Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Aluna do Atheneu é selecionada para o Jovens Embaixadores (Foto Maria Odilia)

____________________________________________________________________011116

Por Ítalo Marcos

Um exemplo de dedicação e superação. Esse é o caso da aluna Raquel Santos Fontes, estudante do 3º ano do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, que foi classificada em primeiro lugar no Programa Jovens Embaixadores, depois de ter disputado com os 281 alunos de todo o Estado que se inscreveram.

Ela chegou a participar da seleção no ano passado, ficando em 4º lugar. Mas apesar disso, não desanimou e tentou novamente agora, conseguindo obter sucesso. Bastante feliz, agora ela irá providenciar toda a documentação e passaporte para tirar o visto e poder fazer um intercâmbio de um mês nos Estados Unidos, em janeiro de 2017.

“Espero crescer muito com essa experiência, não apenas profissionalmente, mas como ser humano, pois lá também irei participar de trabalhos voluntários e workshops. Quero trazer todo o meu aprendizado e minhas vivências para cá”, disse Raquel, que contou com o apoio dos pais, professores, colegas e da equipe da Assessoria Internacional da Seed.

A mãe dela, Josefa Avilina Santos Fontes, comemorou bastante a vitória da filha. “Eu confiava nessa conquista porque ela é uma menina muito esforçada. Desde pequena esse é o sonho dela. Trabalhei muito para pagar o cursinho que ela fez. O mais importante é que agora Raquel conseguiu”, declarou.

Experiências e aprendizado

De acordo com Célia Gil, coordenadora estadual do Jovens Embaixadores, “com essa viagem de intercâmbio, além de Raquel ter uma vivência da cultura americana, ela também irá crescer muito psicologicamente e emocionalmente; vai aprender a se virar sozinha, a se sair de situações difíceis, e tudo isso será enriquecedor para a vida dela daqui para frente”.

A mesma opinião teve a técnica da Assessoria Internacional da Seed, Nádia Cardoso. “Essa é uma experiência que muda a forma de pensar. O aluno percebe que é possível transformar o seu sonho em realidade. Quando ele passa por intercâmbio, muda tudo. Há um senso de coragem, responsabilidade, vontade de crescer, e o amadurecimento intelectual e de cidadania que percebemos nos alunos”, afirmou.

O diretor do Colégio Atheneu, Daniel Lemos, não poupou elogios a sua aluna, lembrando ainda que a unidade de ensino já tem um histórico de alunos vencedores no Programa Jovens Embaixadores.

“Ela irá vivenciar uma outra cultura; vai conhecer outros tipos de pessoas, e vai estar realizando um sonho. Isso é muito importante porque mostra a valorização do ensino que temos no Atheneu, e também a importância do voluntariado, já que ela é voluntária, trabalhando como monitora no Clube de Inglês do Colégio Atheneu”, destacou.

Intercâmbio

O programa é bastante concorrido e recebe candidaturas de todo o Brasil. Os selecionados viajam em janeiro para um programa de três semanas nos Estados Unidos.

Durante a primeira semana, conhecem a capital daquele país e seus principais monumentos, participam de reuniões com organizações dos setores público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam de oficinas sobre liderança e empreendedorismo jovem.

Após a semana em Washington, os participantes são divididos em grupos menores e viajam para diferentes estados nos EUA, onde são recebidos por famílias-anfitriãs, frequentam aulas em escolas locais e interagem com estudantes norte-americanos da mesma idade, participam de atividades de responsabilidade social e cultural nas comunidades e fazem apresentações sobre o Brasil.

Assessoria de Comunicação da SEED

Leia também