho também se referiu ao líder do Governo Temer, André Moura. Disse que ele “deveria receber elogios e não críticas pela posição que exerce em Brasília”.

Referia-se à representatividade que André dá ao Estado.

PISTOLA

A pistola exibida de forma involuntária pelo Capitão Samuel está nas redes, também, em formato de esculacho inofensivo.

Postaram que a sua ‘pistola’ bate catolé.

PESQUISAS

O Ibope divulga pesquisa hoje à noite pela TV-Sergipe e o Dataform também concluiu ontem a pesquisa que registrou dias 22 para divulgar no semanário Cinform.

Nenhuma das duas aferiu a influência do debate de ontem.

REGISTRO

O Ibope registrou a pesquisa dia 23 e o Dataform dia 22 e foram concluídas ontem. Como fotografaram o retrato do momento, os resultados devem ser próximos.

Sem esquecer que a Única também fotografou o mesmo cenário.

VIOLÊNCIA

O senador Eduardo Amorim (PSC) disse ontem, em entrevista, que o ‘sergipano não merece viver na situação de violência em que estamos’.

– Sergipe agora é o Estado mais violento do País.

POLÍTICA

Violência em qualquer estado é uma questão política e que não deve ser comemorada porque atinge e governador, mas lamentada porque precisa de ação conjunta.

A sociedade tem que se unir contra a violência, porque ela é a maior vítima.

RESTAURANTE

O prefeito de Socorro, Fabio Henrique (PDT), depois de uma reunião com a empresa que atende o restaurante popular, resolveu mantê-lo aberto.

A manutenção será feita com o restaurante funcionando.

CARMÓPOLIS

O município de Carmópolis terá uma nova eleição municipal, segundo decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e julgamento realizado ontem.

Se acontecer, o candidato a prefeito será o deputado Luis Mitidieri.

POÇO REDONDO

O prefeito de Poço Redondo, Roberto do PT, pede a Deus que chegue o dia 31 de dezembro para passar logo a administração para o sucessor, Júnior Chagas (PRB).

Ontem a Prefeitura de Poço Redondo pagou o mês de outubro aos servidores.

FORNECEDORES

Poço Redondo não conseguirá pagar a fornecedores totalmente e deixará dívidas para o seu sucessor. O prefeito disse que ‘a prioridade é o servidor’.

Ficam dividas com o Deso e com precatórios.

Notas

Família – No último programa, Valadares Filho desmentiu que tinha apoio político do prefeito João Alves Filho e falou que família é a base mais importante para que o ser humano siga no caminho do bem. Aprendi com minha família que o compromisso social e o respeito com as pessoas são as formas ideais de mudar o futuro.

0x0

Déda – Edvaldo Nogueira exibiu pela primeira vez a imagem do ex-governador Marcelo Déda, de quem sempre foi aliado. Eliane Aquino explicou que havia acordo para não exibir imagens de Déda, mas que sentiu, nos abraços dos eleitores, que ‘ele estava presente’. Não pareceu apelativo.

0x0

Cabeça feita – Hoje à noite saem as pesquisas. Provavelmente elas pouco vão adiantar, porque os eleitores já sabem em quem vai votar. A opinião, aliás, também é de um dos candidatos, que concorda a decisão já tomada do eleitorado. A população se manifesta de forma mais real durante as carreatas e caminhadas.

0x0

Violência – Plano Nacional de Segurança Pública focará na redução dos assassinatos e da violência contra a mulher, na modernização do sistema penitenciário e no combate aos tráficos de pessoas, drogas e armas, além do contrabando nas fronteiras. O plano será anunciado após o aval dos governadores.

0x0

De bem – O presidente do Senado, Renan Calheiros, rendeu homenagens à presidente do STF, Cármen Lúcia, após uma troca de farpas entre eles em consequência da Operação Métis da Polícia Federal, que apura denúncia de que a Polícia Legislativa do Senado teria agido para atrapalhar investigações da Operação Lava Jato.

0x0

Bandeira – A bandeira tarifária que será aplicada nas contas de luz no mês de novembro será a amarela, com custo de R$ 1,5 a cada 100 quilowatts-hora consumidos. A medida se deve às condições hidrológicas menos favoráveis, o que determinou o acionamento de usinas termelétricas mais caras.

Conversando

Imprensa – Associação Nacional de Jornais recorre ao STF para que portais sigam a mesma legislação de jornais e revistas.

Edvaldo – “Aracaju me conhece, sabe da minha capacidade. Sabemos das dificuldades, mas vamos trabalhar para deixar nossa cidade melhor.”

Valadares Filho – “Uma gestão q pensa em sua gente, despartidariza suas secretarias e coloca à frente pessoas qualificadas para solucionar seus maiores problemas”.

Tarde demais – Clóvis Silveira diz: “Amanhã pode ser tarde demais, tarde demais para pedir desculpas, tarde demais para tentar, tarde demais para acreditar!”

Rato – Do humorista Mução: Ingressos para o Rock in Rio vão custar até 435 reais. É melhor escutar Pablo na churrascaria Rato Molhado.

Demônio – O advogado João Fontes diz que programas eleitorais tentam mostrar que os políticos “fazem pactos com o demônio”.

Emendas – Belivaldo Chagas diz que Governo de Sergipe encaminhou bloco de emendas de seu interesse, mas conjunto de interesses mudou critério.

Violência – Lucas Rosário diz que a Secretaria de Segurança não camufla dados sobre a violência e salienta esforços do Governo do Estado para combater criminalidade.

Nêumanne – ONU desmente duas vezes defesa triunfante de Lula, que não se desculpou pela mentira. Que vexame!

Leia também