Aracaju, 29 de março de 2024

Edvaldo Nogueira supera todas as pesquisas e vence em Aracaju!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Concluído o 2º turno para prefeito de Aracaju, que resultou na vitória do candidato Edvaldo Nogueira (PCdoB) com 146.271 votos (52,11%) contra 134.435 votos (47,89%) de Valadares Filho (PSB), outro aspecto acabou “roubando a cena” na eleição vitoriosa do candidato do PCdoB: nunca se viu em Sergipe tantos institutos de pesquisa errarem seus prognósticos como desta vez. É bem verdade que o passado no resguarda algumas “pesquisas históricas”, com erros até grosseiros, mas no acumulado, esse ano a quantidade deve ter sido muito maior.

Para se ter uma ideia do disparate, no 1º turno da eleição municipal em Aracaju, que contava com outros candidatos como João Alves Filho (DEM), João Tarantella (PMN), Dr. Emerson Ferreira (REDE), Sônia Meire (PSOL) e Vera Lúcia (PSTU), Edvaldo Nogueira aparecia liderando desde o princípio e apenas o Instituto Dataform acertou em cheio o resultado final de empate técnico com Valadares Filho. O IBOPE, por exemplo, instituto de abrangência nacional, errou feio mais uma vez em Sergipe. Assim como os demais institutos que davam uma vitória folgada do candidato do PCdoB com mais de 10% dos votos.

Se o resultado do 1º turno já foi surpreendente, no segundo turno a realidade não foi muito diferente. Do dia 3 de outubro para cá, todos (eu disse todos) os institutos de pesquisa passaram a apontar a liderança de Valadares Filho, que segundo o próprio Dataform abriu uma margem folgada de quase 20% e que venceria a eleição nesse dia 30. Outros Institutos como o IBOPE, Única e o Maurício de Nassau também confirmavam a vantagem do candidato do PSB. Uns com mais e outros com menos, mas sempre com Valadares Filho a frente da corrida eleitoral.

Na última semana, o Dataform revelou um crescimento de Edvaldo Nogueira nas projeções, mas sinalizou para uma vitória de Valadares Filho por cerca de 14 mil votos. Em seus levantamentos finais, poucos dias antes da eleição, mesmo que por uma vantagem apertada, os outros três institutos também ratificavam a liderança do candidato do PSB. No sábado (29), a pedido da coligação de Valadares Filho, o Poder Judiciário vetou a divulgação da pesquisa Dataform por apresentar “dados inconsistentes”, como fora ventilado ao longo do dia nas redes sociais.

Muitos especulam que o Dataform teria acertado. Como não possui os dados oficiais em mãos, este colunista não vai fazer juízo de valor neste caso específico, mas reforça o que fora dito no início do comentário: as eleições 2016 em Aracaju ficarão marcadas (e um pouco manchadas) pelos erros sucessivos das pesquisas eleitorais. E, mesmo que tenha acertado sobre o resultado final no sábado, o Dataform também errou quando previu, há uma semana, uma vitória de Valadares com cerca de 14 mil votos de frente. No final das contas, ele perdeu por 11,8 mil votos.

Em síntese, nada há de se contestar a vitória de Edvaldo Nogueira. Ele foi eleito pela vontade soberana do povo, pela intenção da maioria dos votos. Até que se prove o contrário, o resultado deve ser digerido, compreendido e aceito. O candidato do PCdoB superou todas as previsões do 2º turno e venceu uma eleição que, nos últimos 20 dias, chegou a ser dada como perdida. Agora é preciso que o eleitorado avalie as pesquisas, que a oposição analise os resultados e que a Justiça Eleitoral se posicione. Um erro ou outro, é até compreensível em determinado levantamento, mas todos os institutos errarem? Pesquisa eleitoral deve ser coisa séria e, está claro, que algo precisa ser revisto.

Veja essa!

Além dos erros sucessivos das pesquisas eleitorais, a eleição em Aracaju esse ano também ficou marcada pelo desinteresse em massa de parte da população. Só nesse segundo turno, no confronto entre Edvaldo e Valadares, 31,76% do eleitorado anulou o voto, votou em branco ou se absteve de ir ao local de votação.

E essa!

Estamos falando, em síntese, que 116.522 eleitores não votaram nem em Valadares Filho e nem em Edvaldo Nogueira, de um universo de 397.228 eleitores em Aracaju. É um percentual bastante considerável que rejeitou as duas propostas para a capital. Serve de reflexão, tanto da situação quanto da oposição.

Representação

Considerando que Valadares Filho teve 134.435 votos, estamos falando de 250.957 aracajuanos não votaram em Edvaldo Nogueira. É certo que em 1º de janeiro de 2017 ele será o novo prefeito da capital, de todos em uma forma geral, mas cerca de 2/3 do eleitorado, até esse domingo, não se sentia representado por ele.

1º turno

Comparando com o resultado do primeiro turno, os votos brancos caíram de 14.015 (4,30%) para 8.563 (2,66%); os votos nulos caíram de 54.062 (16,60%) para 32.706 (10,16%); agora as abstenções apresentaram um crescimento de 71.646 (18,04%) no 1º turno para 75.253 (18,94%) na eleição desse domingo (30).

Méritos

Este colunista também reconhece os méritos do candidato Edvaldo Nogueira que, mesmo diante de um cenário completamente desfavorável, em certo momento do 2º turno, conseguiu sair vitorioso nas urnas.

Jackson Barreto

Apesar de comandar um governo recheado de problemas, Jackson Barreto (PMDB) saiu fortalecido desse 2º turno, do ponto de vista político, pela vitória na Grande Aracaju, com a consolidação na capital. Fora da propaganda do rádio e da tv, atuou forte nos bastidores e foi decisivo para a vitória de seu candidato em Aracaju.

João Alves Filho

Assim como aconteceu quando governador pelo terceiro mandato, o prefeito de Aracaju vai terminar seu mandato atual sob forte rejeição. Há quem aposte em sua aposentadoria, assim como em 2006. Ele não confirma. João sabe que a política muda muito. Mas sua gestão na capital deve ser objeto de muitas reflexões.

Renovação I

O excesso de abstenções, votos nulos e em branco se deve sim ao desgaste atual da classe política em todas as esferas. Há um descrédito generalizado, inclusive da parte de muitos que votaram em um dos dois candidatos. Mas a eleição na capital provou que o eleitorado está saturado do que chamamos de “mais do mesmo”. Começa a despertar na capital um sentimento por renovação na política.

Renovação II

É preciso fazer outras reflexões: em 2012, João Alves ganhou como a expectativa de grandes realizações, de “tocador de obras” e “gestor experiente”, mas a Câmara Municipal já apontou uma grande renovação, com a eleição de “vereadores distritais”. Em 2016 a renovação prosseguiu na CMA, com a aposta em nomes que jamais exerceram um cargo público.

Renovação III

Na Prefeitura, Valadares Filho acompanhou esta tendência da “renovação”, fez a leitura correta, mas pecou na propagação desta ideia e teve um marketing muito eficiente para destruir sua estratégia. Chama atenção a votação no 1º turno de João Tarantella (PMN) com 14.106 votos e Dr. Emerson Ferreira (REDE) com 23.190 votos, superando modelos já conhecidos como de Vera Lúcia (PSTU) e Sônia Meire (PSOL).

Exclusiva!

Foram fortes os rumores de compra de votos neste segundo turno da eleição em Aracaju. Agora, para a surpresa deste colunista, chega a informação de que líderes sindicais estariam financiando campanhas eleitorais. Se a suspeita da compra de votos já é abominável, imagine quando ela parte de quem está representando a classe trabalhadora. Lamentável…

Contrato

No Diário Oficial do Estado, de 26 de agosto, consta o contrato 008/2016 da Secretaria de Estado da Mulher, da Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos, com dispensa de licitação, cujo valor mensal é da ordem de R$ 13,6 mil, pela locação de um imóvel na Rua Dom José Tomaz, 328, no bairro São José, em Aracaju.

Explicação

Seria interessante que a secretária de Estado, Marta Leão, explicasse as razões pela dispensa de licitação desse contrato e o que funciona, atualmente, neste imóvel. A informação é que antes o local sediava um escritório de advogados, que seguem associados, que teria saído de lá.

Acese

Nesta terça-feira (1º), a Associação Comercial e Empresarial de Sergipe – Acese – promove mais uma edição do tradicional Almoço com Negócios da entidade. Desta vez, o tema será “a importância da gestão estratégica e de marketing em tempos de competitividade”, e será ministrado pelo empresário Guilherme Costa, do Home Center Ferreira Costa. O evento acontece a partir do meio dia no Radisson Hotel.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também