Aracaju, 18 de abril de 2024
Search

Governo do estado adere a programa de privatização de saneamento do BNDES

O jornal A Folha de São Paulo, divulga em sua edição desta quinta-feira (10), que o BNDES deu o primeiro passo para o programa de financiamento de projetos de saneamento nos Estados do país.

A Folha diz que o edital foi lançado nesta quarta-feira (9) para que se façam estudos sobre modelos possíveis a serem adotados em substituição a atuação das empresas estatais na prestação de serviço de saneamento, além da ampliação das redes.

A ideia é que a iniciativa privada explore o serviço, por meio da privatização de empresas estatais, concessão do serviço ou PPP (Parceria Público Privada).

As informações passadas pelo BNDES são de que 18 Estados manifestaram interesse no programa de desestatização do serviço de saneamento.

Até o momento, os interessados são Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. De acordo com o banco de fomento, outros Estados poderão aderir ao programa no futuro.

Sergipe – durante as últimas entrevistas concedidas pelo governador Jackson Barreto (PMDB), em nenhum momento ele respondeu aos questionamentos feitos pelos repórteres, sobre a possivel venda da Deso e Banese.

Jackson ao ser questionado, prefere mudar de assunto, porém agora, com a informação passada pelo BNDES, Sergipe vai mesmo privatizar a Deso. Quanto ao Banese, não há nenhuma informação concreta sobre a sua venda.

Leia também