Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

O ‘CACIQUISMO’ EM QUEDA LIVRE

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O próximo ano dará sinais de como se comportarão as lideranças políticas para manter seus blocos em maior unidade. Será um ano de novos prefeitos. Até mesmo os reeleitos desejam ficar mais soltos em relação a um comando que não seja o conduzido por eles próprios. O ‘caciquismo’ perde força porque pretende dar ordens e manter grupos que lhe são eternamente simpáticos.

Esse modelo faliu em razão da transformação que a sociedade exige na ação política.

Não se pode deixar de reconhecer que a chamada Operação Lava Jato é um marco no fim do estilo de fazer a política da boa vizinhança e da gastança. O Brasil encheu-se de ‘Moros’ e parte significante do judiciário o tem como ‘escola’ e segue perseguindo corruptos como jamais se viu ‘na história desse País’, como diria Lula.

Ninguém ainda pode afirmar, sem expor mentiras, que não houve compra de votos em todos os municípios. De todo o país, inclusive Sergipe. Não se tem lá dúvidas que o Caixa 2 funcionou sim senhor. De todos os lados. Mas é certo que muito discreto e com medo. Ainda não se criou vacinas para a corrupção, mas essa “doença” já está rareando em todos os setores dos podres poderes, exatamente pelo que se está vendo com a ação do Lava Jato.

A sociedade ficou mais vigilante. Está de olho nos políticos e enojada de eleições, como se sentiu nas abstenções registradas nos primeiro e segundo turnos das eleições municipais. Avaliando todo esse recuou dos ‘mãos ágeis e leves’, o ano de 2017 será de análise e perspectiva para a escolha dos novos deputados, senadores, governadores e presidente que assumem o País em 2019, vencedores do pleito de 2018.

A tendência é que políticos jovens e independentes surjam, sem os ranços dos caciques, viciados na formação de oligarquias que os eternizam no Poder.

TRANSIÇÃO

Dois nomes já certos para integrar a comissão de transição do prefeito eleito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB): secretário Jefferson Passos.

O outro é Zezinho Sobral.

FUNCIONA

Já está certo o local onde funcionará a comissão de transição. Será no prédio de escola de treinamento situada à rua de Maruim, centro.

Segunda-feira pode acontecer o anuncio.

ANIMADO

O governador Jackson Barreto está animado com a possibilidade de receber os juros da repatriação do dinheiro depositado no exterior

Sergipe pode receber mais R$ 154 milhões.

PARECER

A ministra Rosa Weber, do STF, já deu parecer favorável ao recebimento dos juros a três Estados e determinou o bloqueio para os demais que reivindicam o mesmo direito.

Caso receba, o Estado dá uma boa equilibrada.

ORGULHA

Para o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, a luta travada por Valadares Filho em Aracaju, orgulhou a todos que fazem o partido.

Siqueira elogiou o bom desempenho que o PSB teve em todo o Estado.

AUMENTO

A vereadora Lucimara Passos (PCdoB) diz que aumento dos salários dos vereadores pode ser revogado. E acha que o povo não deve aceitar isso.

Em tempo: Lucimara não foi reeleita.

TEM RAZÃO

Mas Lucimara está correta em defender a queda do aumento salarial dos vereadores, assim como de todos os demais seguimentos que ganham altos salários.

O assalariado quer que os excessos sejam cortados.

ABSURDO

A classe trabalhadora deve inicia mobilização para que haja redução dos salários daqueles que ganham acima de R$ 34 mil  mensais.

É um absurdo uma minoria ter salários e aposentadorias tão altas.

ESCALÃO

Esses beneficiários de grandes salários são servidores dos três poderes – Judiciário,  Executivo e Legislativo – e arrogam direitos adquiridos com penduricalhos.

O Governo tem que atuar contra os altos salários e não punir o assalariado.

EMENDA

Vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB) lembra que emenda destinada à Codevasf é para ser distribuída nacionalmente e não à superintendência em Sergipe.

Percebe-se uma estranha paixão da bancada federal pela Codevasf.

DE PAZ

O senador Valadares (PSB) faz elogios à postura do deputado Fábio Reis, que, mesmo da base aliada a Jackson Barreto, tem buscado o diálogo.

Valadares aceita hastear a bandeira branca, mas mantém a ‘faca entre os dentes’.

PICUINHAS

Deputado federal Fábio Reis (PMDB) vai continuar o seu trabalho para unir a bancada em torno das necessidades de Sergipe, neste momento de dificuldade.

Acha que é bom deixar ‘as picuinhas’ para as eleições de 2018.

DIVERGÊNCIAS

Fábio diz que entende e respeita as divergências da bancada, mas vai conversar com todos os deputados e senadores para que se chegue a um consenso em favor do Estado.

– Até João Daniel (PT) poderia se somar, disse.

NA PLACA

O quê Eduardo Amorim quer? por seu nome na placa de inauguração do Hospital do Câncer. O quê Jackson não quer? Pôr o nome de Eduardo Amorim na placa.

E daí? Daí o povo ‘ó’.

VAI MAL

Um deputado da oposição em Sergipe revelou que todos os colegas do bloco estão chateados com o tratamento dos líderes em Brasília em relação a eles.

Continuam sendo tratados como se não fossem aliados do Governo Federal.

PARA ELES

Segundo o mesmo parlamentar, a cúpula do bloco na Câmara e Senado terá muita dificuldade em manter a bancada unida na Assembleia Legislativa.

Razão: ‘querem tudo só para eles, amigos e parentes’.

SENSAÇÃO

Em desabafo, o deputado estadual admite que a sensação que fica é se o grupo chegar ao Governo em 2018, o quadro permanece o mesmo.

– E assim não vai dar, disse.

BLOQUEIO

A Justiça bloqueou as contas da Prefeitura de Cristinápolis e o prefeito não pode pagar o transporte escolar e nem de doentes que precisam de assistência em outras cidades.

O prefeito do município se sente penalizado.

Notas

Indireta – Depois de uma semana de discussões, o PT ratificou ontem, em São Paulo, a suspensão de seu processo de eleição direta (PED) para escolher o presidente nacional do partido. O congresso da legenda, em que delegados votarão para definir o novo comando, acontecerá nos dias 7, 8 e 9 de abril do próximo ano.

0x0

Prefeitos – Michel Temer postou vídeo no Twitter ressaltando que parte do dinheiro arrecadado com a chamada repatriação irá para as prefeituras. Dirigindo-se aos prefeitos, Temer pediu que eles entrassem em contato com o governo federal para descobrir o valor que cada prefeitura terá direito até o fim do ano.

0x0

Alheio – Temer mostrou-se alheio à situação dos municípios e disse que “a repatriação de capitais para o Brasil, o governo federal estará entregando a você, prefeito, verba que praticamente vai cobrir as suas despesas de final de ano. Isso para todos os prefeitos sem nenhuma exceção”. Vai melhorar, mas dará para pouca coisa.

0x0

Bolsa – MPF recomenda a 4.703 prefeituras que realizem visitas domiciliares a mais de 870 mil beneficiários do Bolsa Família. Há suspeita que haja benefícios em nome de pessoas mortas, servidores públicos, empresários e doadores de campanha com indicativos de renda incompatíveis com perfil de pobreza ou extrema pobreza.

0x0

Multas – A ministra do STF Rosa Weber determinou ontem que o governo federal pague em juízo aos estados do Piauí e de Pernambuco o valor arrecadado com as multas cobradas de contribuintes com a Lei da Repatriação, que promoveu a regularização de ativos do exterior não declarados à Receita Federal.

0x0

Bode na sala – Segundo relata o Blog do Kennedy, na estratégia para aprovar a reforma da Previdência, o presidente da República, Michel Temer, está sendo aconselhado a colocar o “bode na sala”. Ou seja, enviar um texto com pontos mais duros a fim de que sejam negociados com os parlamentares.

Conversando

Marcio – O tesoureiro nacional do PT, Marcio Macedo, sentou-se ao lado do presidente Lula na reunião do Diretório Nacional do partido.

Salários – Capitão Samuel diz que o maior salário Público do Brasil não deveria ser superior a 30 salários mínimos, incluindo os penduricalhos.

Armas – Durante audiência pública realizada ontem na Assembleia, Audiência revelou que quase 800 armas são entregues voluntariamente em Sergipe.

Imprensa – A imprensa deverá ter responsabilidade com as informações que divulga, gerou dano tem que ser reparado imediatamente, diz Capitão Samuel.

Ética – Clovis Silveira acha que a falta de ética na política é nosso real perigo. O Brasil é uma vasta rede de corrupção liderada por políticos e empresários corruptos!

Conversa – Valadares Filho (PSB) esteve com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, na sede nacional do partido, em Brasília.

Forças – Vice-governador Belivaldo Chagas não acharia ruim  vinda da Força Nacional e lembra importância das ações integradas das Forças de Segurança.

Salários – Secretário Sales Neto, confirma que recurso para pagamento de salário já foi repassado, mas casos isolados estão sendo analisados junto ao Banese.

Espalhar – Aragão do Bugio quer a lista dos vereadores que aprovaram seus próprios salários para espalhar junto à comunidade pobre.

Leia também