Aracaju, 29 de março de 2024

SINTRASE EMITE NOTA DE REPÚDIO POR ATRASO DE SALÁRIOS E 13º

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
_______________________________________________________________e_020616

O Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos do Estado de Sergipe – SINTRASE – torna público seu repúdio ao Governo do Estado de Sergipe pelos constantes atrasos da folha e ao pagamento via empréstimo bancário do 13º dos servidores. É inaceitável que esta situação tenha se tornado habitual.

Lamentamos que não haja previsão em lei que determine data específica para que o Estado pague o vencimento dos servidores e que o Estatuto do Servidor também não apresente nenhum prazo. Como entidade representativa dos trabalhadores, defendemos que o salário deva ser creditado tão logo o mês trabalhado se encerre, reforçando o posicionamento do Tribunal de Justiça de Sergipe (para outras categorias do serviço público estadual) de que o salário é verba alimentar e garantidor da subsistência dos servidores e que o seu atraso/parcelamento atenta contra o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana. Sendo assim, o Estado não pode alegar problemas financeiros para justificar o atraso e parcelamento dos salários, fato que vem sendo realizado de forma constante.

Também somos contra o encaminhamento do Projeto de Lei para a retirada dos empréstimos para antecipar o 13º, que transfere a responsabilidade do governo ao servidor e que foi aprovado pela Assembleia Legislativa sem nenhum diálogo prévio com as categorias e entidades.

Por isso, o SINTRASE informa que ingressou na justiça com o pedido do pagamento do 13º salário até sua data legal (20 de dezembro), determinando, para caso de descumprimento efetivo da decisão, o bloqueio das verbas públicas. O processo pode ser acompanhado através do nº 201611201374.

O sindicato destaca em seu pedido que qualquer alegação de insuficiência de recursos por parte do Estado deva ser desconsiderada, pois há inúmeras contestações por parte do Ministério Público Estadual e demais entidades sindicais, como o SINTRASE, sobre os gastos exacerbados com pessoal (que teve pleito de tutela deferido parcialmente no Processo nº 201511800705).

Sintrase

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também