Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

Discurso surrado

O discurso de terra arrasada predomina entre os prefeitos eleitos. Eles se queixam que os antecessores rasparam o tacho e deixaram os cofres abarrotados de dívidas. Em muitos casos a reclamação procede, mas em outros é puro disfarce para não cumprir as promessas de campanha, ganhar tempo para refazer contratos e aboletar os apadrinhados na administração. A cada quatro anos, esse discurso surrado protege os novos prefeitos por pelo menos 100 dias, tempo em que boa parte do eleitorado já esqueceu o que foi prometido no calor da disputa. Eles ainda contam em seu favor com os menos avisados. Estes, além de acreditar na história de caos administrativo, ajudam a propagá-la. Os eleitores conscientes, contudo, não devem aceitar que lhe encham as ventas de folha, e checar a veracidade de cada denúncia antes que lhes comprem como bobos.

JC não fecha

O Jornal da Cidade nega que esteja fechando as portas. A empresa jornalística admite atravessar momento de dificuldade gerado pela crise econômica, porém, jamais discutiu seu fechamento. Na nota em que nega os boatos, o JC informa terem sido adotadas medidas dolorosas como a contenção de gastos e cortes no quadro de pessoal. Também confirma a transferência de sua sede para o Distrito Industrial de Aracaju. É feia a crise!

Busca maioria

E o prefeito eleito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), começa a conversar com os futuros vereadores visando conseguir maioria na Câmara Municipal. No momento, o comunista conta com o apoio de oito dos 24 parlamentares eleitos. São governistas Iran Barbosa (PT), Isac (PCdoB), Bigode do Santa Maria (PMDB), Pastor Alves (PRB), Evando Franca (PSD), Nitinho (PSD), Dr. Gonzaga (PMDB) e Professor Bittencourt (PCdoB).

Bispo reage

Não é verdade que o presidente da Assembleia, deputado Luciano Bispo (PMDB), trabalha com a hipótese de disputar o governo de Sergipe em 2018. O peemedebista diz que tudo não passa de boatos espalhados pelos irmãos Amorim. Segundo ele, caberá ao governador Jackson Barreto (PMDB) comandar o processo sucessório. Por fim, Bispo informa que o partido tem bons nomes para substituir JB e cita o do vice Belivaldo Chagas.

Fora das ruas

Já estão engaiolados os acusados pela morte do empresário e jornalista Igor de Faro Franco. A prisão de Vinicius de Souza Macedo e a internação de um menor de idade ocorreram depois que a Polícia Civil comprovou a necessidade de tirá-los circulação. O crime ocorreu em frente ao bar da vítima, na praia de Atalaia. Segundo a Polícia, o jovem foi fuzilado porque não quis entregar o celular. Lastimável!

Último dia

Os prefeitos sergipanos só têm até hoje para instituir a comissão de transição, composta por membros das atuais e das futuras administrações. Esta exigência do Tribunal de Contas de Sergipe visa garantir a observância dos princípios de responsabilidade e transparência da gestão fiscal. O objetivo do TCE é assegurar que o prefeito eleito possa se inteirar sobre a situação da prefeitura e preparar os atos para a nova gestão. Certíssimo!

Na terrinha

Quem estará hoje em Aracaju é o ministro da Justiça, Alexandre Moraes. Vem inaugurar o Centro de Radiocomunicação Digital de Sergipe e visitar as futuras instalações do Instituto de Análises e Pesquisas Forenses. Pioneiro no Brasil, o Centro de Radiocomunicação permitirá que os órgãos de segurança comuniquem-se digitalmente, reduzindo o tempo-resposta das forças policiais no atendimento de ocorrência. Agora vai!

Mala preta

O vereador eleito de Aracaju, Palhaço Soneca (PPS), recebeu uma oferta de R$ 100 mil para apoiar no 2º turno o prefeiturável Edvaldo Nogueira (PCdoB). A grave denúncia é do senador Antônio Carlos Valadares (PSB), que parece ainda não ter se conformado com a derrota do filho Vavá Júnior (PSB). Estranhável que o próprio vereador não tenha denunciado a visita da “mala preta” e que, só agora, Vavá torne público tão grave denuncia. Isto cheira mais a choro de derrotado. Misericórdia!

Jingle vencedor

Nem todo mundo sabe, mas o compositor sergipano Beto Caju é o autor do jingle da campanha de Marcelo Crivella (PRB), prefeito eleito do Rio de Janeiro. Filho do jornalista e também compositor Teothônio Neto, Beto Caju já escreveu mais de 700 composições gravadas por bandas famosas como Aviões do Forró, Calcinha Preta, Calypso, Garota Safada, Asa de Águia e os cantores Gustavo Lima, Daniel, César Menotti & Fabiano, Pablo e Silvano Sales. Legal!

Noite de autógrafos

“Direito Penal dos Vulneráveis: uma análise crítica da busca do reconhecimento por meio do Direito Penal”. Esse é o título do livro que será lançado nesta segunda-feira pela delegada de Polícia, Daniela Lima Barreto. A festa de lançamento está marcada para as 18h30, na Livraria Escariz, alí no bairro Jardins, em Aracaju. Prestigie!

Recorte de jornal

________________________________________________________________1923

Publicado no jornal Correio de Aracaju, em 24 de outubro de 1923.

Resumo dos jornais

Leia também