Aracaju, 29 de março de 2024

Exposição “Luz: fogo ao átomo” acontece no Sesc em Socorro (Foto assessoria)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
____________________________________________________________-01

O Sesc realiza de 07 a 30 de novembro, na Unidade Socorro, a exposição Luz: do Fogo ao Átomo, uma realização do Departamento Nacional da instituição, que chega a Sergipe, com o objetivo de mostrar os diferentes aspectos da luz como fenômeno da natureza e sua relação com a história, a cultura e a sociedade, além da física, química e astronomia.

Segundo a diretora regional do Sesc, Adely Carneiro, a exposição faz parte do projeto Sesc Ciência voltado ao desenvolvimento de mostras lúdicas, com experimentos científicos interativos que democratizam o acesso ao saber.

“A luz faz parte da nossa existência desde o primeiro momento de vida e é percebida como um fenômeno corriqueiro da experiência humana. Quando observada, no entanto, pela sua importância científica e cultural, a luz nos revela um grande espectro de fenômenos que constituem nossas origens”, disse Aline Pinto, bióloga responsável pela curadoria da exposição em Sergipe.

A abertura acontece dia 07/11, às 09h, no espaço cultural do Sesc Socorro, com a palestra do professor Augusto César Almeida, diretor da Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju – CCTECA, que falará sobre o tema.

A programação segue até o dia 30/11, aberta ao público, com atividades diversificadas. A Unidade Socorro fica à Avenida Perimetral, s/n, Conjunto Marcos Freire II.

Programação:

07/11 (Segunda-Feira) | 08h30 às 11h30

08h00 às 08h30 – Coffee Break

09h00 às 09h30 – Solenidade de Abertura

09h30 às 10h10 – “O que é a Luz para a Ciência? – O ponto de vista da Física, Química e Astronomia”.

Palestrante: Prof. Augusto César S. Almeida – Graduado em Pedagogia; possui Curso Técnico em Química. Atualmente está como Diretor da Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju – CCTECA.

10h10 às 10h50 – “A importância da luz para a vida na terra”.

Palestrante: professora Leuzenilda Pereira da Silva, graduada em Geografia, com Especialização em manejo de água e solo em microbacias hidrográficas, gestão escolar e educação ambiental. Técnica responsável pela condução do processo de construção do Código Ambiental e da reestruturação do Conselho de Meio Ambiente de Nossa Senhora do Socorro/SE. Atualmente diretora do Colégio Estadual Alfredo Montes.

11h00 às 11h30 – Visita a Exposição Luz

Público: Alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Superior e comunidade em geral.

13h30 às 16h30

Atividades:

  • Visita a Exposição
  • Visita à Unidade Móvel da Energisa
  • Stand Unit
  • Galeria CiênciAção

Público: Alunos, professores e toda a comunidade.

De 08 a 30/11 | 08h00 às 11h30 e das 13h30 às 16h30

Atividades:

  • Visitas à Exposição
  • Oficina: A Física em Animações
  • Visita a Unidade Móvel da Energisa (somente no dia 08)
  • Tenda Robótica (De 21 a 25/11)
  • Galeria CiênciAção

Público: Alunos, professores e toda a comunidade.

Por Maria Aparecida Freire Onias

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também